Departamento de Física
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Física by advisor "Amoreira, Luís José Maia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- HidrostáticaPublication . Lourenço, Margarida Manuel Viegas Rodrigues Pinto; Amoreira, Luís José MaiaQuímica no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende desenvolver um tema escolhido pelo Professor Estagiário, assim como descrever todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo 2012/2013, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã. Este Relatório é composto por 3 capítulos, conclusões, referências bibliográficas e anexos. O capítulo 1 desenvolve um dos temas lecionados no 9º ano de escolaridade, a Lei de Arquimedes. Este enquadra-se no subcapítulo 2 “Movimentos e Forças”, inserido na Unidade 1 “Em Trânsito” do programa de Ciências Físico-Químicas, do 9º ano. Descreve vários conceitos importantes para o seu estudo como a massa específica, peso específico, peso específico relativo e pressão. Aborda ainda metodologias para o estudo da hidrostática. O Capitulo 2 apresenta quatro planos de aula: uma aula da componente de Física e outra da componente de Química no Ensino Básico (9º ano) e outro tanto para o Ensino Secundário (10º ano). A aula de física preparada para o ensino básico cobre a matéria relativa ao estudo da impulsão e a Lei de Arquimedes; a de química as ligações químicas; para o ensino secundário, são abordados os temas de balanços de energia e Primeira Lei da Termodinâmica (Física) e tabela periódica (Química). O capítulo 3 aborda as Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular desenvolvidas pelo núcleo de estágio da Escola Secundária Frei Heitor Pinto no decorrer do ano letivo 2012/2013. Para terminar é feita uma conclusão de todo o trabalho, seguido das referências bibliográficas e os anexos que descrevem a Escola Frei Heitor Pinto, assim como as turmas do 9º e 10º anos de escolaridade onde foi realizado o estágio.
- Lei de OhmPublication . Costa, Sónia Isabel Nunes; Amoreira, Luís José Maia; Santos, Amélia Rute de Lima Dias dosA elaboração do relatório de estágio pedagógico resulta na reflexão de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, pelo aluno/professor estagiário, durante o ano letivo escolar. O relatório de estágio pedagógico é composto por três capítulos, referências bibliográficas e anexos. O capítulo 1 desenvolve um dos temas lecionados no 9º ano de escolaridade, a resistência elétrica e Lei de Ohm, inserido na Unidade 2 “Circuitos elétricos e eletrónicos” do programa de Física, do 9º ano. Descreve a história, a respetiva explicação científica e as aplicações tecnológicas da lei de Ohm, numa abordagem determinada pelo contexto de relatório de estágio. O capítulo 2 descreve de forma sucinta dois planos de aula. Um do Ensino Básico, 9º ano, relativo à componente de Física, da Unidade “Circuitos elétricos e eletrónicos” incluído na subunidade “Resistência elétrica e Lei de Ohm”; o outro, do Ensino Secundário, 10º ano, relativo à componente de Química, da Unidade “Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria” incluído na subunidade “Moléculas na troposfera - espécies maioritárias e vestigiais”. Nos planos consta toda a informação pormenorizada pertencente à aula: o registo do sumário a dar à turma, os conteúdos a lecionar e os seus pré-requisitos, seguindo as competências a ser desenvolvidas, e ainda todo o material e recursos necessários para o apoio da prática pedagógica, seguido do desenvolvimento detalhado e pormenorizado da aula, finalizando com a reflexão crítica da mesma. O capítulo 3 faz alusão às Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular desenvolvidas pelo núcleo de estágio na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no decorrer do ano letivo 2012/2013. Por fim, o relatório termina com os anexos que descrevem a própria escola — Escola Secundária Frei Heitor Pinto — e que caracterizam as turmas onde decorreram as aulas assistidas.