Browsing by Issue Date, starting with "2013"
Now showing 1 - 10 of 857
Results Per Page
Sort Options
- Jornalismo móvel e Realidade Aumentada: o contexto na palma da mãoPublication . Canavilhas, JoãoO aparecimento de novos dispositivos móveis de comunicação, como os smartphones e os tablets, está a mudar a forma como nos relacionamos com as notícias. O acesso à informação a partir destes dispositivos tem todas as vantagens oferecidas pelos webjornais e permite ainda efetuar um consumo mais personalizado. Às óbvias vantagens decorrentes deste uso individual podemos ainda juntar o potencial de algumas tecnologias incluídas nos dispositivos, como o recetor de GPS, o acelerómetro ou as câmaras de vídeo. Estas tecnologias permitem enriquecer os conteúdos noticiosos e um bom exemplo disso é a Realidade Aumentada (RA): a hipótese de colocar camadas de informação virtual sobre imagens reais captadas no momento é uma oportunidade para enriquecer as notícias com uma contextualização que pode ser continuamente atualizada. Neste trabalho procura-se explicar o que é a RA e que importância pode ter para o jornalismo móvel.
- O impacto do processo de Bolonha na formação de professores de Educação Visual e TecnológicaPublication . Melo, Ana Luísa Pinto do Souto e; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA reestruturação e a uniformização do ensino superior, preconizadas pelo Processo de Bolonha, revelaram-se necessárias para fazer face ao aumento dos níveis de competitividade social, cultural e económica no espaço europeu. A mudança do paradigma educacional decorrente traduz, no geral, um ensino focado na aquisição de competências de âmbito genérico e transversal, na convergência interdisciplinar e na flexibilização curricular. A concretização da reforma pedagógico-didática no ensino superior poderá beneficiar dos contributos da Gestaltpedagogia, da Educação pela Arte e da Metodologia Projetual, tal como propomos no âmbito do presente trabalho, já que as novas exigências educativas pressupõem a formação integral do indivíduo através de uma educação que agora se entende global e socialmente interventiva. A aquisição de competências transversais e globalizantes e a resolução de problemas poderão constituir, no nosso entender, uma base concetual na reorganização nas práticas de ensino e aprendizagem instituídas por Bolonha. As novas conceções de ensino e aprendizagem acarretam consequências nos cursos de formação, designadamente nos novos papéis dos professores e dos alunos e nas dinâmicas de ensino, aprendizagem e avaliação. A presente investigação tem, pois como principal objetivo refletir sobre o impacto do Processo de Bolonha no curso de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico através de um Estudo de Casos Comparativo entre duas instituições de ensino superior politécnico e universitário português. Para o efeito, auscultámos professores, coordenadores de curso e alunos, através de entrevistas e grupos focais, e procedemos à análise documental, procurando verificar as alterações ocorridas com a mudança do paradigma de ensino e aprendizagem e a pertinência da sua aplicação prática no contexto da formação atual. De uma maneira geral, os resultados obtidos corroboram algumas das conclusões de estudos já realizados sobre a implementação do PB a nível europeu. Embora circunscrita à formação de professores de EVT, esta investigação mostra que os planos curriculares dos cursos são ainda demasiado rígidos e, em alguns casos, com componentes que não cumprem os pesos percentuais mínimos enunciados na legislação portuguesa. Apesar de haver uma perceção geral sobre as vantagens e a necessidade da diversificação nas metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, estas, na prática, continuam limitadas a um ou dois tipos. Por outro lado, a distinção entre objetivos e competências é ainda pouco clara para alguns professores e predominam as competências específicas relativamente às genéricas.
- Reabilitação de edifícios multifamiliares das décadas de 50, 60 e 70Publication . Silva, Carlos Samuel Nogueira; Lanzinha, João Carlos GonçalvesNos últimos anos temos vindo a olhar para a parque habitacional em Portugal com alguma preocupação, pois a actual situação apresenta um aumento do número de edifícios com um estado de conservação bastante degradado. Admite-se que mais de um quarto dos edifícios existentes carece de necessidades de reparação. Esta dissertação pretende oferecer um melhor conhecimento sobre os actuais requisitos regulamentares aplicados à construção de edifícios novos e existentes e metodologias de avaliação do estado de conservação adequadas aos edifícios habitacionais. Para a realização desta dissertação considera-se três edifícios da habitação multifamiliar das décadas de 50, 60 e 70. Tenta-se compreender os aspectos construtivos relativos aos três casos em estudo, tendo em consideração a sua tipologia estrutural, os materiais empregues na concepção dos seus sistemas construtivos e etc.. Procedeu-se à recolha de um conjunto de requisitos regulamentares dispostos dispersamente pela legislação actual em vigor aplicada aos edifícios novos e existentes. Reuniu-se todo um conjunto de requisitos regulamentares e procedeu-se à criação de fichas de avaliação, cujo objectivo passa pela sua aplicação aos casos de estudo, realizando uma avaliação exigencial, de modo a avaliar o grau de cumprimento dos requisitos mínimos. Ao mesmo tempo, pretende-se aplicar duas das quatro metodologias abordadas, sendo que uma delas é constituída por inspecção visual simples e avaliação exigencial, procedendo a uma avaliação do estado de conservação dos casos de estudo. Após a aplicação e análise das fichas e metodologias de avaliação do estado de conservação, analisa-se os resultados obtidos, tendo como objectivo definir estratégias que, de uma certa forma venham apoiar a futuros projectos de reabilitação.
