Repository logo
 
Publication

Arquitectura e cinema, Jacques Tati e Le Corbusier, diálogos sobre o modernismo

dc.contributor.advisorLopes, Frederico Nuno Vicente
dc.contributor.advisorGomes, José Justino de Matos Barros
dc.contributor.authorGarcia, Andreia Sofia Oliveira
dc.date.accessioned2014-09-01T09:21:05Z
dc.date.available2014-09-01T09:21:05Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.description.abstractPara nós arquitectos o cinema poderá ser um terreno de provas naturais onde é possível estudar enfoques alternativos da nossa disciplina. Do mesmo modo, os cineastas têm trabalhado a percepção de questões espaciais, desenvolvendo em alguns casos conceitos tão complexos como os que encontramos na obra de muitos arquitectos. Sem dúvida que estamos perante um meio em que a imagem em movimento e o espaço físico estão a um passo de distância do ecrã, que actua como mediador entre o espaço representado e o habitado pelo espectador. Daí que, neste trabalho, analisamos a arquitectura e o cinema porque ambos têm como preocupação a organização do espaço. Os filmes de Jacques Tati, que constam como estudo de caso procuram explorar, precisamente, as questões espaciais e através delas, estudar as relações entre o cinema e a arquitectura. Outras poderiam ser as escolhas, certamente. Porém, os filmes seleccionados são representativos porque neles ficam bem patentes formas de ver a arquitectura que o cinema propõe. Para abordar o ponto de vista do lado da arquitectura escolhemos Le Corbusier, pai exímio da arquitecta moderna e que pisou também algum terreno na cinematografia.por
dc.description.abstractFor us, architects, the cinema could be a land of natural tests, where it’s possible to study alternative approaches to ourdiscipline.In a similar way, the cinema directors have worked the perception of space questions, developing in some cases suchcomplex concepts, likethe ones we find in the work of many architects.No doubt we are in facing of onewaythe means where moving images and the realspace are at one step from the screen, wishacts as an interface between the action and the spectator.Therefore in this work we analyze the architecture and the cinema because both concern the organization of the space. The movies of Jacques Tati that we use as a case study, try to explore precisely, the special relations between the cinema and the architecture. Other choices could have been considered, however, the most important are not the movies, but the different ways architecture is presented in by the cinema.Forthe architecture point ofview, we chose Le Corbusier,thefather of modern architecture who also walks throw the cinematography land.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2181
dc.language.isoporpor
dc.titleArquitectura e cinema, Jacques Tati e Le Corbusier, diálogos sobre o modernismopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineArquiteturapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Arquitecturapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Andreia Garcia.pdf
Size:
4.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: