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Estudo de desenvolvimento de um algoritmo de determinação de fiabilidade da aeronave em fase de projeto na lógica da falha catastrófica

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica
dc.contributor.advisorSaúde, José Manuel Mota Lourenço da
dc.contributor.authorReal, Diego Gabriel Rodriguez Corte
dc.date.accessioned2025-11-19T15:18:50Z
dc.date.available2025-11-19T15:18:50Z
dc.date.issued2025-04-24
dc.date.submitted2025-03-05
dc.description.abstractNum setor onde a segurança é a principal prioridade, a fiabilidade e a manutenção desempenham um papel essencial na prevenção de acidentes, garantindo a integridade dos sistemas e otimizando os processos de manufatura. A consideração destes fatores não só contribui para a minimização dos custos ao longo do ciclo de vida da aeronave, como também prolonga a sua vida útil, resultando numa operação mais eficiente e numa maior satisfação dos operadores e utilizadores. Com a evolução constante da indústria aeronáutica, a necessidade de aumentar a disponibilidade das aeronaves e reduzir os custos operacionais tem impulsionado a adoção de programas de fiabilidade, que se têm revelado ferramentas fundamentais para a gestão e otimização da manutenção. Neste contexto, esta dissertação propõe e avalia a viabilidade da implementação de um programa de determinação de fiabilidade para a aeronave LUS222, atualmente em desenvolvimento em parceria com o CEiiA, no enquadramento dado pela probabilidade de falha catastrófica.por
dc.description.abstractIn a sector where safety is the number one priority, reliability and maintenance play a key role in accident prevention by ensuring the safety of systems as well as optimizing manufacturing processes. The inclusion of these requirements helps minimize life cycle costs and increase the lifespan of aircraft, resulting in greater customer satisfaction. With the continuous development of the aviation industry, there is a growing demand for increased aircraft availability and reduced maintenance costs, making it necessary to implement reliability programs due to the success they have brought to the industry. In this context, this master’s thesis proposes and evaluates the feasibility of implementing a reliability determination program for the LUS222 aircraft, currently under development in partnership with CEiiA, within the framework provided by the probability of catastrophic failure.eng
dc.identifier.tid204045711
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19288
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAnálise de Fiabilidadepor
dc.subjectÁrvore de Falhaspor
dc.subjectFiabilidade de Projetopor
dc.subjectGestão da Fiabilidadepor
dc.subjectMtbfpor
dc.subjectPrograma de Fiabilidadepor
dc.titleEstudo de desenvolvimento de um algoritmo de determinação de fiabilidade da aeronave em fase de projeto na lógica da falha catastróficapor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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