Publication
TangĂȘncias urbanas
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Arquitetura | por |
dc.contributor.advisor | Domingues, José António Duarte | |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Miguel JoĂŁo Mendes do Amaral Santiago | |
dc.contributor.author | Fernandes, Afonso Machado Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T15:29:46Z | |
dc.date.available | 2018-07-11T15:29:46Z | |
dc.date.issued | 2014-7-23 | |
dc.date.submitted | 2014-6-23 | |
dc.description.abstract | A morfologia do espaço urbano das cidades europeias, bem como o ritmo da sua expansĂŁo, tem vindo a seguir uma tendĂȘncia hĂĄ jĂĄ algumas dĂ©cadas. A persistĂȘncia no uso das mesmas noçÔes urbanas ao longo de sĂ©culos de expansĂŁo urbana, como a tentativa, exaustiva, de manter uma âimagem de marcaâ estampada nos edifĂcios, ruas e espaços, tem vindo a âenclausurarâ as cidades europeias a uma determinada identidade, que, por um lado, homogeneĂza a paisagem dos seus centros histĂłricos e, por outro, condiciona o seu potencial crescimento urbano. A preservação, museal, digamos, dos seus centros histĂłricos levou a um esquecimento progressivo de todas as outras regiĂ”es urbanas, o que acabou por gerar uma rutura social e urbanĂstica entre o centro e a periferia. Estranhamente, a identidade assume-se como um dos principais fatores geradores da discrepĂąncia urbanĂstica que se vive nas cidades europeias contemporĂąneas. As polĂticas e normas urbanas que regem estas cidades incitaram uma mentalidade que zela por interesses estĂ©ticos, ao invĂ©s de interesses benĂ©ficos para a habitabilidade e sociabilidade destas ĂĄreas urbanas. Devido, em grande parte, a este afastamento dos subĂșrbios para as margens da cidade e da preservação e isolamento do centro perante todas as outras ĂĄreas urbanas, foram criadas duas situaçÔes caoticamente dĂspares numa sĂł cidade: o urbano e o suburbano. Recorrendo ao cinema como ferramenta de anĂĄlise do espaço urbano e das incessĂĄveis mutaçÔes da cidade, pretende-se: por um lado, aproximar as duas artes, a arquitetura e o cinema, de forma a que a sua relação forme uma abordagem de pensamento crĂtico sobre a evolução e representação urbana; por outro lado, auxiliar a compreensĂŁo de sociedades que, normalmente, estĂŁo viradas para si prĂłprias, e que demonstram uma clara aversĂŁo perante a cidade e o paĂs a que pertencem. | por |
dc.description.abstract | The morphology of the European urban space, as same as, its expansion rhythm, have been following the same tendency for the past decades. The persistency in using the same urban notions throughout centuries of urban expansion, as an exhaustive attempt of maintaining a certain brand mark stamped on the buildings, streets and spaces, has been cloistering the European cities in a specific identity, that, in the one hand, homogenizes the city center landscape, and in the other hand, retains its potential urban growth. This, so to speak, museum-like preservation of the historical city center, led to a progressive oblivion of the all other urban regions, which ended up creating a tremendous social and urban disruption between the center and the periphery. Strangely, these notion of identity, turns out to be, one of the strongest motives of the urban discrepancy that we frequently find now-a-days in these contemporary cities. The urban politics and standards that rule these cities incited the consolidation of a specific mentality that ensures priority to the aesthetics concerns, instead of beneficial ones that could improve the habitability and sociability of these urban areas. Due, mostly, to this detachment of the suburbs from the city to its margins and also due to the preservation and isolation of the city center towards all the others urban areas, were consequently created two chaotically opposite situations in the same city: the urban and the suburban. Resorting to the cinema as a tool to help the analyzes of the urban space and the unstoppable cityâs mutations, we intend to, on the one hand, bring architecture and cinema closer to each other, in a way that, with these relationship, we could structure an approach of a linear thought regarding the urban evolution and representation; on the other hand, to assist our understanding about certain society, that are usually turned to themselves, showing a strong aversion towards the city and the country that they belong. | eng |
dc.identifier.tid | 201638584 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/4971 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Morfologia | por |
dc.subject | Suburbano | por |
dc.subject | Urbano | por |
dc.title | TangĂȘncias urbanas | por |
dc.title.alternative | Retrospetiva cinematogrĂĄfica da realidade suburbana | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitetura | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1