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Advisor(s)
Abstract(s)
Com a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, cada vez
mais em tenra idade, usar estas como meio educacional torna-se perfeitamente justificável. Os
alunos do ensino básico têm cada vez mais acesso a estas tecnologias, embora a sua utilização
seja, na sua esmagadora maioria, para fins lúdicos. Por isso surge a questão: “É possível utilizálas
também para fins didáticos, por exemplo na aprendizagem das operações matemáticas?”.
Neste âmbito concebeu-se um jogo para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas
básicas, adição, subtração, divisão e multiplicação destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino
básico. Este pretende ser um jogo que os alunos tenham prazer de jogar e, por isso, seja capaz
de contribuir para a aprendizagem da matéria em causa, contrariamente a muitos jogos/aplicações
que se podem encontrar, por exemplo, na Google Play Store, os quais fazem com que os
conteúdos a leccionar se sobreponham ao jogo levando à quebra do estado de concentração no
jogo (i.e. game flow). O jogo concebido é um runner onde o jogador controla um pássaro e tem de
se desviar de “inimigos” e apanhar itens para progredir no jogo. Foram já efetuados alguns testes
de usabilidade preliminares com o jogo junto do público alvo, estando agora a ser avaliada a sua
eficácia no ensino das operações matemáticas, em meio educacional.
Description
Keywords
Jogo Gamificação Operações matemáticas Tecnologias no ensino primário