Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Psicologia na arquitectura: contributos para uma perspectiva da arquitectura como arte criadora de estímulos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_ RicardoAlmeida_ 19398.pdf1.4 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Apresento na presente dissertação uma proposta de pesquisa na interface entre a Arquitectura e a Psicologia, buscando obter directrizes para relacionar a intervenção arquitectónica com as necessidades do Homem. Este tema sempre me pareceu cativante, já que todos nós habitámos “um lugar”, porque esse espaço é um universo único, onde as ideias tomam forma. É, portanto, importante conhecer como a mente humana actua em termos motivacionais assim como a evolução da arquitectura e da relação do homem com o objecto arquitectónico ao longo dos tempos. Assim, poderemos identificar quais os elementos que poderão ser tidos em conta no acto de projectar, para contribuir para uma arquitectura criadora de estímulos. Pretende-se, deste modo, conceptualizar a arquitectura como uma arte criadora de estímulos e de respostas, e não apenas que cumpra conceitos abstractos de estética e funcionalidade.
I bring out in this dissertation a suggestion of research on Architecture and Psychology interface, trying to get lines to connect the architectonic intervention with the man needs. This subject always seemed attractive to me, since all of us habit “a space”, because this space is a single universe, where the ideas take shape. Therefore, is important to know how human mind act on motivation terms as well as architecture evolution and the relationship between the man and architectural object over the time. Then, we can identify which are the elements that can contribute to an architecture that creates stimuli. We intend, thus, to conceptualize the architecture as a creative art of stimuli and answers, and not only that satisfy abstract concepts of aesthetics and functionality.

Description

Keywords

Objecto arquitectónico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue