Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A subversão da identidade através da autorrepresentação na videoarte de mulheres

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Anna_Petracca_tese.pdf4.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A luta por uma maior visibilidade da mulher na sociedade perdura há mais de um século e, apesar de muito já ter sido conquistado, persistem profundas adversidades que subordinam sua condição a uma realidade injusta e cruel. Assumindo que vivemos atualmente uma era digital caracterizada por excessivos estímulos visuais, acreditamos que o vídeo, em conjugação com processos criativos e artísticos, pode ser uma poderosa ferramenta de ressignificação em termos de identidade feminina. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é compreender de que forma a arte suportada no vídeo e realizada por mulheres, pode subverter uma ideia primária e equivocada da mulher. Para tal, recorremos à uma assertiva bibliografia, que reúne tanto estudos sociológicos quanto artísticos, somada à empiria decorrente de uma pesquisa de campo. Todas as obras analisadas são distintas de acordo com a subjetividade de cada criadora. Ainda assim, muito se assemelham, ao operar de formas análogas, a partir de intenções disruptivas. A investigação mostra que o corpo da artista articulado com o vídeo pode promover uma transgressão de símbolos imagéticos, que ecoam na realidade fora da tela. O estudo contribui para a área dos estudos feministas correlacionados com as pesquisas de base artística, principalmente no que diz respeito à representação/autorrepresentação, videoarte e performance, ao investigar sobre a construção da identidade da mulher na arte. A originalidade está justamente no caráter interdisciplinar da pesquisa, que conjuga diferentes áreas, e na convergência entre a teoria e a prática artística, engendrando as relações da forma mais atual possível.
The struggle for greater visibility of women in society has lasted for over a century and, despite much having been achieved, deep adversities persist that subordinate their condition to an unfair and cruel reality. Assuming that we currently live in a digital era characterized by excessive visual stimuli, we believe that video, in conjunction with creative and artistic processes, can be a powerful reinterpretation tool in terms of female identity. In this sense, the main objective of this research is to understand how art supported in video and performed by women, can subvert a primary and mistaken idea of women. To this end, we resorted to an assertive bibliography, which brings together both sociological and artistic studies, added to the empirical results of field research. All the analyzed artworks are different according to the subjectivity of each creator. Even so, they are very similar, operating in analogous ways, based on disruptive intentions. The investigation shows that the artist's body articulated with the video can promote a transgression of image symbols, which echo in reality outside the screen. The study contributes to the area of feminist studies correlated with artistic-based research, especially with regard to representation/self-representation, video art and performance, by investigating the construction of women's identity in art. The originality is precisely in the interdisciplinary character of the research, which combines different areas, and in the convergence between theory and artistic practice, addressing the issues in an up-to-date form.

Description

Keywords

Videoarte Feminismo Género Performance Autorrepresentação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue