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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In the field of aviation, supercharging allows piston engines to develop maximum power
when operating at high altitudes or boost an aircraft’s power during take-off. A naturally
aspirated engine, without a supercharger, will lose power at high altitudes because of the
reduced density of the air entering the intake system. This project aims to supercharge an
opposed piston engine (OPE) developed by Jorge Gregório using the RHB31 VZ21
turbocharger to improve its performance. The UBI/UDI – OPE-BGX286 is a single cylinder
4-stroke spark ignition OPE with a twin crankshaft configuration similar to the Junkers
Jumo 205 operating in a horizontal position. A new exhaust system and an intake system
containing an air capacitor were designed and fabricated to allow the supercharging of the
engine. An Eddy current dynamometer and various sensors connected to the engine control
unit were utilised to measure the engine parameters during the natural aspiration and
supercharging tests. The engine performance was quantified by the values of torque, power
and specific fuel consumption. Several problems were found throughout the tests that made
it impossible for the engine to function correctly and the modifications made to rectify them
are explained. Possible reasons for the failure of the study are then presented.
No campo da aviação, a sobrealimentação permite que os motores a pistão desenvolvam a potência máxima quando operam a grandes altitudes ou aumentem a potência de uma aeronave durante a decolagem. Um motor naturalmente aspirado, sem um compressor, perderá potência a grandes altitudes devido à densidade reduzida do ar que entra no sistema de admissão. Este projeto tem como objetivo sobrealimentar um motor de pistões opostos (OPE) desenvolvido por Jorge Gregório utilizando o turbocompressor RHB31 VZ21 para melhorar o seu desempenho. O UBI/UDI – OPE-BGX286 é um OPE monocilíndrico de ignição por faísca a 4 tempos com uma configuração de cambota dupla semelhante ao Junkers Jumo 205 operando numa posição horizontal. Um novo sistema de escape e um sistema de admissão contendo um capacitador de ar foram projetados e fabricados para permitir a sobrealimentação do motor. Um dinamômetro de correntes de Eddy e vários sensores conectados à unidade de controlo do motor foram utilizados para medir os parâmetros do motor durante os testes de aspiração natural e de sobrealimentação. O desempenho do motor foi quantificado pelos valores de binário, potência e consumo específico de combustível. Ao longo dos testes foram encontrados vários problemas que impossibilitaram o funcionamento correto do motor, sendo explicadas as modificações feitas para os retificar. São apresentadas então possíveis razões para o insucesso do estudo.
No campo da aviação, a sobrealimentação permite que os motores a pistão desenvolvam a potência máxima quando operam a grandes altitudes ou aumentem a potência de uma aeronave durante a decolagem. Um motor naturalmente aspirado, sem um compressor, perderá potência a grandes altitudes devido à densidade reduzida do ar que entra no sistema de admissão. Este projeto tem como objetivo sobrealimentar um motor de pistões opostos (OPE) desenvolvido por Jorge Gregório utilizando o turbocompressor RHB31 VZ21 para melhorar o seu desempenho. O UBI/UDI – OPE-BGX286 é um OPE monocilíndrico de ignição por faísca a 4 tempos com uma configuração de cambota dupla semelhante ao Junkers Jumo 205 operando numa posição horizontal. Um novo sistema de escape e um sistema de admissão contendo um capacitador de ar foram projetados e fabricados para permitir a sobrealimentação do motor. Um dinamômetro de correntes de Eddy e vários sensores conectados à unidade de controlo do motor foram utilizados para medir os parâmetros do motor durante os testes de aspiração natural e de sobrealimentação. O desempenho do motor foi quantificado pelos valores de binário, potência e consumo específico de combustível. Ao longo dos testes foram encontrados vários problemas que impossibilitaram o funcionamento correto do motor, sendo explicadas as modificações feitas para os retificar. São apresentadas então possíveis razões para o insucesso do estudo.
Description
Keywords
4-Tempos Fabricação Ignição por Faísca Junkers Motor de Combustão
Interna Projeto Sobrealimentação