Repository logo
 
Publication

Impacto Educacional, pelo Método de Ensino de Medicina Geral e Familiar, nos Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra no Ano Letivo 2017-18

dc.contributor.authorFreitas, Mélanie
dc.contributor.authorSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
dc.contributor.authorJosé, Inês
dc.contributor.authorSimões, José Augusto Rodrigues
dc.date.accessioned2020-02-17T16:38:21Z
dc.date.available2020-02-17T16:38:21Z
dc.date.issued2019-09-08
dc.description.abstractObjetivos: Caracterizar o impacto educacional do processo de ensino da unidade curricular (UC) de Medicina Geral e Familiar (MGF), avaliando os resultados do ensino e aprendizagem na UC de MGF no ano letivo de 2017-2018. Métodos: Foram analisados os resultados das respostas a questionário aplicado em sala no início e no fim de cada aula a todos os alunos respondentes. Realizou-se estatística descritiva sendo verificadas as dinâmicas de crescimento das respostas (Δ= (t2-t1)/t1). Adotou-se para significado estatístico o valor de p<0,01. Resultados: Neste estudo, 78,3% das 60 perguntas apresentaram uma dinâmica de crescimento positiva e 21,6% das questões, apresentaram uma dinâmica de crescimento negativa. Houve um ganho em 50% do total de perguntas na melhor resposta no final da aula. Em 50% das questões, não houve avaliação satisfatória quanto à resposta dada 56,7% das perguntas apresentaram resultados estatisticamente significativos. Em 51,7% das perguntas há diferença com significado estatístico entre ambos os tempos de aplicação com p<0,01. Conclusões: Verificou-se ganho na melhoria das respostas no final da aula para os alunos que frequentaram as aulas teórico-práticas. A metodologia aplicada deverá ter futuras re-edições para confirmar os presentes resultados.pt_PT
dc.description.abstractObjectives: To evaluate and reflect on the teaching process of the General and Family Medicine (MGF) Curricular Unit (UC), by assessing teaching and learning outcomes of General and Family Medicine in the academic year 2017--2018. Methods: Analysis of the pedagogical surveys and the questionnaires filled by the students at the beginning and end of each class. Descriptive statistics were performed as well as trends in answers. Results: In this study, 56.7% of the questions presented statistically significant results. 78.3% of the questions presented positive growth dynamics, 21.6% of the questions presented negative growth dynamics. There was a learning improvement in 50% of the total questions, post-training. In 50% of the questions, there was no satisfactory evaluation regarding gain and learning capacity improvement. Conclusions: There were training and learning improvements for the students who attended these theoretical--practical classes. Teaching strategy can now be refined to improve learning percentage as well as the students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFreitas M, Santiago LMMS, Rosendo I, Simões JAR. Impacto Educacional, pelo Método de Ensino de Medicina Geral e Familiar, nos Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra no Ano Letivo 2017-18. RevADSO 2019;7(11):17-25.pt_PT
dc.identifier.doi10.35323/revadso.7112019141pt_PT
dc.identifier.issn2183-9247
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9297
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries11;141
dc.relation.publisherversionhttps://revista.adso.com.pt/revadso/article/view/141pt_PT
dc.subjectEstudantes de medicinapt_PT
dc.subjectEducação Médicapt_PT
dc.subjectMedicina Geral e Familiarpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleImpacto Educacional, pelo Método de Ensino de Medicina Geral e Familiar, nos Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra no Ano Letivo 2017-18pt_PT
dc.title.alternativeEducational Impact of a Methodology of Teaching General Practice/Family Medicine in Medicine Students of the University of Coimbra in 2017-18pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titleRevista ADSOpt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameFreitas
person.familyNameSantiago
person.familyNameRosendo Carvalho e Silva Caetano
person.familyNameRodrigues Simões
person.givenNameMélanie
person.givenNameLuiz Miguel
person.givenNameInês
person.givenNameJosé Augusto
person.identifierL-4695-2016
person.identifier.ciencia-idAB13-2946-9E61
person.identifier.ciencia-id891E-AFFC-7698
person.identifier.ciencia-idE419-CED2-38BA
person.identifier.orcid0000-0003-2944-1005
person.identifier.orcid0000-0002-9343-2827
person.identifier.orcid0000-0001-8838-6021
person.identifier.orcid0000-0003-2264-7086
person.identifier.ridP-9545-2018
person.identifier.scopus-author-id36896116500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaab4b8b4-ae4b-44f9-b1d0-330c990d1ad6
relation.isAuthorOfPublicationd369cbf1-cade-4706-8910-63a567b6e838
relation.isAuthorOfPublicationf09189dd-985f-4290-8b3e-8642a6b6a55f
relation.isAuthorOfPublication919b504d-aaa9-40ee-a1a5-40e1e0a57f6f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaab4b8b4-ae4b-44f9-b1d0-330c990d1ad6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Freitas,M.et.al.2019.Impacto Educacional do Metodo de Ensino.pdf
Size:
315.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: