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Trajetória de descida de emergência com falha total do sistema propulsivo
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica | por |
| dc.contributor.advisor | Bousson, Kouamana | |
| dc.contributor.author | Grytsayev, Illya | |
| dc.date.accessioned | 2022-01-12T15:15:37Z | |
| dc.date.available | 2022-01-12T15:15:37Z | |
| dc.date.issued | 2021-03-31 | |
| dc.date.submitted | 2021-01-29 | |
| dc.description.abstract | Na aviação comercial, uma falha total no sistema propulsivo, Loss-of thrust (LOT), é um fenómeno raro de acontecer. Por outro lado, o número de voos diários de aeronaves comerciais, mesmo em condições de pandemia, permanece elevado. Devido a este facto, nos últimos 20 anos, só no setor de aviação de transporte de passageiros, sucederam cerca de 10 acidentes relacionados com este tipo de falha. Por este motivo, tratando-se de voos comerciais, nesta dissertação será estudada uma aeronave de transporte de passageiros moderna. Com esta dissertação pretende-se criar um método capaz de fornecer uma previsão do perfil vertical que a aeronave deverá seguir após uma falha LOT. Numa primeira fase são explorados os diversos sistemas de coordenadas usados para descrever o movimento dos aviões. Após a escolha do mais apropriado, é descrita e desenvolvida a trajetória no plano horizontal desde o ponto da falha até ao ponto de referência. Para obter uma previsão do comportamento da aeronave no plano vertical, utilizou-se uma base de dados pré-determinada que devolve um ângulo de trajetória, a partir de um par único de velocidade e altitude da aeronave em estudo. A trajetória final é calculada através de um processo iterativo. Neste método, é atribuído um passo, que corresponde à distância entre os pontos da trajetória. A partir das condições iniciais da aeronave, são estimadas as condições num ponto seguinte. A partir desse segundo ponto é repetido todo o processo, sendo o número de pontos constituintes das sucessivas trajetórias cada vez menor. A determinação de trajetória é feita considerando o ponto de referência com base numa distância de segurança da pista. Devido às alterações na configuração dos flaps e do trem de aterragem nos momentos pré-pouso, o ângulo de trajetória não pode ser previsto a seguir o método da base de dados. Estima-se, portanto uma altitude de segurança mínima que a aeronave deverá ter no ponto de referência para conseguir alcançar a pista em segurança. Posteriormente ao desenvolvimento teórico, foram realizadas simulações para comprovar a viabilidade da trajetória gerada. Como ambiente de teste foi escolhido o simulador de voo X-Plane. O processamento dos cálculos foi executado no Matlab, sendo os comandos para o piloto automático enviados via rede. As simulações realizadas mostraram que para o tipo de aeronave estudado e para as condições meteorológicas (sem vento) descritas, é possível prever a altitude utilizando o método supramencionado. | por |
| dc.description.abstract | In commercial aviation, a total loss of thrust (LOT ), is a rare phenomenon to happen. On the other hand, the number of daily commercial aircraft flights, even in pandemic conditions, remains high. Due to this fact, in the last 20 years, in the passenger transport aviation sector alone, there have been about 10 accidents related to this type of failure. For this reason, in the case of commercial flights, this dissertation will focus the study on a modern passenger transport aircraft. This dissertation intends to create a method capable of providing a forecast of the vertical profile that the aircraft will follow after a LOT failure. In a first phase, the various coordinate systems used to describe the movement of airplanes are explored. After choosing the most appropriate, the trajectory in the horizontal plane from the point of failure to the reference point is described and developed. To obtain a forecast of the aircraft’s behavior in the vertical plane, a predetermined database was used that returns a trajectory angle, from a single pair of speed and altitude of the aircraft under study. To obtain a forecast of the aircraft’s behavior in the vertical plane, a pre-computed database was used. This database returns a trajectory angle that corresponds to a unique pair of speed and altitude for the aircraft under the study. The final trajectory is calculated through an iterative process. In this method, a step is assigned, which corresponds to the distance between two points of the trajectory. From the initial conditions of the aircraft, the conditions are estimated at a following point. From that second point on, the whole process is repeated, with the number of points constituting the successive trajectories decreasing. The trajectory determination is made considering the reference point based on a safe distance from the runway. Due to changes in the configuration of the flaps and landing gear in the pre-landing moments, the trajectory angle cannot be predicted following the database method. Therefore, it is estimated that the aircraft must have a minimum safety altitude at the reference point in order to reach the runway safely. After the theoretical development, simulations were performed to prove the viability of the generated trajectory. The flight simulator (X-Plane) was chosen as the test environment. The calculations were processed in Matlab, and the commands for the autopilot were sent via the network. The simulations carried out showed that for the type of aircraft studied and for the meteorological conditions (no wind) described, it is possible to predict the altitude using the aforementioned method | eng |
| dc.identifier.tid | 202847292 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11684 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Ângulo de Trajetória | por |
| dc.subject | Emergência | por |
| dc.subject | Falha Propulsiva | por |
| dc.subject | Interpolação Polinómio de Hermite | por |
| dc.subject | Lot | por |
| dc.subject | Matlab | por |
| dc.subject | Simulink | por |
| dc.subject | Trajetória | por |
| dc.subject | XPlane | por |
| dc.title | Trajetória de descida de emergência com falha total do sistema propulsivo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica | por |
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