Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Da literacia científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma educação CTSPublication . Costa, António Manuel Almeida da; Loureiro, Manuel Joaquim da Silva; Ferreira, Maria Eduarda Revés Roque CunhaCompreender o papel que a Ciência e a Tecnologia (C&T) desempenham na acomodação do modelo de Sociedade atual, significa indissociar estes três campos nas intencionalidades da Educação em Ciências. Perante as transformações sociais atuais e suas problemáticas, as aprendizagens a desenvolver deverão estar focadas na educação para a cidadania. Como tal, a estruturação do constructo Literacia Científica deve atender aos desafios sociais, culturais e económicos que os cidadãos enfrentam. Neste quadro, a construção de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de capacidades de pensamento e de atitudes, organizados tendo em conta a grelha conceptual que define Literacia Científica, tem-se revelado central no Ensino das Ciências (EdCs) a partir da perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), onde os docentes do 1.ºCiclo do Ensino Básico (1.º CEB), alvo deste estudo nesta investigação, desempenham um papel essencial. Neste contexto, esta investigação tem como objetivos aferir qual a grelha conceptual que permite enquadrar a Literacia Científica, na primeira década do século XXI, e verificar o grau o envolvimento do docente do 1ºCEB, enquanto ator social e cultural, pelos temas de C&T. Para dar resposta a estes objetivos específicos foram conduzidos dois estudos: Revisão Sistemática da Literatura sobre o constructo Literacia Científica, e um Estudo Exploratório sobre os conhecimentos e atitudes dos docentes do 1.º CEB pelos temas de C&T. Os resultados obtidos indicam que, na primeira década do século XXI, a Literacia Científica define-se como constructo de natureza deítica, que molda o seu conteúdo ao contexto social, político, cultural e científico na Sociedade onde se insere. Conclui-se, desta forma, que um cidadão cientificamente literado tem de incorporar esta natureza, reconhecendo a génese cumulativa, provisória e cética da Ciência, as limitações do inquérito científico, a necessidade de existirem evidências suficientes e conhecimento consolidado para apoiar ou rejeitar reivindicações, o impacto da C&T no ambiente político, social e económico e ainda a influência da Sociedade na C&T. Os resultados do Estudo Exploratório evidenciam um grupo de docentes com interesse moderado por questões de C&T, revelando maior interesse pelos Problemas Ambientais. A proeminência deste assunto sugere resultar da importância que a comunicação social, têm dado ao tema, mas também as políticas educativas. Estes intervenientes revelaram um grau de envolvimento muito aquém do que seria desejado, resumindo-se, quase na totalidade, a assistir a debates e encontros sobre Problemas Ambientais. A conjugação destes resultados revela a necessidade de formação dos docentes do 1.º CEB, que possibilite a ancoragem de uma identidade tecnocientífica aos saberes disciplinares e didáticos, oferecendo aprofundamento do conhecimento e orientação para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente no quadro do referencial CTS.