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Otimização de betões auto-compactáveis para diferentes restrições ao escoamento

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O presente artigo descreve um estudo experimental que teve como objetivo otimizar a metodologia para composição de betões auto-compactáveis proposta por Nepomuceno et al., tendo em vista a sua aplicação a elementos de betão armado com restrições conhecidas, em termos do espaçamento livre entre varões. O programa experimental incluiu a adequação do ensaio da caixa L, introduzindo diferentes níveis de restrições, R1 (34 mm), R2 (64 mm), R3 (94 mm) e R4 (sem restrições). Foram produzidos quatro betões auto-compactáveis com diferentes volumes de agregados grossos, mas com a mesma resistência média à compressão (55±2 MPa) e as mesmas propriedades de escoamento, avaliadas pelo ensaio de espalhamento e de fluidez no funil V. Cada uma das quatro misturas foi submetida ao ensaio da caixa L para as quatro restrições diferentes. A partir dos resultados obtidos desenvolveu-se um modelo de cálculo que permite quantificar a dosagem máxima de agregados grossos que é possível incorporar face a restrições identificadas nas peças a betonar em termos de espaçamento livre entre varões. Os resultados mostraram que para estruturas com taxas de armaduras menos exigentes é possível aumentar o volume de agregados grossos da mistura e continuar a verificar o critério de auto-compactabilidade no ensaio da caixa L para a restrição correspondente, com H2/H1 igual ou superior a 0,80.

Description

Keywords

Betão auto-compactável Metodologia Otimização

Citation

M.C.S. Nepomuceno, L.A. Pereira-de-Oliveira, R.M.C. Franco, Otimização de betões auto-compactáveis para diferentes restrições ao escoamento, 3º Congresso Iberoamericano sobre Betão Auto-compactável: Avanços e oportunidades (HAC2012), Madrid, Espanha, Dez. 2012, p.45-54.

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