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Algoritmo de validação de testes de pen marking

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáuticapor
dc.contributor.advisorBrojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
dc.contributor.advisorAmaral, Alexandre Miguel Rúbio do
dc.contributor.authorAlves, Sara Moreira
dc.date.accessioned2020-01-22T10:05:46Z
dc.date.available2021-09-29T00:30:11Z
dc.date.issued2018-11-19
dc.date.submitted2018-09-28
dc.description.abstractEsta dissertação resultou de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior e a Embraer Portugal S.A. e teve como objetivo o desenvolvimento de um algoritmo que permite a validação de forma automática dos testes de pen marking efetuados nas máquinas rebitadoras utilizadas nas instalações da empresa. Estas consistem no modelo E6390 da Electroimpact e no modelo GRS6010SX-163/G86 Drivmatic Riveting System produzido pela Gemcor e têm como principal objetivo efetuar as funções de furação e cravação dos painéis das asas das aeronaves E-Jets E2. Esta validação é feita através da comparação das coordenadas reais e programadas retiradas dos dados da máquina, com recurso ao software Visual Basic for Applications®. Com este algoritmo, pretende-se que a validação seja efetuada de uma forma muito mais rápida, fácil, ergonómica e segura do que a validação manual que tem vindo a ser feita. Para atingir este objetivo, a autora acompanhou todas as etapas de fabricação e montagem dos revestimentos das asas desta família de aeronaves, de forma a compreender quais as variantes que influenciam o processo de furação e cravação, permitindo assim descobrir a causa raiz que está por trás dos erros decorridos nos testes de pen marking.por
dc.description.abstractThis dissertation as resulted from a partnership between the University of Beira Interior and Embraer Portugal S.A. and aimed to develop an algorithm that allows automatic validation of the pen marking tests performed on the riveting machines used in the company’s facilities. These consist of the Electroimpact E6390 model, and the GRS6010SX-163 / G86 Drivmatic Riveting System produced by Gemcor, and have as their purpose the drilling and fastening function of E-Jets E2 wing panels. This validation is done by comparing the actual and programmed coordinates taken from the machine data, using Visual Basic for Applications® software. With this algorithm, it is intended that the validation be carried out in a much faster, easier, ergonomic and safe way than the manual validation that has been done. In order to achieve this objective, the author followed all the stages of fabrication and assembly of the aircraft panels of this aircraft family, in order to understand the variants that influence the drilling and fastening process, thus allowing the root cause behind of errors in pen marking tests.eng
dc.identifier.tid202361780
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/8566
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutomaçãopor
dc.subjecte-Jets E2por
dc.subjectElectroimpactpor
dc.subjectEmbraerpor
dc.subjectGemcorpor
dc.subjectPen Markingpor
dc.subjectRebitadorapor
dc.subjectVbapor
dc.titleAlgoritmo de validação de testes de pen markingpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctcompromisso de edição comercial ou patentepor
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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