Publication
Aspectos sociológicos, técnicos e de design da moda tecnológica
dc.contributor.advisor | Miguel, Rui Alberto Lopes | |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernando Moreira da | |
dc.contributor.author | Barata, Madalena de Almeida Cabral | |
dc.date.accessioned | 2014-04-01T15:36:15Z | |
dc.date.available | 2014-04-01T15:36:15Z | |
dc.date.issued | 2009-09 | |
dc.description.abstract | A dissertação de mestrado apresentada intitula-se “Aspectos sociológicos, técnicos e de Design da Moda Tecnológica”. Inicia-se com um enquadramento filosófico e sociológico para que se percebam as respectivas correntes que marcaram o século XX, onde as tendências da globalização e do mundo excessivamente informatizado, marcam os pensamentos de filósofos e investigadores de renome. De seguida serão abordados os grandes avanços tecnológicos, desde a ciência dos materiais até à incorporação da tecnologia na Moda. Desde uma notável evolução da electrónica, passando pela sua miniaturização em fases posteriores, percebendo-se o porquê e quais os elementos que contribuíram para tais ocorrências. Ainda neste capítulo alude-se às redes wireless, à indústria das telecomunicações e à descoberta da Nanotecnologia, porque sem elas a incorporação da electrónica no vestuário não seria possível. No capítulo seguinte, a dedicação é direccionada ao capítulo do Design, de forma a que nos apercebamos e encaremos o Design de Moda Tecnológica como facilitador da vida das pessoas, bem como da melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores. Sempre com a ideia base de que a Moda Tecnológica é um projecto multidisciplinar, resultante da intersecção do conhecimento de especialistas de diversas áreas. Por fim, no último capítulo, desenrolar-se-á toda a informação prévia, mediante a interligação e cruzamento de diferentes temáticas presentes em capítulos anteriores. Aqui percebe-se a origem da Moda Tecnológica, que nasceu devido ao lançamento do satélite Sputnik, do aparecimento dos tecidos sintéticos (o poliéster, o PVC) e da primeira viagem do Homem à Lua. Portanto, este capítulo será discutido à luz dos anteriores, de forma a concluirmos que foi nesta época que surgiram as condições necessárias que geraram as grandes transformações na nossa sociedade. Esta dissertação retrata assim a origem da Moda Tecnológica, acompanhando o seu percurso, que tem origem no período pós IIª Guerra, passando pela ciência dos materiais, experiências efectuadas por alguns Designers à luz de correntes filosóficas e sociológicas, de forma a melhor compreendermos os desejos e necessidades dos consumidores. | por |
dc.description.abstract | The presented thesis is named “Sociological beddings, technician and of Design of the Technological Fashion”. It is initiated with a philosophical and sociological framing in form to understand the respective chains that had marked 20th century, where the trends of the globalization and the world excessively informatized, mark the thoughts of philosophers and investigators of reputation. Next followed, the great technological advances will be boarded, since the science of the materials until the incorporation of the technology in fashion. Since a notable evolution of the electronic, passing for its miniaturization in posterior phases, perceiving the reason and which the elements that had contributed for such occurrences. Still in this chapter it is alluded the wireless nets, the industry of the telecommunications and the discovery of the nanotechnology, because without them the incorporation of the electronic in clothes would not be possible. In the following chapter, the devotion is straight to the chapter of the Design, in form to us understand and let us face the Design de Technological Moda as a “helper” of the life of the people, as well as an improvement of the quality of life of its users. Always with the base idea that the Technological Fashion is a multidiscipline project, resultant of the intersection of the knowledge of specialists of diverse areas. Finally, in the last chapter, all will be uncurled the previous information, by means of the different interconnection and crossing of thematic gifts in previous chapters. Here it is perceived origin of the Technological Fashion that was born due to the launching of the Sputnik satellite, the appearance of synthetic fabrics and the first trip of the Man to the Moon. This chapter will be argued to the light of the previous ones, in form to conclude that it was at this time that had appeared the necessary conditions that had generated the great transformations in our society. This thesis portraits thus the origin of the Technological Fashion, following its passage, that has origin in the period After II World War, passing for the science of the materials, experiences made by some Designers to the philosophical and sociological chain light, in way to best understand the desires and necessities of the consumers. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1670 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
dc.subject | Design de moda | por |
dc.subject | Moda tecnológica - Design | por |
dc.subject | Moda tecnológica - Aspectos socio-culturais | por |
dc.subject | Vestuário tecnológico - Design | por |
dc.subject | Têxteis inteligentes | por |
dc.title | Aspectos sociológicos, técnicos e de design da moda tecnológica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |