Repository logo
 
Publication

A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos

dc.contributor.authorPeel, Misleine
dc.contributor.authorBeites, P. D.
dc.contributor.authorOliveira, L. R. P. F. de
dc.date.accessioned2022-12-05T10:17:01Z
dc.date.available2022-12-05T10:17:01Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA filosofia dos afetos pensada por Espinosa e por Deleuze pode nos ajudar a en-tender como os erros afetam a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento integral de nossos aprendizes. Propomo-nos a pensar nas diferenças existentes entre a errância que acontece na aprendizagem da matemática e a que acontece no aprendizado da língua portuguesa: acreditamos que os erros oriundos de experimentações matemáticas podem causar mais afetos negativos do que os oriundos de experimenta-ções linguístico-gramaticais, visto que muitos dos linguistas tratam esses acontecimen-tos como desvios da norma padrão e não mais como desacertos; já na matemática, os erros são sistematizados quase sempre como desacertos, e, por isso, dependendo da imagem que temos deles, podem provocar uma diminuição da potência de agir e de existir. A metodologia utilizada foi a cartográfica com revisão de literatura. Percebe-mos, a partir de nossa pesquisa, que uma nova conceituação do erro é essencial para que seja possível ter um bom encontro com o saber.pt_PT
dc.description.abstractThe philosophy of affections due to Spinoza and Deleuze can help us understand how errors affect learning and, consequently, the integral development of our learners. We propose to think about the differences between the wandering that happens when learning mathematics and the wandering that happens when learning Portuguese: we believe that errors arising from mathematical experimentation may cause more negative affects than those arising from linguistic-grammatical experimentation, since many linguists treat such events as deviations from the standard norm and no longer as mismatch; In mathematics, errors are almost always systematized as mismatches, and therefore, depending on the image we have of them, they can cause a decrease in the power to act and to exist. The methodology used was cartography with literature review. We realized, from our research, that a new conceptualization of error is essential in order to have a good encounter with knowledge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12437
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/29pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAfetospt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectErrânciapt_PT
dc.titleA errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage79pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleRevista Philologuspt_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
person.familyNamePeel
person.familyNameDamas Beites
person.familyNamePEEL FURTADO DE OLIVEIRA
person.givenNameMisleine
person.givenNamePatrícia
person.givenNameLUIZ ROBERTO
person.identifier.ciencia-id591A-8D9A-73CE
person.identifier.orcid0000-0002-8186-4673
person.identifier.orcid0000-0003-0266-7055
person.identifier.orcid0000-0002-7412-890X
person.identifier.ridK-5772-2017
person.identifier.scopus-author-id37041170800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication24ba6c13-6c44-4a12-be71-519520031a1c
relation.isAuthorOfPublication9f86873f-5364-4413-a23d-ceab6f2372a3
relation.isAuthorOfPublication1b2539df-8569-42d7-a3d9-cfe8620a0a5c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery24ba6c13-6c44-4a12-be71-519520031a1c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
05.pdf
Size:
155.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: