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Ensaios não destrutivos no betão autocompactável

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Os betões autocompactáveis (BAC) apresentam algumas especificidades face aos betões correntes vibrados, nomeadamente uma maior dosagem de pasta e um menor volume de agregados grossos. A máxima dimensão dos agregados grossos é também reduzida nos BAC para prevenir o efeito de bloqueio. Tais especificidades são suscetíveis de afetar os resultados dos ensaios não destrutivos, comparativamente àqueles obtidos em betões correntes vibrados com o mesmo nível de resistência e materiais de natureza idêntica. No presente estudo avalia-se a aplicabilidade de alguns ensaios não destrutivos no BAC para estimar a resistência à compressão. Os ensaios selecionados incluíram: o ensaio da velocidade de ultrassons (PUNDIT), o ensaio da dureza superficial (esclerómetro de Schmidt tipo N), o ensaio da força de arranque (Lok-test) e o ensaio da maturidade do betão (COMA-meter). Foram produzidos 7 conjuntos de provetes de BAC a partir de uma única mistura. Todos os provetes foram sujeitos a cura normalizada. Os ensaios foram aplicados nas idades de 1, 2, 3, 7, 14, 28 e 94 dias, correspondendo cada idade a um dos conjuntos de provetes. A resistência à compressão do betão variou entre os 45 MPa (às 24 horas) e os 97 MPa (aos 94 dias). Foram estabelecidas correlações entre as leituras dos ensaios não destrutivos e a resistência à compressão, efetuada a análise da variabilidade dos ensaios e definidos os limites de confiança de 95% para essas correlações. Os resultados obtidos evidenciaram boas correlações entre a resistência à compressão e as leituras dos ensaios não destrutivos, mas com diferenças face às correlações obtidas em betões correntes vibrados.

Description

Keywords

Betão autocompactável Ensaio da velocidade de ultrassons Ensaio da dureza superficial Ensaio da força de arranque Ensaio da maturidade do betão

Citation

Miguel Nepomuceno, Luiz Pereira-de-Oliveira, João Costa, Ensaios não destrutivos no betão autocompactável, IV Congresso Ibero-americano sobre Betão Auto-compactável (BAC2015), FEUP, Porto, Julho (2015), p. 289-298. ISBN:978-972-752-179-1.

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FEUP-Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

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