Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Untitled

Authors

Publications

Introdução
Publication . Correia, João Carlos; Jerónimo, Pedro
A pesquisa em torno dos media de proximidade, sejam eles de âmbito regional, local, hiperlocal ou até comunitário, tem suscitado um interesse crescente nos anos mais recentes, por parte da comunidade académica.
O Pulsar da Proximidade nos media e no jornalismo
Publication . Jerónimo, Pedro; Correia, João Carlos
A pesquisa em torno dos media de proximidade, sejam eles de âmbito regional, local, hiperlocal ou até comunitário, tem suscitado um interesse crescente nos anos mais recentes, por parte da comunidade académica. Após um período de discursos em torno da globalização, potenciados pelo desenvolvimento tecnológico, mas sobretudo pelo aparecimento da Internet, a tendência agora parecer ser a de apelar a um retorno ao local. Na essência deste retorno está o reconhecimento da importância de (re)visitar territórios e comunidades e (re)descobrir identidades. Para tal é preciso parar, olhar e voltar a olhar, dialogar, conhecer. E ler. Este livro, que reúne alguns dos trabalhos apresentados na Local Media Fal{l} School (19-21 setembro de 2019, UBI) é um singelo contributo nesse sentido.
Fake news: emotion, belief and reason in selective sharing in contexts of proximity
Publication . Correia, João Carlos; Jerónimo, Pedro; Gradim, Anabela
This text addresses the phenomenon of so-called fake news in the new media ecosystem, namely in contexts of increasing influence of populist discourse and action, such as Brazil, the UK, the USA, Italy, among others. It does so by way of some characteristics already implicit in the limited effects theory: a) fake news involves, in a specific way, the participation of its receivers in disseminating and sharing it; b) producers/consumers (prosumers) are involved in contexts of proximity that facilitate selective exposure, perception, and memorization; c) these phenomena are joined by another (selective sharing): the stakeholders share ideas they agree with more intensely. Information bubbles reinforce existing beliefs and predispositions; d) the phenomenon is increased in contexts of proximity, be it geographical proximity provided by regional media or thematic and ideological proximity shared in online groups. Despite this, there is a difference between contexts of proximity in traditional communities and mechanisms of propaganda that have a significant level of organization and ideological polarization. Este texto aborda o fenômeno das chamadas fake news no novo ecossistema midiático, nomeadamente em contextos de aumento da influência do discurso e das ações populistas, como Brasil, Reino Unido, EUA, Itália entre outros, através de algumas características, já implícitas na teoria dos efeitos limitados: a) as fake news implicam, de um modo especial, a participação dos seus receptores na sua divulgação e dispersão; b) os produtores/consumidores (prosumers) estão envolvidos em contextos de proximidade que facilitam a exposição, percepção, memorização seletivas; c) a estes fenômenos acrescenta-se outro (partilha seletiva): os stakeholders compartilham com mais intensidade as ideias com que estão de acordo. As bolhas de informação reforçam crenças e predisposições já existentes; d) o fenômeno agrava-se em contextos de proximidade, seja esta a proximidade geográfica e temática proporcionada nos media regionais, seja a proximidade temática e ideológica partilhadas nos grupos online. Apesar disso, há uma diferença liminar entre os contextos de proximidade em comunidades tradicionais e os mecanismos de propaganda com forte índice de organização e mobilização ideológica. Este texto aborda el fenómeno de las llamadas fake news en el nuevo ecosistema mediático, a saber, en contextos de creciente influencia del discurso y la acción populistas como Brasil, EE.UU., U.K., Italia, entre otros, mediante algunas características implícitas en la teoria de los efectos limitados: a) las fake news implican, de modo especial, la participación de sus receptores en su divulgación y dispersión; b) los productores / consumidores (prosumers) participan en contextos de proximidad que facilitan la exposición, la percepción y la memorización selectiva; c) a estos fenómenos se añade otro (compartición selectiva): los stakeholders, quienes comparten con más intensidad las ideas con que están de acuerdo. Las burbujas de información refuerzan creencias y predisposiciones ya existentes; d) el fenómeno se agrava en contextos de proximidad, es decir, la proximidad geográfica y temática proporcionada en los medios regionales, sea la proximidad temática y ideológica compartida en los grupos online. Apesar de ello, hay una diferencia entre los contextos de proximidad en comunidades tradicionales y los mecanismos de propaganda con fuerte índice de organización y movilización ideológica.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

9471 - RIDTI

Funding Award Number

PTDC/COM-JOR/31277/2017

ID