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Produto Mínimo Viável para jogos digitais

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Abstract(s)

O desenvolvimento de jogos digitais tem vindo a crescer nos últimos anos, o que implica por sua vez o aumento do número de indústrias de desenvolvimento de jogos digitais. No entanto, como quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade, muitas das empresas tendem a enfrentar dificuldades no lançamento do seu jogo não só porque este está “mal” desenvolvido ou porque contem diversos “bugs” mas também porque o modelo de negócio que estes imaginaram e criaram não é o mais apropriado. Além disso, quando o objetivo é desenvolver um jogo digital, é fundamental que se o faça tendo em mente o público alvo ao qual este se destina. Muitas vezes o que acontece é que o jogo é desenvolvido para a utilização dos próprios desenvolvedores, ou seja, à sua própria imagem. Deste modo, seguindo os parâmetros de autossatisfação, os desenvolvedores qualificam o seu produto como excelente. Mas a verdade é que quando este é lançado para o público, o produto final nem sempre é atrativo; ou porque não há algo substancial que consiga atrair o público ou porque os desenvolvedores se preocuparam em satisfazer os seus próprios interesses. Para os desenvolvedores que passam meses e anos a desenvolver um jogo, por vezes utilizando financiamento próprio durante o seu processo, pode ser desencorajador chegar o fim do período de desenvolvimento e o trabalho não ser do agrado público, nem sendo suficiente para pagar as despesas necessárias para o desenvolver. De forma a evitar esta situação, é importante ter-se em conta o Framework estratégico chamado de “Lean Startup” que apresenta o conceito de “Produto Mínimo Viável (MVP de Mininum Viable Product)”. Este conceito é uma forma de desenvolver um produto de forma eficiente com um gasto de recursos mínimo para testar o seu valor de mercado através do desenvolvimento mínimo do produto, ou seja, que contenha apenas o essencial para que este seja devidamente testado. Para analisar este conceito e a sua viabilidade, o presente projeto consiste em construir vários produtos mínimos viáveis de jogos digitais educativos com o objetivo de serem testados e desta forma ser estudada a eficácia do uso de um produto mínimo viável em termos de economia de recursos e do seu potencial valor de mercado.
Digital game developing has been rising significantly in last few years, which demands the concomitant increase of digital game developing companies. Neverthelast, because quantity isn’t always a synonym of quality, many companies tend to face hurdles while launching their games, not only because their product is “badly” developed or because it contains copious bugs but also because the business model that they have imagined and created is not appropriate. Furthermore, when the goal is to develop a digital game, it is essential that so is done bearing in mind the targeted audience to which the product is destined. Many times, what ends up happening is that the game is developed for the own developers usage, ie, regarding their own image. Thus, following the standards for auto-satisfaction, the game developers become biased and qualify their product as excellent. In fact, when the game is released to the general public, the final product does not seem to be always attractive; either because there isn’t anything substantial that is able to enthrall the users or because the developers over worry in satisfying their own interests instead of the target audience’s. For those developers who spend months and years developing a game, sometimes using their own financial accessibilities during the process, it can be highly discouraging to reach the end period of developing a game and their hard work is not appreciated by the public nor sufficient to pay the expenses to them related. In order to avoid this situation, it is crucial to have in mind the Framework referenced as the “Lean Startup” which introduces the concept of “Minimum Viable Product (MVP)”. This concept is meant to develop a product efficiently and with minimal resource expenses in order to test its market value through the development of the MVP, ie, that only incorporates the minimal essential necessary to test the product viability properly. To analyze this concept and its feasibility, the current project consists in building several minimal viable products of digital and didactic games with the main goal of these being tested to further evaluate the efficacy of using MVP regarding resource frugality and its potential market value.

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Gestão de Projeto Jogos Educacionais Jogos Digitais Produto Mínimo Viável The Lean Startup Unity.

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