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Alfaiataria na contemporaneidade: Alfaiataria artesanal e alfaiataria industrial, um estudo de caso

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Abstract(s)

Inicialmente, o vestuário foi simplesmente uma forma de cobrir o corpo. Embora tenha começado como uma solução prática para um conjunto de necessidades físicas e simbólicas, rapidamente se tornou perceptível para alguns que poderiam rentabilizar essa necessidade simultaneamente individual e colectiva, fazendo esse trabalho para outros de modo a que as pessoas não o tivessem que fazer por si mesmas. Essas pessoas então começaram a pagar em moeda por receber esses bens ou serviços, nascendo assim os alfaiates. “O conhecimento e a arte da alfaiataria, do corte e costura do tecido – os dois aspectos básicos da construção de um padrão de roupas – desenvolveu-se gradualmente na Europa entre os séculos XII e XIV.” (BOYER, 1996) Esta dissertação pretende explorar, questionar e analisar as diferenças entre alfaiataria artesanal e alfaiataria industrial. A crescente preocupação com o facto de a alfaiataria artesanal estar em vias de extinção fez com que, numa primeira abordagem, fosse considerada uma pesquisa da evolução do vestuário masculino, pois esta evoluiu ao lado da alfaiataria artesanal e industrial até aos dias de hoje. Concluímos que existe espaço no mercado para estas duas potências de vestuário, cada uma com as suas características e particularidades, de forma a poderem coexistir ao mesmo tempo sem uma prejudicar a outra.
Initially, clothing was mostly a way to cover the human body. Although it began as a practical solution to a set of physical and symbolical needs, it rapidly become clear to some that it was possible to profit from that simultaneously individual and collective necessity, making that work for others, so that they wouldn’t need to do it themselves. When these people started charging for those goods and services, tailors were born. “The knowledge and the art of tailoring, cutting and sowing the fabric – the two basic features when building a clothing pattern – developed gradually over Europe between the 12th and the 14th Centuries.” (BOYER, 1996) This dissertation aims to explore, question and analyse the differences between handmade and industrial tailoring. The growing worry with the fact that handmade tailoring may be disappearing was our motivation to research the evolution of menswear, since it developed side by side with both handmade and industrial tailoring through times and to our days. We conclude that there is a market for both of these clothing options, each with their own specific characteristics, allowing them to coexist without harming each other.

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Design moda Vestuário masculino - História Vestuário masculino - Artesanato Vestuário masculino - Indústria Modelagem - Design moda

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Universidade da Beira Interior

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