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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation explores the development of airport innovations through the
application of recent technologies in safety procedures, diverse operations and the
improvement of passenger's experience. The focus is on two contrasting case studies:
Beijing Capital International Airport of China, one of the largest and most advanced
airports in the world, and Ponta Delgada Airport of the Azores, Portugal, a smaller,
regionally based airport which aims to use technology for modernisation.
The dissertation begins with an integrated literature review of the emergence of airports
and smart airports with their digital transformation and technological progress which
shapes the aviation industry. This study delves on smart airport technologies such as
RFID tags, self-tagging, smart check-in, and automated baggage systems to illustrate the
potential for automation-driven operational efficiency, passenger satisfaction, and
security.
Beijing Capital International Airport and Ponta Delgada Airport case studies are
examples of smart airport technology applications and their effects on various
environments. The digital transformation of both these airports is analysed, in
particular, the differences and present situation at each airport, upcoming or ongoing
upgrades, and reasons for denying them.
The results imply that both airports have basically progressed in incorporating smart
technologies, but they are confronted with some challenges and opportunities that tend
to vary. Beijing Capital International Airport is first in the digital transformation and
Ponta Delgada Airport is more focused on the local approach to modernisation. The
dissertation provides a comparison of positive and negative effects of technological
advancement among both airports examining their impact on passenger experience and
labour force dynamics.
Finally, this study gives a detailed analysis of the process of a smart airport, underlining
the fact that smart planning, investment and continuous innovation are the key to
sustainable, efficient and passenger-centric airport operations. The dissertation
concludes with future research prospects in the area of smart airports, highlighting the
potential for further evolution and development in the domain.
Esta dissertação explora o desenvolvimento de inovações em aeroportos através da aplicação de tecnologias recentes em procedimentos de segurança, diversas operações e a melhoria da experiência do passageiro. O foco está em dois casos de estudo contrastantes: o Aeroporto Internacional de Pequim Capital na China, um dos maiores e mais avançados aeroportos do mundo, e o Aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, Portugal, um aeroporto regional menor que visa utilizar a tecnologia para modernização. A dissertação começa com uma revisão integrada da literatura sobre a emergência de aeroportos e aeroportos inteligentes com a sua transformação digital e progresso tecnológico que moldam a indústria da aviação. Este estudo investiga as tecnologias presentes nos aeroportos inteligentes como etiquetas RFID, self-tagging, check-in inteligente e sistemas automatizados de bagagem para ilustrar o potencial de eficiência operacional impulsionada pela automação, satisfação do passageiro e segurança. Os estudos de caso do Aeroporto Internacional de Pequim Capital e do Aeroporto de Ponta Delgada são exemplos de aplicações de tecnologias de aeroportos inteligentes e dos seus efeitos em ambientes distintos. A transformação digital de ambos os aeroportos é analisada, em particular as diferenças e a situação atual de cada aeroporto, atualizações futuras ou em andamento, e razões para negá-las. Os resultados sugerem que ambos os aeroportos progrediram na incorporação de tecnologias inteligentes, mas enfrentam alguns desafios e oportunidades que tendem a variar. O Aeroporto Internacional de Pequim Capital está na vanguarda da transformação digital e o Aeroporto de Ponta Delgada está mais focado na abordagem local para a modernização. A dissertação fornece uma comparação dos efeitos positivos e negativos do avanço tecnológico entre ambos os aeroportos, examinando o seu impacto na experiência do passageiro e na dinâmica da força de trabalho. Por fim, este estudo oferece uma análise detalhada do processo de um aeroporto inteligente, destacando que o planeamento inteligente, o investimento e a inovação contínua são a chave para operações aeroportuárias sustentáveis, eficientes e centradas no passageiro. A dissertação conclui com perspetivas de pesquisa futura na área de aeroportos inteligentes, sublinhando o potencial para a evolução e desenvolvimento futuro.
Esta dissertação explora o desenvolvimento de inovações em aeroportos através da aplicação de tecnologias recentes em procedimentos de segurança, diversas operações e a melhoria da experiência do passageiro. O foco está em dois casos de estudo contrastantes: o Aeroporto Internacional de Pequim Capital na China, um dos maiores e mais avançados aeroportos do mundo, e o Aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, Portugal, um aeroporto regional menor que visa utilizar a tecnologia para modernização. A dissertação começa com uma revisão integrada da literatura sobre a emergência de aeroportos e aeroportos inteligentes com a sua transformação digital e progresso tecnológico que moldam a indústria da aviação. Este estudo investiga as tecnologias presentes nos aeroportos inteligentes como etiquetas RFID, self-tagging, check-in inteligente e sistemas automatizados de bagagem para ilustrar o potencial de eficiência operacional impulsionada pela automação, satisfação do passageiro e segurança. Os estudos de caso do Aeroporto Internacional de Pequim Capital e do Aeroporto de Ponta Delgada são exemplos de aplicações de tecnologias de aeroportos inteligentes e dos seus efeitos em ambientes distintos. A transformação digital de ambos os aeroportos é analisada, em particular as diferenças e a situação atual de cada aeroporto, atualizações futuras ou em andamento, e razões para negá-las. Os resultados sugerem que ambos os aeroportos progrediram na incorporação de tecnologias inteligentes, mas enfrentam alguns desafios e oportunidades que tendem a variar. O Aeroporto Internacional de Pequim Capital está na vanguarda da transformação digital e o Aeroporto de Ponta Delgada está mais focado na abordagem local para a modernização. A dissertação fornece uma comparação dos efeitos positivos e negativos do avanço tecnológico entre ambos os aeroportos, examinando o seu impacto na experiência do passageiro e na dinâmica da força de trabalho. Por fim, este estudo oferece uma análise detalhada do processo de um aeroporto inteligente, destacando que o planeamento inteligente, o investimento e a inovação contínua são a chave para operações aeroportuárias sustentáveis, eficientes e centradas no passageiro. A dissertação conclui com perspetivas de pesquisa futura na área de aeroportos inteligentes, sublinhando o potencial para a evolução e desenvolvimento futuro.
Description
Keywords
Aeroporto Inteligente Eficiência Ia Inovação Iot Melhoria Satisfação dos Passageiros Tecnologia