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Authors
Abstract(s)
The implementation of the Operational Safety Management System in the aeronautical
industry has been over the years a topic of extreme importance since its application
aims to promote the operational safety of all stakeholders in a company and better
management of human and material resources.
In this context, it is important that each company is responsible for assessing the Safety
Management System implemented, reviewing its effectiveness in the various
departments, and verifying if the principles of ICAO (International Civil Aviation
Organisation) are met. It was proven that an efficient Safety Management System
reverts to a better system of risk identification, occurrence reporting, promotion of
safety culture among employees, and creation of barriers to mitigate unwanted risks.
This dissertation consisted in the feasibility study to improve the Safety Management
System process of an aeronautical company, PHS Aviation, in the activities performed
in the scope of airworthiness management, commonly known as Part-CAMO, through
the creation of Safety Performance Indicators.
In this regard, for the development of this study, PHS Aviation has identified four
hazards it intends to control related to its continuing airworthiness management
activities. The identification of these hazards by the company was performed through
the PHS Aviation risk assessment ("RA 01/2022"), already performed by the company
during the transition from Subpart G of Annex I (Part-M) to Annex Vc (Part-CAMO) to
Commission Regulation (EU) 1321/2014.
After identifying the hazards, an Operational Safety Indicator was created for each
identified hazard to monitor it, following the regulations and requirements that the
company considers most important.
A implementação do Sistema de Gestão de Segurança Operacional na indústria aeronáutica tem revelado ao longo dos anos ser um tema de extrema importância visto que a sua aplicação visa promover a segurança operacional de todos os intervenientes numa empresa e uma melhor gestão de recursos humanos e materiais. Neste contexto, é importante que cada empresa se encarregue de fazer uma avaliação do Sistema de Gestão de Segurança implementado, de forma a rever a sua eficácia nos vários departamentos, e verificar se são cumpridos os princípios impostos pela ICAO (International Civil Aviation Organisation). Foi comprovado que um Sistema de Gestão de Segurança eficiente reverte para um melhor sistema de identificação de riscos, reporte de ocorrências, promoção de cultura de segurança entre os funcionários, e criação de barreiras para mitigar riscos indesejados. Esta dissertação consistiu assim no estudo de viabilidade de melhorar o processo do Sistema de Gestão de Segurança Operacional de uma empresa do setor aeronáutico, a PHS Aviation, nas atividades realizadas no âmbito da gestão de aeronavegabilidade, comumente denominada de Parte-CAMO, através da criação de Indicadores de Desempenho de Segurança. A este respeito, para o desenvolvimento deste estudo, a PHS Aviation identificou quatro perigos que pretende controlar relacionados com as suas atividades de gestão da aeronavegabilidade continuada. A identificação destes perigos pela empresa foi realizada através da avaliação de risco da PHS Aviation ("RA 01/2022"), já realizada pela empresa durante a transição da Subparte G do Anexo I (Parte-M) para o Anexo Vc (Parte-CAMO) do Regulamento da Comissão (UE) 1321/2014. Após identificação dos perigos, foi criado um Indicador de Segurança Operacional para cada perigo identificado para o monitorizar, seguindo os regulamentos e requisitos que a empresa considera mais importantes.
A implementação do Sistema de Gestão de Segurança Operacional na indústria aeronáutica tem revelado ao longo dos anos ser um tema de extrema importância visto que a sua aplicação visa promover a segurança operacional de todos os intervenientes numa empresa e uma melhor gestão de recursos humanos e materiais. Neste contexto, é importante que cada empresa se encarregue de fazer uma avaliação do Sistema de Gestão de Segurança implementado, de forma a rever a sua eficácia nos vários departamentos, e verificar se são cumpridos os princípios impostos pela ICAO (International Civil Aviation Organisation). Foi comprovado que um Sistema de Gestão de Segurança eficiente reverte para um melhor sistema de identificação de riscos, reporte de ocorrências, promoção de cultura de segurança entre os funcionários, e criação de barreiras para mitigar riscos indesejados. Esta dissertação consistiu assim no estudo de viabilidade de melhorar o processo do Sistema de Gestão de Segurança Operacional de uma empresa do setor aeronáutico, a PHS Aviation, nas atividades realizadas no âmbito da gestão de aeronavegabilidade, comumente denominada de Parte-CAMO, através da criação de Indicadores de Desempenho de Segurança. A este respeito, para o desenvolvimento deste estudo, a PHS Aviation identificou quatro perigos que pretende controlar relacionados com as suas atividades de gestão da aeronavegabilidade continuada. A identificação destes perigos pela empresa foi realizada através da avaliação de risco da PHS Aviation ("RA 01/2022"), já realizada pela empresa durante a transição da Subparte G do Anexo I (Parte-M) para o Anexo Vc (Parte-CAMO) do Regulamento da Comissão (UE) 1321/2014. Após identificação dos perigos, foi criado um Indicador de Segurança Operacional para cada perigo identificado para o monitorizar, seguindo os regulamentos e requisitos que a empresa considera mais importantes.
Description
Keywords
Aeronavegabilidade Continuada Indicadores de
Desempenho de Segurança Parte-Camo Phs Aviation Sistema de Gestão da Segurança Operacional