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Authors
Abstract(s)
Since the beginning of aviation industry, commercial aviation is being facing an
exponential growth due to the huge demand in passenger and cargo transport. This
overdevelopment was only possible thanks to the continuous improvements of safety
levels all over the decades.
In this context, considering all advantages of an integrated Safety Management System
along with the irregularity, in operational terms, of the airline operator euroAtlantic
Airways (EAA) in this work is developed a study of feasibility of the current model for
assessing operational risks of this company for its long-term operations.
This dissertation consists in an implementation study of a long-term operations’ safety
risk assessment matrix. With this purpose, all operational areas of this airline company
are essential in the first phase of this project for identification of each sector’s hazards
and respective mitigation measures. All listed hazards and consequent risks are then
classified into likelihood and severity and encompassed in a risk assessment matrix.
In a final stage, the matrix is uploaded in company’s integrated Safety Management
System in order to guarantee its feasibility. Three of the most demanding long-term
operations of the last two years were then used as examples to analyse matrix’s viability
for future operations’ assessment.
Finally, improvements for the company current risk assessment system are proposed in
order to guarantee a better comprehension and analysis of future long-term operations
risks and associated mitigations.
Desde o nascimento da indústria aeronáutica, a aviação comercial tem sofrido um crescimento exponencial devido à elevada procura no transporte de passageiros e carga. Este desenvolvimento só se tornou possível devido a todas as melhorias nos níveis de segurança operacional praticados ao longo das décadas. Neste contexto, considerando todas as vantagens que advém de um Sistema de Gestão de Segurança Operacional integrado e a irregularidade em termos operacionais do operador de linha aérea euroAtlantic Airways (EAA) desenvolve-se neste trabalho um estudo de viabilidade do atual modelo de análise de risco operacional da companhia para as suas operações prolongadas. Esta dissertação consiste num estudo de implementação de uma matriz de análise de risco de segurança operacional de operações continuadas. Com este intuito todas as áreas operacionais desta companhia aérea são, numa fase inicial deste projeto, essenciais na identificação dos perigos e medidas de mitigação inerentes a cada um dos setores. Todos os perigos elencados, e seus consequentes riscos são posteriormente classificados quanto à probabilidade e severidade e agregados numa matriz de análise de risco. Num estágio final, de forma a garantir a viabilidade da matriz, a mesma foi introduzida e avaliada através do sistema integrado de gestão do risco operacional da companhia. Três das maiores operações prolongadas da companhia nos últimos dois anos foram utilizadas como exemplos para analise da viabilidade quer da matriz, quer de futuras operações da companhia. Por fim, são propostas melhorias ao sistema que se encontra atualmente implementado na companhia de forma a garantir uma melhor compreensão e analise do risco e mitigações associadas de futuras operações prolongadas da companhia.
Desde o nascimento da indústria aeronáutica, a aviação comercial tem sofrido um crescimento exponencial devido à elevada procura no transporte de passageiros e carga. Este desenvolvimento só se tornou possível devido a todas as melhorias nos níveis de segurança operacional praticados ao longo das décadas. Neste contexto, considerando todas as vantagens que advém de um Sistema de Gestão de Segurança Operacional integrado e a irregularidade em termos operacionais do operador de linha aérea euroAtlantic Airways (EAA) desenvolve-se neste trabalho um estudo de viabilidade do atual modelo de análise de risco operacional da companhia para as suas operações prolongadas. Esta dissertação consiste num estudo de implementação de uma matriz de análise de risco de segurança operacional de operações continuadas. Com este intuito todas as áreas operacionais desta companhia aérea são, numa fase inicial deste projeto, essenciais na identificação dos perigos e medidas de mitigação inerentes a cada um dos setores. Todos os perigos elencados, e seus consequentes riscos são posteriormente classificados quanto à probabilidade e severidade e agregados numa matriz de análise de risco. Num estágio final, de forma a garantir a viabilidade da matriz, a mesma foi introduzida e avaliada através do sistema integrado de gestão do risco operacional da companhia. Três das maiores operações prolongadas da companhia nos últimos dois anos foram utilizadas como exemplos para analise da viabilidade quer da matriz, quer de futuras operações da companhia. Por fim, são propostas melhorias ao sistema que se encontra atualmente implementado na companhia de forma a garantir uma melhor compreensão e analise do risco e mitigações associadas de futuras operações prolongadas da companhia.
Description
Keywords
Acmi Operations Aviation Legislation Human Factors Long-Term Operations Operations Based In Outstations Risk Management Safety Safety Management System