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Refinamento e Otimização do Modelo de Treliça com Ângulo Variável – RASTM para Análise de Placas de Concreto Estrutural

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpt_PT
dc.contributor.advisorBernardo, Luís Filipe Almeida
dc.contributor.advisorHorowitz, Bernardo
dc.contributor.authorFilho, Benedito Madian Viana de Carvalho
dc.date.accessioned2022-02-28T10:03:29Z
dc.date.available2022-02-28T10:03:29Z
dc.date.issued2021-11-17
dc.description.abstractO desenvolvimento de um modelo de análise de placas de concreto estrutural, que considere adicionalmente a influência do concreto a tração, como também outras tipologias de composição do concreto e técnicas de utilização de sistemas de reforço estrutural, ainda carece de melhor desenvolvimento e comprovação. Este trabalho apresenta um modelo refinado de campos de tensões (Modelo de Treliça com Amolecimento e Ângulo Variável Eficiente - Eff. RA-STM) que considera esses fatores, os quais influenciam o comportamento das placas, de maneira que os resultados obtidos demonstram-se mais próximos aos obtidos por via experimental. Em adição, o trabalho também incorpora o objetivo de reformular o procedimento de solução do modelo predecessor ao aqui apresentado, com vista a aumentar a eficiência computacional e estabilidade numérica. Para verificar a confiabilidade e a capacidade do modelo proposto, foram efetuadas comparações entre os resultados das previsões correspondentes ao modelo refinado de campo de tensões proposto neste trabalho e observações experimentais de testes relevantes encontrados na literatura. Esta abordagem levou a uma simulação mais realista e uma melhor compreensão do comportamento global das placas de concreto estrutural. O modelo proposto poderá ser útil para ajudar à verificação local de elementos estruturais de concreto com comportamento de placa.pt_PT
dc.description.abstractThe development of a model to analyse structural concrete membranes, which additionally considers the influence of the tensile concrete, as well as other type of concretes and strengthening techniques, still needs better development and validation. This work presents a refined stress field model (Efficient Rotating-Angle Softened Truss Model - Eff. RA-STM) considering the previous factors which influence the behavior of the plates, so that the predictions are closer to the results obtained experimentally. In addition, the work also incorporates the objective of reformulating the solution procedure of the previous version of the model to the one presented here, in view to increase the computational efficiency and numerical stability. To check the reliability and capacity of the proposed model, comparisons were made between the predictions from the refined stress field model proposed in this work and the experimental results from relevant tests found in the literature. This approach led to a more realistic simulation and a better understanding of the overall behavior of structural concrete plates. The proposed model can be useful to help to check locally structural concrete plates.pt_PT
dc.description.sponsorshipEsta tese foi desenvolvida no Centre of Materials and Building Technologies (C-MADE), entre 2018 e 2021 com apoio financeiro e científico do Banco Santander Totta e da Universidade da Beira Interior, no âmbito da Bolsa de Incentivo a Doutoramento financiada pelo Contrato Plurianual de Mecenato UBI - Santander Totta, em particular através da referência identificativa (BID/FE/2019).pt_PT
dc.identifier.tid101629869pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12078
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRA-STMpt_PT
dc.subjectBetão em traçãopt_PT
dc.subjectProcedimento de solução eficientept_PT
dc.subjectPlacaspt_PT
dc.subjectConcreto estruturalpt_PT
dc.titleRefinamento e Otimização do Modelo de Treliça com Ângulo Variável – RASTM para Análise de Placas de Concreto Estruturalpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameViana de Carvalho Filho
person.givenNameBenedito Madian
person.identifier.orcid0000-0002-8563-3178
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb162a5eb-2e3f-4650-bf34-9e8d602a1f48
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb162a5eb-2e3f-4650-bf34-9e8d602a1f48
thesis.degree.nameDoutoramento em Engenharia Civilpt_PT

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