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Estudo do Confinamento da Hélice para o Sistema Propulsivo do Avião do Air Cargo Challenge 2021/2022

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáuticapor
dc.contributor.advisorSilvestre, Miguel Ângelo Rodrigues
dc.contributor.authorLeite, Edson Lopes Barbosa
dc.date.accessioned2023-02-20T09:25:19Z
dc.date.available2023-02-20T09:25:19Z
dc.date.issued2022-03-11
dc.date.submitted2022-01-31
dc.description.abstractNo âmbito da participação da equipa AERO@UBI no Air Cargo Challenge (ACC) 2021/2022, foi realizado um estudo de viabilidade da utilização de uma hélice em ducto de forma a maximizar a tração da aeronave. Este ducto é projetado com base num estudo numérico realizado no Ducted Fan Design Code (DFDC). O estudo numérico serve de base para o desenho e fabrico, com tecnologias de impressão 3D por deposição de filamento fundido, de um protótipo utilizado em testes de validação da solução em ensaios no túnel de vento. Nestes ensaios, concluiu­se que os resultados numéricos obtidos eram otimistas e o desempenho do conjunto propulsivo em túnel de vento mostrou­se inferior ao da hélice não confinada para velocidades superiores a 10 m/s. Portanto a utilização de um ducto não seria viável para a aeronave ACC 2021/2022.por
dc.identifier.tid203225465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13018
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAir Cargo Challengepor
dc.subjectDfdcpor
dc.subjectHélice Confinadapor
dc.subjectHélice em Ductopor
dc.titleEstudo do Confinamento da Hélice para o Sistema Propulsivo do Avião do Air Cargo Challenge 2021/2022por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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