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Metodologia de avaliação do custo de ciclo de vida de pavimentos rodoviários

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Abstract(s)

O presente trabalho aborda a análise de custo de ciclo de vida aplicada a pavimentos rodoviários. Esta análise permite estudar e sustentar a escolha entre soluções alternativas de construção e manutenção com base nos custos envolvidos ao longo da vida do pavimento. Os custos considerados são os suportados pelas agências e administrações que constroem e mantêm a infraestrutura, assim como, para análises mais rigorosas, os custos suportados pelos utentes da estrada. A metodologia descrita e posteriormente aplicada num caso de estudo é a recomendada pelo FHWA – Federal Highway Administration, do U.S. Department of Transportation. Esta metodologia compreende cinco etapas principais: a conceção das alternativas de projeto concorrentes; a determinação dos momentos de intervenção para cada uma das alternativas; a estimativa dos custos envolvidos – custos da administração e custos dos utentes – onde se determinam quais destes custos serão relevantes para a análise; o cálculo dos custos considerados no passo anterior; e por fim, a análise dos resultados obtidos com vista a adotar a melhor solução tanto do ponto de vista da administração, como dos utentes. A metodologia descrita foi aplicada, com recurso ao programa informático RealCost v2.5, a uma extensão de 61km da autoestrada A23, tendo-se simulado diferentes cenários de manutenção e a sua influência nos custos envolvidos. Os resultados obtidos apontam para uma solução que minimiza em simultâneo os custos dos utentes e da administração, indicando que a vantagem reside, para um mesmo tratamento, no facto de se considerarem vários momentos de intervenção ao longo do período de análise.
The present study approaches the life-cycle cost analysis in pavement design. This analysis allows studying and sustaining the choice between alternatives of construction and maintenance based on the costs involved throughout the life of the pavement. The considered costs are supported by the agencies and administrations that build and maintain the infrastructure, as well as, for a more rigorous analysis, the costs borne by road users. The methodology described, and subsequently applied in a case study, is recommended by FHWA - Federal Highway Administration, the United States Department of Transportation. This methodology consists of five main steps: to establish design alternatives, in which are defined the competing alternatives; the determination of the activity timing for each of the competing alternatives; to estimate the involved costs - administration costs and user costs - where its determined which of these costs will be relevant to the analysis; to compute life-cycle costs considered in the previous; and finally, the analysis of the results obtained in order to adopt the best solution both for users and for administration. The described methodology has been applied, using the computer program RealCost v2.5, to a 61km length of the A23 highway, having simulated different maintenance scenarios and its influence on the involved costs. The results point to a solution that simultaneously minimizes the administration and user costs, indicating that the advantage lies, for the same treatment, in the fact of considering various interventions over the period of analysis.

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Keywords

Análise Conservação Custos da Administração Custos de Ciclo de Vida Custos dos Utentes da Estrada Pavimentos Rodoviários

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