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O CAPITAL INTELECTUAL E A GESTÃO RELACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE IMPACTO, DESEMPENHO E SUSTENTABILIDADE
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Ensaios sobre Capital Intelectual das Instituições de Ensino Superior: Taxonomia, Mensuração e Impactos
Publication . Pedro, Eugénia Maria Gonçalves de Matos; Alves, Helena Maria Baptista; Leitão, João Carlos Correia
Os ativos intangíveis são tidos como elementos essenciais para a criação de valor das
instituições de ensino superior (IES), pois estas são consideradas como centros de
conhecimento, tendo sido reconhecidas como atores críticos dos sistemas nacionais de inovação
para o cumprimento da Estratégia de Lisboa. O capital intelectual das IES (CIIES) é, por isso,
uma pedra angular para a criação de valor e a obtenção de uma vantagem competitiva
contribuindo também para o reforço da performance das próprias IES e da qualidade de vida
(QV) de todos os seus stakeholders. É importante que as IES identifiquem, mensurem, façam a
gestão e prestem contas sobre o seu CI, pois este é também um fator-chave para gerar valor
não só para a organização, como também para a região onde está inserida.
Contudo, verifica-se que existe uma lacuna relativamente a estudos que integrem ao mesmo
tempo o impacto do CIIES na performance da própria instituição e na QV dos seus stakeholders;
e na performance da região de influência e na QV das suas populações. Assim, a presente tese
prossegue os seguintes objetivos genéricos: (i) realizar uma revisão sistemática da literatura
tendente à apresentação do estado da arte sobre CI; (ii) elaborar uma proposta de
operacionalização inovadora de mensuração do CI nas IES; (iii) identificar quais e que tipo de
influências tem o CI das IES portuguesas na performance e na QV de stakeholders internos
destas instituições; e (iv) analisar os efeitos associados entre o CI e a performance, ao nível do
crescimento económico, do desenvolvimento e da QV da região de influência, providenciando
implicações de política e de gestão estratégica e operacional para as IES e respetivas regiões
de influência.
Esta tese, desenvolvida em contexto de IES portuguesas, discute e define um método prospetivo
multidimensional de mensuração do CI e analisa os efeitos associados, tanto para a performance
e QV de estudantes e docentes/investigadores da própria instituição, como para a performance
e QV das populações da região de influência, através de dois estudos quantitativos com
metodologias diferentes. As influências e os efeitos referidos foram consolidados em três
modelos e testados empiricamente através da técnica de modelação com equações estruturais
e através de uma regressão logística multinomial, tendo como base uma amostra com dados
primários, recolhidos através de inquérito por questionário, de 1325 indivíduos, oriundos de
sete IES públicas, situadas em sete regiões diferentes de Portugal; e uma amostra com dados
secundários, recolhidos nas bases de dados do INE - Instituito Nacional de Estatística, PORDATABase
de Dados de Portugal Contemporâneo, e da Sales Index - Grupo Marktest, para os valores
referentes às regiões.
Os dados permitiram suportar todas as hipóteses formuladas para os modelos analisados com
equações estruturais, dando conta da existência de efeitos diretos positivos e significativos entre o CIIES e a performance da própria instituição e entre o CIEES e a QV dos stakeholders.
Os resultados também permitiram confirmar a validade conceptual dos modelos logit
multinomial, no sentido de avaliar a influência que o capital humano, o capital estrutural e o
capital relacional das IES têm no crescimento económico, no desenvolvimento regional e na QV
da região de influência, evidenciando que as três dimensões de performance regional são em
grande parte influenciadas pelo capital humano e pelo capital estrutural. Além disso, os
resultados também revelam que o capital humano é o fator mais importante e mais influente.
Contudo, relativamente ao capital relacional não se encontraram evidências significativas da
sua influência em nenhuma das dimensões de performance regional estudada.
A partir destes resultados discutiram-se as implicações para as políticas públicas e para a gestão
estratégica e operacional das IES e respetivas regiões de influência.
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
FARH
Funding Award Number
SFRH/BD/107927/2015