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Advisor(s)
Abstract(s)
Airport emergency cases are becoming more common; therefore, it becomes extremely
important to have good emergency and evacuation protocols that are easily and quickly
applied so the number of the affected is minimized. The simulation of these emergencies is
important to implement evacuation plans and evaluate them. Evacuation plans are often
idealized to passengers that in case of emergency are self-sufficient, able to physically attend
themselves in their evacuation from the airport, not being optimized for passengers with
reduced mobility that require assistance from others, and thus more time for evacuation. This
study aims to understand and identify key issues about how passengers with reduced mobility
are considered in current evacuation plans and also understand which possible solutions exist
to optimize their evacuation. For that, it was performed an airport evacuation simulation
using an egress simulation tool and obtained results that allow us to observe that when
passengers with mobility impairments have egress routes and exits different from the other
occupants, evacuation times decrease. Therefore, both groups of occupants may egress faster
and through less congested doors.
As situações de emergência em aeroportos são cada vez mais frequentes; sendo assim, tornase extremamente importante ter bons planos de evacuação de fácil e rápida implementação de maneira a que o número de afetados seja mínimo. A simulação destas situações de emergência é importante para implementar e avaliar planos de evacuação. Estes planos são frequentemente idealizados para passageiros que, em caso de emergência são autosuficientes, fisicamente capazes de abandonar o edifício sem ajuda de outros, não sendo otimizados para passageiros com mobilidade reduzida que requerem a assistência de outros e, portanto, mais tempo para a sua evacuação. Este estudo tem como objetivo compreender e identificar as principais questões no que diz respeito à forma como os passageiros com mobilidade reduzida são considerados nos planos de evacuação atuais e também entender que soluções possíveis existem para otimizar a sua evacuação. Para isso, foram realizadas simulações de evacuação de um terminal de aeroporto, utilizando uma ferramenta de simulação de evacuação e obtiveram-se resultados que permitem observar que, quando os passageiros com dificuldades de mobilidade têm rotas de evacuação e utilizam saídas diferentes dos outros ocupantes, os tempos de evacuação diminuem. Por conseguinte, ambos os grupos de ocupantes são evacuados mais rapidamente e por saídas menos congestionadas.
As situações de emergência em aeroportos são cada vez mais frequentes; sendo assim, tornase extremamente importante ter bons planos de evacuação de fácil e rápida implementação de maneira a que o número de afetados seja mínimo. A simulação destas situações de emergência é importante para implementar e avaliar planos de evacuação. Estes planos são frequentemente idealizados para passageiros que, em caso de emergência são autosuficientes, fisicamente capazes de abandonar o edifício sem ajuda de outros, não sendo otimizados para passageiros com mobilidade reduzida que requerem a assistência de outros e, portanto, mais tempo para a sua evacuação. Este estudo tem como objetivo compreender e identificar as principais questões no que diz respeito à forma como os passageiros com mobilidade reduzida são considerados nos planos de evacuação atuais e também entender que soluções possíveis existem para otimizar a sua evacuação. Para isso, foram realizadas simulações de evacuação de um terminal de aeroporto, utilizando uma ferramenta de simulação de evacuação e obtiveram-se resultados que permitem observar que, quando os passageiros com dificuldades de mobilidade têm rotas de evacuação e utilizam saídas diferentes dos outros ocupantes, os tempos de evacuação diminuem. Por conseguinte, ambos os grupos de ocupantes são evacuados mais rapidamente e por saídas menos congestionadas.
Description
Keywords
Airport Emergency Airport Evacuation Emergency Accesses Emergency Evacuation Evacuation Simulation Tool Evacuation Strategies Reduced Mobility