Publication
A relação estética das artes plásticas na arquitetura de Miguel Saraiva
dc.contributor.advisor | Pinto, Luís Miguel de Barros Moreira | |
dc.contributor.author | Fidalgo, Ana Cristina Matos Lopes | |
dc.date.accessioned | 2015-04-17T13:29:05Z | |
dc.date.available | 2015-04-17T13:29:05Z | |
dc.date.issued | 2014-01 | |
dc.description.abstract | Com o presente trabalho, pretende-se defender a tese de que o arquiteto Miguel Saraiva, na primeira década da sua carreira, construiu uma arquitetura que foi beber inspiração aos pintores neoplasticistas, principalmente a Piet Mondrian, apresentando projetos que, após a sua edificação, se constituem como pinturas em três dimensões, jogando com a cor, a luz e o espaço, tomando como moldura o meio e a paisagem envolvente. Parte-se da abordagem de áreas científicas e artísticas diversas e complementares para compreender o contexto, a evolução histórica e os conceitos intrínsecos ao conhecimento da arquitetura e da pintura contemporânea, com o intuito de elaborar uma proposta de análise e a sua aplicabilidade num caso de estudo. Na primeira parte do trabalho, apresenta-se a relação estética das artes plásticas na Arquitetura, realçando a importância da estética no sujeito fruidor, a relação entre a obra de arte e o sujeito e a valorização de modelos de comportamento estéticos. Na segunda parte, estudam-se três temas, a cor, a luz e o espaço, fazendo referência a um determinado período de intervenções de alguns artistas plásticos que foram importantíssimos na forma como o fruidor olha, estuda, compreende e apreende a arte no seu todo e a influência do abstracionismo na arquitetura. Reserva-se a terceira parte da tese aos casos de estudo de uma seleção de obras dos primeiros anos de ateliê de Miguel Saraiva, fazendo um descritivo dessas obras e abordando o relacionamento entre o fruidor e a obra no que toca à perceção estética. Releva-se a cor, a importância da luminosidade e a materialização da luz no património construído. Na conclusão, aborda-se o papel preponderante do desenho na obra do arquiteto Miguel Saraiva, em que este nos apresenta cada projeto como a expressão da sua arte, como um todo em que o domínio do espaço ajuda a proporcionar um percurso unificado entre desenho, pintura e arquitetura, concluindo que o arquiteto pinta a natureza com a sua obra. | por |
dc.identifier.tid | 101406789 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3295 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Saraiva, Miguel, 1968 - Obra - Estudo de caso | por |
dc.subject | Arquitectura contemporânea | por |
dc.subject | Neoplasticismo | por |
dc.subject | Arquitectura - Artes plásticas | por |
dc.title | A relação estética das artes plásticas na arquitetura de Miguel Saraiva | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.discipline | Arquitectura | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Arquitectura | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A_Relação_Estética_das_Artes_Pásticas_na_Arquitectura_de_Miguel_Saraiva.pdf
- Size:
- 7.84 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Documento principal
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: