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MRO and Fleet Reliability Implementation and Improvements
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica | por |
| dc.contributor.advisor | Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença | |
| dc.contributor.advisor | Marcelino, Andrade Capela Maia | |
| dc.contributor.author | Andrade, Adriano Carvalho | |
| dc.date.accessioned | 2019-12-17T17:07:10Z | |
| dc.date.available | 2019-12-17T17:07:10Z | |
| dc.date.issued | 2017-7-26 | |
| dc.date.submitted | 2017-6-23 | |
| dc.description.abstract | With the constant development in the aviation area, it is the search for a greater availability of the aircraft as well as the reduction of costs related to the maintenance that are leading operators and maintenance centers to implement reliability programs. In general, excluding test operations and other specific operations, civil aviation is designed in order to carry transport flights with passengers, mail or specific cargo. While military aviation is designed to carry out aerial combat operations, logistical transport support, surveillance or reconnaissance flights, among others special operations. Thus, civil aviation is aimed for repetitive and systematic air transport and military aviation for punctual and particular operations. The success of the use of Reliability Programs in civil aviation increases the reliability of the aircrafts related to maintenance costs and availability. This success has, step by step, seduced the interest in military aviation. Due to the type of maintenance (MRO) that OGMA is responsible for and in parallel decision with the Operator (costumer), it was agreed to implement a Reliability Program, as a continuous improvement project, with the goal of increasing the reliability of rotable components as well as of the self military cargo aircrafts of the fleet. By this, this MSc Thesis is focused on the validation, implementation and application of an Aircraft Reliability Program, calculation of reliability metrics, generation of alerts, root cause search and failure modes, implementation of a failure mode and analysis related to design and processes as well as corrective actions and their monitoring. Issues such as maintenance data, metrics calculation, alert levels analysis, root causes investigation, corrective actions implementation and monitoring processes are addressed. | eng |
| dc.description.abstract | É com o constante desenvolvimento na área da aviação que se procura uma maior disponibilidade das aeronaves, bem como a diminuição de custos relacionados com a manutenção, que estão a levar operadoras e centros de manutenção a inserir programas de fiabilidade. De uma forma geral, excluindo operações de teste e outras mais específicas, a aviação civil está implementada por forma a realizar voos de transporte, com passageiros, correio ou cargas específicas. Por outro lado, a aviação militar está desenhada para realizar operações de combate aéreo, suporte de transporte logístico, voos de vigilância ou reconhecimento, entre outros de carácter operacional especial. Assim sendo, a aviação civil está direcionada para transporte aéreo repetitivo e sistemático e a aviação militar para operações pontuais e particulares. O sucesso do uso de Programas de Fiabilidade na aviação civil faz aumentar a fiabilidade das aeronaves relativamente ao rendimento dos custos de manutenção das aeronaves, bem como a disponibilidade das mesmas. Este sucesso tem cativado, a pouco e pouco, o interesse por parte da aviação militar. Devido ao tipo de manutenção (MRO) que a OGMA é responsável, e em paralela decisão com o Operador (cliente), foi acordado a implementação de um Programa de Fiabilidade, como projeto de melhoria contínua inicial, com vista em aumentar a fiabilidade de componentes rotáveis e das próprias aeronaves de uma frota militar de carga. Desta forma, esta dissertação de mestrado foca-se na validação, implementação e aplicação de um Programa de Fiabilidade de Aeronaves, cálculo de métricas de fiabilidade, geração de alertas, implementação de análises de modos de falha e efeitos direcionados para processos e desenho/projeto de componentes, pesquisa de causas raiz e modos de falha, implementação de ações corretivas e sua monitorização. São abordados temas como dados de manutenção usados, o cálculo de métricas de fiabilidade, a análise de níveis de alerta, a investigação de causas raiz, a implementação de ações corretivas e sua monitorização. | por |
| dc.identifier.tid | 202339858 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/7912 | |
| dc.language.iso | eng | por |
| dc.subject | Componentes Rotáveis | por |
| dc.subject | Fiabilidade | por |
| dc.subject | Frota de Aeronaves de Carga Militar | por |
| dc.subject | Manutenção | por |
| dc.subject | Melhoria Contínua | por |
| dc.subject | Programa de Fiabilidade de Aeronaves (Arp). | por |
| dc.subject | Reparação e Operações (Mro) | por |
| dc.title | MRO and Fleet Reliability Implementation and Improvements | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica | por |
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