dc.contributor.author | Martins, Ana Maria Tavares | |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T10:01:18Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T10:01:18Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description | Este trabalho tem o apoio financeiro do Projeto Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território - AURl04509 com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), e o cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ref. “POCI-01-0145-FEDER-007528”, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI). | pt_PT |
dc.description.abstract | A memória de uma cultura e de um País traduz-se no seu património material e imaterial. O espaço barroco, em particular a arquitetura religiosa, conduz a uma leitura indissociável entre arquitetura, música, som e cenografia. Investigações recentes no domínio da acústica de edifícios revelaram que o condicionamento acústico adotado na época, aparentemente empírico, era já provido de condições propícias ao exercício de determinadas práticas musicais. Neste contexto, apresenta-se uma reflexão sobre o contributo de Nicolau Nasoni, concretizado na Igreja e Torre dos Clérigos (Porto). | pt_PT |
dc.description.sponsorship | POCI-01-0145-FEDER-00752 | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ana Maria Tavares; “Arquitetura barroca: cenografia e acústica | Baroque architecture: scenography and acoustics” in CABELEIRA, João & BERNARDES, Ricardo (coordenação); “Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo”, Coleção Paisagens, Património e Território; Lab2PT; Guimarães 2019; pp. 68-77 (ISBN:978-989-8963-11-6) | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8963-11-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/7592 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Lab2PT | pt_PT |
dc.subject | Arquitetura Barroca | pt_PT |
dc.subject | Nicolau Nasoni | pt_PT |
dc.subject | Acústica | pt_PT |
dc.subject | Cenografia | pt_PT |
dc.subject | Igreja dos Clérigos | pt_PT |
dc.title | Arquitetura barroca: cenografia e acústica | pt_PT |
dc.title.alternative | Baroque architecture: scenography and acoustics | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Guimarães | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 77 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 68 | pt_PT |
oaire.citation.title | Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ana Maria Tavares Ferreira | |
person.identifier | E-2497-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | 2718-E82B-9E26 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2591-0137 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55915357500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2e7990dc-8792-471a-926a-e5647b8a085a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2e7990dc-8792-471a-926a-e5647b8a085a |