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Authors
Abstract(s)
Concerning the fashion system, the beginning of the 21st century is marked by the
proliferation of Fast Fashion and over-consumption. The way people consume today is pushing
at the boundaries of the planet and those who are living in it. Therefore disruptive and
radical solutions are urgently needed towards a more sustainable world. One of the most
promising design strategy capable of creating this radical change in the current fashion
system is Product Service System (PSS) design strategy that does not only concentrate on the
product itself, but also proposes service solutions in order to add extra volume and meaning
to the product by turning the over-consumption phenomenon into a more sustainable system.
Although seen by many as superficial and fleeting, fashion is one of the best tools for shaping
lifestyles and cultural values. As fashion has the power to create a sense of individuality and
belonging at the same time, the work presented in this paper questions: How should a new
sustainable fashion system be designed in order to engage the consumer with long-term
products without loosing the sense of fashion individuality and belonging?
In order to answer this question the paper represents a literature review on the Fashion
Product-Service System (PSS) field and its impact for sustainability in order to determine the
state of the art for a second phase that will exemplify and corroborate the research carried
out as a proposal of a service-system design for a sustainable Fashion System. It focuses on
themes such as consumption patterns, sustainable fashion and storytelling, defining their role
within a Product-Service System (PSS) towards a sustainable fashion system.
The review points the relevance of PSS to drive sustainability and supports PPS as a tool for
the implementation of the model in fashion brands and products. This is an initial approach
that deserves to be developed and tested in future investigations.
No que diz respeito ao mundo da moda, o início do século XXI fica marcado pela proliferação do Fast Fashion e overconsumption. A forma como se consome, hoje, desafia os limites do planeta e daqueles que vivem nele, e por isso são urgentes soluções disruptivas e radicais rumo a um mundo mais sustentável. Uma estratégia de design muito promissora capaz desta mudança radical ao sistema de moda atual é aquela que junta produtos e serviços – Product- Service System (PSS) - e que é capaz de criar significado e afinidade consumidor - produtos. Ainda que vista por muitos como superficial e passageira, a moda é uma das melhores ferramentas para moldar estilos de vida e valores culturais. Apesar de se expressar através de produtos, é, na verdade, muito mais sobre sentimentos, a moda tem o poder de criar uma sensação de individualidade e pertença, como duas narrativas distintas num único personagem. Portanto, a principal questão a responder neste trabalho é: como deve ser desenhado um novo sistema de moda sustentável em que consumidores se comprometam com produtos durante mais tempo, mas sem que percam a sensação de individualidade e pertença? Este trabalho faz uma revisão bibliográfica a Sistemas de Produto-Serviço de Moda e seu impacto no rumo à sustentabilidade de forma a estabelecer o estado da arte. Foca-se em temas relacionados com o comportamento do consumidor e em como desenvolver apego entrego pessoas e produtos; design de moda sustentável, dando destaque a estratégias de design participativo e circular; e storytelling, como elo de ligação e criador de calor num Sistema de Produto-Serviço (PSS). Um Sistema de Produto-Serviço (PSS) baseado no estudo precedente é apresentado como ferramenta para a implementação deste modelo em marcas e produtos. Uma análise ao seu funcionamento sob o ponto de vista do utilizador e dos fornecedores é apresentada, assim como conclusões e possíveis melhoramentos ao mesmo. A principal contribuição deste trabalho encontra-se na possibilidade de observar a integração de um modelo PSS a uma marca real e trazer um elemento prático para uma área que ainda é dominada por trabalho teórico, contudo esta é uma abordagem inicial que merece ser continuada e desenvolvida em futuras investigações, neste sentido algumas sugestões são levantadas.
No que diz respeito ao mundo da moda, o início do século XXI fica marcado pela proliferação do Fast Fashion e overconsumption. A forma como se consome, hoje, desafia os limites do planeta e daqueles que vivem nele, e por isso são urgentes soluções disruptivas e radicais rumo a um mundo mais sustentável. Uma estratégia de design muito promissora capaz desta mudança radical ao sistema de moda atual é aquela que junta produtos e serviços – Product- Service System (PSS) - e que é capaz de criar significado e afinidade consumidor - produtos. Ainda que vista por muitos como superficial e passageira, a moda é uma das melhores ferramentas para moldar estilos de vida e valores culturais. Apesar de se expressar através de produtos, é, na verdade, muito mais sobre sentimentos, a moda tem o poder de criar uma sensação de individualidade e pertença, como duas narrativas distintas num único personagem. Portanto, a principal questão a responder neste trabalho é: como deve ser desenhado um novo sistema de moda sustentável em que consumidores se comprometam com produtos durante mais tempo, mas sem que percam a sensação de individualidade e pertença? Este trabalho faz uma revisão bibliográfica a Sistemas de Produto-Serviço de Moda e seu impacto no rumo à sustentabilidade de forma a estabelecer o estado da arte. Foca-se em temas relacionados com o comportamento do consumidor e em como desenvolver apego entrego pessoas e produtos; design de moda sustentável, dando destaque a estratégias de design participativo e circular; e storytelling, como elo de ligação e criador de calor num Sistema de Produto-Serviço (PSS). Um Sistema de Produto-Serviço (PSS) baseado no estudo precedente é apresentado como ferramenta para a implementação deste modelo em marcas e produtos. Uma análise ao seu funcionamento sob o ponto de vista do utilizador e dos fornecedores é apresentada, assim como conclusões e possíveis melhoramentos ao mesmo. A principal contribuição deste trabalho encontra-se na possibilidade de observar a integração de um modelo PSS a uma marca real e trazer um elemento prático para uma área que ainda é dominada por trabalho teórico, contudo esta é uma abordagem inicial que merece ser continuada e desenvolvida em futuras investigações, neste sentido algumas sugestões são levantadas.
Description
Keywords
Cpa (Apego Consumidor-Produto) Design
Participativo Moda Sustentável Sistemas de Produto-Serviço (Pss) Storytelling Têxteis Inteligentes
