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Escape Room em VR: Sala de fuga com Assistente Virtual

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Abstract(s)

A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que tem tido um grande crescimento nos últimos anos devido ao aparecimento de óculos de RV mais acessíveis ao público. A RV é uma tecnologia que permite criar simulações imersivas num mundo virtual, e por isso é utilizada em muitas áreas, da indústria à medicina e aos videojogos. Uma sala de fuga (ou Escape Room) é um jogo interativo e imersivo em que um grupo de participantes é fechado numa sala temática e tem um tempo limitado para escapar. Para isso, os jogadores devem resolver puzzles, encontrar pistas e completar tarefas que exigem raciocínio lógico, trabalho em equipa e criatividade. Este relatório detalha o desenvolvimento de uma aplicação de RV que simula uma Escape Room Virtual (i.e., uma sala de fuga virtual), onde o jogador tem de resolver puzzles para poder escapar. À semelhança das salas de fuga físicas, foi criada uma assitente virtual que pode dar dicas ao jogador para o auxiliar a resolver os puzzles. Esta assistente virtual é baseada em inteligência artificial (IA) recorrendo ao plugin Convai, e o jogador pode falar com ela para obter dicas. Para a resolução dos puzzles, o jogador tem o poder de manipulação do tempo, podendo parar, avançar ou recuar o tempo em objetos específicos, para permitir a resolução dos puzzles. Os puzzles são criativos incentivando o raciocinio lógico e/ou obrigando o jogador a recorrer ao poder de manipulação do tempo. Neste projeto pretendeu-se juntar a RV com a IA e conceitos de videojogos, como é o caso do uso de poderes pelo jogador, permitindo que a temática das salas possa estar associada a um poder do jogador.
Virtual Reality (VR) has experienced significant growth in recent years, largely driven by the increasing accessibility of VR glasses to the public. VR is a technology that enables the creation of immersive simulations in a virtual world, and is therefore utilized in various fields, including industry, medicine, and video games. An escape room is an interactive and engaging game in which a group of participants is locked in a themed room and has a limited amount of time to escape. To do this, players must solve puzzles, find clues, and complete tasks that require logical reasoning, teamwork, and creativity. This report outlines the development of a VR application that simulates a virtual escape room, where players must solve puzzles to escape. Similar to physical escape rooms, a virtual assistant has been implemented to provide hints and assist players in solving the challenges. Powered by artificial intelligence (AI) and integrated through the Convai plugin, the assistant allows players to interact with it through voice to receive helpful tips. To solve the puzzles, the player has the ability to manipulate time —stopping, advancing, or rewinding it on specific objects— to enable puzzle completion. The puzzles are creatively designed to encourage logical reasoning and often require the player to strategically use time manipulation to find solutions. The goal of this project was to combine VR with AI and video game ideas, like giving players powers that can be linked to the rooms’ themes.

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Keywords

Assistente Virtual Convai Inteligência Artificial Realidade Virtual Sala de Fuga Unity

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