Departamento de Artes
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Browsing Departamento de Artes by advisor "Barata, João Alberto Baptista"
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- Design de moda e cinema de terrorPublication . Pinto, José Guilherme da Costa; Nogueira, Luis Carlos da Costa; Barata, João Alberto BaptistaUm designer de moda desenvolve uma coleção segundo diferentes parâmetros e métodos de criação. Este trabalho é desenvolvido de forma a se enquadrar ao ADN da marca, sendo feito de acordo com a estética da casa e desenvolvido para o seu público-alvo. Nas diferentes coleções que os designers vão apresentado ao longo dos anos e das estações, estes têm que se reinventar constantemente para apresentarem novas coleções que obedeçam às regras acima mencionadas. Ao longo do tempo, diversas marcas apresentaram os mesmos temas e inspirações, mas na sua maioria dos trabalhados, de formas diferentes e com uma estética diferente umas das outras. Um dos temas que já foi apresentado por criadores várias vezes é o terror. Sendo o terror um tema muito abrangente, esta dissertação focou-se na influência do cinema de terror na moda. Contextualizou a história do terror aprofundando-a no cinema e analisou historicamente o uso de terror na moda. Serão apresentadas noções de intertextualidade uma vez que esta é a ligação do terror e da moda que esta dissertação assume, complementado por estudos de casos com análises a nível intertextual de coleções que se inspirem em filme de terror. Analisaram-se trinta e quatro (n=34) coleções de moda entre a década de 1990 e a atualidade, fim de compreender o fenómeno e a sua expressão no design de moda internacional. Por fim, foi elaborada uma coleção inspirada em diversos filmes de terror e que se enquadrou na dinâmica intertextual estudada. Esta dissertação pretende analisar estes diferentes tópicos de forma a compreender a dimensão que o terror ocupa como influência para designers de moda aquando da criação de novos projetos.
- Design e versatilidade em vestidos de noivaPublication . Fonseca, Ana Rita Carvalho; Pinheiro, Cláudia Isabel de Sousa; Barata, João Alberto BaptistaA celebração de um casamento é um momento especial e memorável para todos aqueles que participam e detém a mais vistosa, única e simbólica indumentária do dia de casamento, o vestido de noiva. A seguinte investigação pretende apresentar o tema em torno de uma análise relacionada com a aplicação de uma das estratégias de um design sustentável em vestidos de noiva, mais concretamente, a versatilidade. O estudo desta temática é de extrema importância e relevância porque, a mudança de mentalidades em relação ao mercado, consumo e aplicação de métodos sustentáveis, tem de passar em todos os setores e tipologias de vestuário, neste caso em concreto, o traje nupcial. Tem como objetivo principal consciencializar, sensibilizar e oferecer conhecimento a marcas, futuros designers de moda e consumidores, um método sustentável aparentemente pouco explorado e aplicado ao vestido de noiva. Os designers e marcas pertencentes ao setor nupcial, estão atentos a esta problemática e têm vindo a reforçar este nicho de mercado. vestidos de noiva que protegem o ecossistema, minimalistas, modulares e versáteis que se adaptam ao dia de casamento e posteriores eventos, são um mercado com potencial ascensão, a nível internacional, e futuramente em Portugal. A metodologia quantitativa desenvolvida neste estudo, manifestou-se com uma pergunta de partida: A versatilidade em vestidos de noiva é uma perspetiva para o mercado nupcial de Portugal, e existirá a possibilidade de consumo por parte do público feminino português? Neste contexto e através de uma metodologia mista foi realizado um questionário a indivíduos de sexo feminino presentes em território nacional, com o objetivo de atestar a temática de investigação, recolher dados relativos à moda nupcial versátil em Portugal, de forma a compreender o consumo, preferências, opiniões e ideologias do publico feminino relativamente à temática.
- A Moda e o Cinema no Século XX: simbiose no figurinoPublication . Pereira, Carolina Maria Fadigas; Nogueira, Luis Carlos da Costa; Barata, João Alberto BaptistaNo decorrer do século XX, duas áreas são alvos de destaque: a moda e o cinema. Ambas em constante evolução marcaram cada década com diferentes assinaturas. Quando e como se cruzaram, são algumas das revelações desta dissertação. Nesse sentido, no primeiro capítulo efetuamos uma análise e reflexão histórica, de modo a explicar as múltiplas relações estabelecidas entre estas áreas. Não esquecendo o elemento mais importante de ligação, o figurino. Esta relação de simbiose vai ser não só definida, mas também c onstatada em diferentes aspetos. Na vertente histórica, social e cultural, na compreensão das diferenças entre um figurinista e um designer de moda e a contribuição da altacostura. Adicionando ainda comparações entre um figurino idealizado com rigor histó e o contributo de uma destacada investigadora da área. rico e com liberdade artística Com o intuito de efetuar a ligação entre a dimensão teórica e reflexiva e a dimensão prática e criativa, elaborouse um manual do processo de criação do figurino e um ca so prático que consiste na recriação de dois figurinos de um filme português, Os Emissários de Khalôm que assimilará vários dos conteúdos anteriormente explorados.