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Localização de novas infraestruturas aeroportuárias de aviação civil
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica | por |
dc.contributor.advisor | Silva, Jorge Miguel dos Reis | |
dc.contributor.advisor | Bernardi, Carlos Alejandro Di | |
dc.contributor.author | Fonseca, Afonso Miguel Alves Pereira Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T11:18:21Z | |
dc.date.available | 2025-02-27T11:18:21Z | |
dc.date.issued | 2024-11-21 | |
dc.date.submitted | 2024-10-09 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda um dos temas mais delicados na aviação civil portuguesa dos últimos 50 anos, a localização de novas infraestruturas aeroportuárias de aviação civil. Desenvolveu-se através do suporte teórico providenciado pelas referências bibliográficas uma metodologia preliminar para a decisão de localização de novas infraestruturas aeroportuárias de aviação civil. A presente metodologia preliminar poderá ser aplicada a qualquer projeto de infraestrutura aeroportuária ou aeródromo aquando da discussão e debate da sua localização espacial. Procedeu-se, posteriormente, a validação e otimização da metodologia preliminar apresentada através do caso de estudo relativo à localização do novo aeroporto de lisboa (NAL). Utilizou-se a ferramenta Google Earth Pro para avaliar a localização espacial das alternativas possíveis a “receber” o aeroporto, facilitando assim a aplicação dos diversos pontos da metodologia. Após a aplicação da metodologia preliminar, obteve-se uma ponderação para cada fator crítico de decisão para cada alternativa e gerou-se, a partir daí, uma ordem hierárquica da melhor para a pior alternativa com base num modelo matemático: Simple Additive Weighting (SAW). Em jeito de conclusão, avaliou-se os resultados obtidos e ponderou-se sobre alterações futuras para otimização e aumento da abrangência da metodologia preliminar proposta nesta dissertação, de forma a torná-la numa ferramenta de análise mais complexa e pormenorizada. Este trabalho contribuiu para realizar uma reflexão sobre as possibilidades de localização do novo aeroporto de lisboa (NAL), mostrando que as principais alternativas em destaque noutros estudos e na comunicação social são as que apresentam melhor ponderação, e também que o design e aplicação de metodologias preliminares genéricas (e de simples perceção) pode ter eficácia satisfatória em casos concretos. | por |
dc.description.abstract | This thesis addresses one of the most delicate topics in Portuguese civil aviation of the last 50 years, the location of new civil airport aviation infrastructures. A preliminary methodology for the decision on the location of new civil airport aviation infrastructures was developed through the theoretical support provided by the bibliographic references. This preliminary methodology may be applied to any airport or aerodrome infrastructure project when discussing and debating its spatial location. Subsequently, the validation and optimization of the preliminary methodology presented through the case study related to the location of the new Lisbon airport (NAL) was carried out. The Google Earth Pro tool was used to evaluate the spatial location of the possible alternatives to "receive" the airport, thus facilitating the application of the various points of the methodology. After applying the preliminary methodology, a weighting was obtained for each critical decision factor for each alternative and then a hierarchical order was generated from the best to the worst alternative based on a mathematical model: Simple Additive Weighting (SAW). In conclusion, the results obtained were evaluated and future changes were considered to optimize and increase the scope of the preliminary methodology proposed in this dissertation, in order to turn it into a more complex and detailed analysis tool. This work has contributed to a reflection on the possibilities for the location of the new Lisbon airport (NAL), showing that the main alternatives highlighted in other studies and in the media are the ones that are better weighted, and also that the design and application of generic (and simple to understand) preliminary methodologies can be satisfactorily effective in concrete cases. | eng |
dc.identifier.tid | 203846087 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/15144 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Aeródromos | por |
dc.subject | Aeroporto | por |
dc.subject | Fatores Críticos de Decisão | por |
dc.subject | Localização | por |
dc.subject | Novo Aeroporto de Lisboa | por |
dc.subject | Sistemas Aeroportuários | por |
dc.subject | Transporte Aéreo | por |
dc.title | Localização de novas infraestruturas aeroportuárias de aviação civil | por |
dc.title.alternative | Caso de estudo: Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica | por |
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