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Apesar das medidas e políticas em matéria de segurança rodoviária, os acidentes continuam a representar um grave problema da actualidade, quer na perspectiva económica devido aos avultados custos e recursos envolvidos, quer na perspectiva social, tendo em conta o número de vidas humanas perdidas a cada ano. Os custos tangíveis e intangíveis em causa são, de facto, inaceitáveis em qualquer sociedade moderna. Por essa razão, o tema da segurança rodoviária tem hoje um estatuto importante e prioritário, não só para as diversas entidades competentes, como
também para o simples utente das estradas. A urgência económica e social desta problemática justifica o desenvolvimento de novas abordagens e intervenções técnicas especializadas com vista à redução da sinistralidade rodoviária.
No presente trabalho é realizada uma georreferenciação dos acidentes rodoviários, através da aplicação de um sistema de informação geográfica (SIG), com base em routes criadas a partir da rede viária interurbana do distrito da Guarda e da identificação da estrada e do ponto
quilométrico da ocorrência dos acidentes.
Ainda recorrendo à aplicação de SIG, são realizadas várias análises a partir da informação obtida na georreferenciação, identificando os locais de ocorrência de acidentes, nomeadamente pontos
negros e zonas de acumulação de acidentes, zonas de sinistralidade frequente e zonas cinzentas.
Os resultados das análises realizadas são posteriormente usados para a produção de conteúdos cartográficos com o intuito de permitir a fácil identificação e interpretação dos locais de ocorrência de acidentes.
Description
Keywords
Sinistralidade rodoviária Sinistralidade rodoviária -- Georrefenciação Sinistralidade rodoviária -- Sistema de informação geográfica Sinistralidade rodoviária -- Política de segurança Sinistralidade rodoviária -- SIG
