Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Interação entre o design de moda e o design do espaço de venda

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3225_6590.pdf4.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Perante a necessidade das empresas de moda se manterem competitivas, estuda-se nesta dissertação a possibilidade de usar novas abordagens do Design como ferramentas do negócio. A inovação é um pré-requisito para a liderança das marcas no mercado atual, e a circunstância da sua existência constitui a identidade visual estabelecida, e é neste enquadramento que o Design de interação surge para aproximar o produto de moda ao consumidor, através da interação total do conceito e ADN da marca. A interação está presente nas disciplinas da árvore do Design que evoluem das raízes materiais, sendo as suas principais áreas de conhecimento as noções de percepção, imaginação, habilidade, visualização, geometria, conhecimento de materiais, propriedades tácteis e sentido de pormenor. Nesta perspectiva, estudam-se as relações entre o design de moda e o design de interiores, responsável pelo ambiente do espaço de venda, bem como a evolução contemporânea do estilo minimalista, para criar um modelo de projeto inovador com interação entre as duas vertentes do Design. Aborda-se também o Design sensorial como um factor que influencia o desejo do consumidor no interior do espaço de venda, pelo que surge a necessidade de incluir esta nova abordagem do design na criação de produtos de moda e na sua inclusão no ambiente do espaço de venda. A metodologia do Design thinking é utilizada ao longo desta dissertação para criar conceitos e direcionar o planeamento e o desenvolvimento do protótipo do coordenado de moda em interacção com o design de interiores responsável pelo ambiente arquitectónico do espaço de venda. Considera-se este ambiente como uma estratégia de retailing para causar notoriedade e gerar competitividade através do design.
Given the need for fashion business to remain competitive, it is studied in this dissertation the possibility of using new approaches of design as business tool. Innovation is a requirement for the leadership of the brands in the current market, and the fact of its existence is the visual identity established, and it is within this framework that the interaction design comes closer to the fashion product to the consumer, through the total interaction DNA and the concept of the brand. The interaction is present in the design disciplines of design tree that evolve from material roots, and its main areas of expertise notions of perception, imagination, skill, visualization, geometry, knowledge of materials, properties and tactile sense of detail. In this perspective, the relationship between fashion design and interior design, responsible for the retail space environment as well as the evolution of contemporary minimalist style to create a model of innovative design with interaction between the two parts of the design. Addresses is also the sensorial design as a factor influencing consumer desire within the retail space, so there is a need to include this new approach of design in the creation of fashion products and their inclusion in the retail space environment. The methodology of design thinking is used throughout this dissertation to create concepts and direct the planning and development of the fashion prototype in interaction with the interior design responsibility for the architectural environment of the retail space. This environment is considered as a retailing strategy to cause awareness and generate competitiveness through design.

Description

Keywords

Branding Design de Interação Design de Interiores Design de Moda Design Sensorial Design Thinking Negócio de Moda Retailing

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue