Departamento de Comunicação e Artes
Permanent URI for this community
[Departamento extinto em 21 de outubro de 2019]
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Artes by advisor "Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Persuasão visual: perceção da embalagem de cereais pelos públicos infantis pré-escolaresPublication . Sena, Madalena Duarte Craveiro; Cunha, Tito Cardoso e; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoA embalagem, hoje, desempenha um importante papel comunicativo e publicitário que se sobrepõe à função estrutural primária de conter e conservar o produto. Essa função comunicativa acontece a dois níveis diferentes, contudo é o nível 2 (N2), o nível publicitário, atrativo e persuasor, o grande responsável por chamar a atenção do consumidor. Os elementos cor, marca e imagem do produto, são os elementos responsáveis pela sedução dos públicos, e as mascotes de marca, presentes principalmente nas embalagens destinadas ao consumo infantil, detêm também uma quota-parte na responsabilidade de atração desses targets. Os elementos visuais da embalagem são assim os comunicadores do conteúdo da embalagem que embora silenciosos, atuam como poderosas ferramentas de marketing que atraem, seduzem, e diferenciam a embalagem da concorrência de modo a conduzir o consumidor à compra. Os consumidores infantis, particularmente em idade pré-escolar, devido à sua ainda incapacidade de ler ou escrever, obtêm a informação sobretudo através dos elementos visuais não textuais. Contudo, os elementos marca, cores, imagem do produto e mascotes partilham o espaço da face da embalagem, em infinitas conjugações de cores e formas gráficas que não deixam perceber a força persuasiva de cada um. Assim, o objetivo primordial deste trabalho consistiu em perceber a força individual de cada um desses elementos, perante o público infantil pré-escolar. A desconstrução necessária do nível 2 com a análise independente a cada um dos elementos conduziu a primeira parte da investigação que culminou num estudo empírico construído a partir da revisão de literatura e da principal questão de investigação. Enveredámos por uma metodologia qualitativa, com estudo exploratório resultante de observações e entrevistas. Os dados resultantes, quantitativos, foram tratados estatisticamente e os resultados finais foram obtidos através de inferência estatística. Conseguimos, com este estudo, entender a importância individual de cada um dos elementos de N2 em termos persuasivos. Fortalecemos a ideia de que a cor é um elemento importante para as crianças e que, estas tendem a preferir embalagens com a sua cor predileta. Também entendemos que a marca se revela importante contudo, é facilmente preterida pelas crianças a favor de outros elementos. A mascote manifesta-se como o elemento mais persuasivo da embalagem de cereais pois as crianças demonstram conhecer mais mascotes que marcas. Despistámos a ideia de que o produto da embalagem atua como elemento decisor nas escolhas das crianças pois estas são mais facilmente persuadidas pelo aspeto visual da embalagem. A principal conclusão desta investigação é que uma imagem nova de uma embalagem pode demolir a fidelidade por uma marca conhecida. Consolidamos assim com este trabalho a sobrevalorização que as crianças em idade préescolar detêm pelo aspeto visual da embalagem, e portanto sobrelevamos a responsabilidade que a imagem da embalagem e a conjugação dos vários elementos podem ter na decisão de compra desses targets.