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Abstract(s)
A Qualidade na sociedade moderna é uma exigência, não só às empresas mas também aos profissionais. Deste modo, as exigências colocadas aos novos licenciados vão para além dos seus conhecimentos de Qualidade adquiridos nos currículos clássicos de Química Analítica. Existem excelentes manuais de Química Analítica, como o de Valcárcel [l] ou o de Kellner et ai. [2], que colocam o tema da Qualidade numa posição importante. Infelizmente, nem sempre é possível efectuar o estudo aprofundado da Qualidade no currículo de Química Analítica, sobretudo quando os alunos não pertencem a licenciaturas em Química ou em variantes desta, dado que existem outras matérias a ser leccionadas e que não podem ser menosprezadas. Valcárcel [l] sugere diferentes conteúdos a leccionar de acordo com o nível de compreensão desejado, que ocuparão pelo menos, 20 a 30 horas, o que corresponderia na prática à ocupação quase que exclusiva de uma disciplina semestral. Neste trabalho, apresenta-se uma proposta para a inclusão no currículo de Química Analítica de ,
licenciaturas, não nucleares em Química, de uma Introdução à Qualidade. Partindo de casos práticos justifica-se a necessidade de normalização e daí progride-se no sentido da Qualidade em Química,
figura l. Espera-se deste modo motivar os alunos para a importância da Química Analítica no âmbito
da Qualidade.
Description
Keywords
Currículo - Química Analítica
Citation
Mendonça, A.J.G., (2002). A Introdução à Qualidade no Currículo de Química Analítica: Necessidades e Motivação. Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 86, 43-44. DOI: 10.52590/M3.P611.A30001073
Publisher
Sociedade Portuguesa de Química