- Estructuras sintácticas construidas con infinitivoPublication . Vázquez Diéguez, IgnacioEl objetivo de estas páginas es el de ofrecer al lector interesado en el estudio comparativo de las lenguas española y portuguesa un tratado ordenado de las estructuras en las que aparece el infinitivo. Se añade en la lengua portuguesa el infinitivo conjugado, pessoal o flexionado que implica en la lengua española una construcción diferente al carecer de él.
- Reestruturação da Quinta do Peso: edifício de hotelaria do início do século XXPublication . Quezado, Tânia Marina Gonçalves; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoPortugal tem um território repleto de exemplos de abandono do património edificado, desde centros históricos com edifícios devolutos e desabitados, a aldeias despovoadas e deixadas ao abandono, “brownfields”, vazios urbanos, edifícios cujas funções originais não mais se adequam às necessidades da sociedade contemporânea, entre outros. Estas pré-existências arquitectónicas são muitas vezes objecto de grandes oportunidades de desenvolvimento em que o passado e o futuro se unem para preservar uma memória e criar novos centros de actividades culturais, económicas, de lazer, turismo e até mesmo de investigação. É a par da consciência desta realidade, que nos últimos anos tem surgido no meio da actividade arquitectónica um grande interesse na recuperação e reabilitação, como forma de dar uma nova vida aos edifícios existentes, mantendo ou recuperando a sua dignidade e identidade segundo premissas actuais de ecologia, sustentabilidade e intervenção responsável em termos de impacto ambiental e paisagístico. Mas nem sempre, ao longo da história, a sociedade olhou da mesma forma para os vestígios históricos da sua actividade económica, cultural e artística, e muito se perdeu por falta de consciência e por subestimar o valor do património. Conceito, este que, inicialmente, abrangia apenas os valores económicos e jurídicos das estruturas familiares, e só mais tarde, no século XIX, se afirmou quanto aos valores materiais e imateriais com interesse para toda uma comunidade e mais tarde para a humanidade. Neste sentido, a presente dissertação pretende fazer uma abordagem acerca do património construído e das diferentes formas de intervenção no mesmo, no âmbito da arquitectura, complementando-a com um projecto de uma intervenção num edifício devoluto, ao qual a comunidade local reconhece valor e interesse histórico.
- O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório NacionalPublication . Parente, Mariana Moreira da Silva; Oliveira, Ema Patrícia de LimaDesde há longos anos que vários investigadores se debruçam sobre a vida de indivíduos excecionais, com o intuito de compreender os fatores que contribuem para o desenvolvimento e expressão do talento e do desempenho de excelência. Cientes da relevância deste tema, bem como da escassa investigação sobre o mesmo a nível nacional, pretendemos com este estudo, compreender o fenómeno da excelência e o desenvolvimento do talento no domínio da dança. A presente investigação caracteriza-se por um estudo qualitativo, exploratório e descritivo tendo como principal objetivo: compreender que características pessoais e contextuais estão associadas ao desenvolvimento de desempenhos de excelência nos domínios da dança. Para a sua execução participaram no estudo 8 sujeitos (5 alunos premiados no domínio da dança a nível internacional e 3 dos seus professores), recorrendo-se à entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados e à metodologia de análise de conteúdo para a codificação dos mesmos. Pretendemos assim contribuir para uma melhor compreensão acerca do desenvolvimento do talento no domínio da dança, em particular numa fase de formação inicial e com destaque para uma faixa etária onde ainda pouco tem sido investigado na literatura, articulando estudos nas idades mais precoces que geralmente contextualizam o tema em torno da sobredotação, com perspetivas mais voltadas para a excelência (ou expertise), tomando como foco o estudo do fenómeno em adultos eminentes. Dentro dos principais resultados encontrados consideramos que poderão existir predisposições individuais para o talento, apresentando-se enquanto características pessoais com potencial para serem desenvolvidas. Para que estas características possam ser evidenciadas em talento e desempenhos superiores necessitam, irrefutavelmente, de ser influenciadas por um conjunto de aspetos e/ou fatores ambientais que vão desde o suporte familiar, ao grupo de pares, professores e outros participantes nas vidas dos indivíduos.
- 4D waypoints based optimal trajectory generation for unmanned aerial vehiclesPublication . Gameiro, Tiago Alexandre; Bousson, KouamanaThe constant technological developments recently observed on unmanned aerial vehicles allow its use on diverse activities. With the arrival of new opportunities new challenges arrive as well. Nowadays the navigation methods used is limited to following pre-defined points in space, waypoints, by using the flight parameters values in its control. This work proposes an alternative method, consisting in creating trajectories from 4D waypoints, i.e. three spatial coordinates plus a temporal one. So, it is possible to foresee the path e guarantee that it will be on the desired place at the right time. Because passing through the exact position of a waypoint is rather difficult and not always required, a tolerance is used around it, allowing the passage on the vicinity defined by a sphere whose radius is equal to that tolerance. In this work an algorithm is proposed to find the tridimensional point in the interior of that said sphere which minimizes the path length between the previous and next waypoint. The trajectory is defined interpolating the waypoint coordinates, using a fifth order polynomial function. This way, it is possible to constrain said function in order to create a trajectory whose flight parameters comply with navigation limits associated with the vehicle. By using the limits associated with a small unmanned aerial vehicle, it was possible to create a trajectory defined by 4D waypoints with a consistent behavior and quite smooth. The path chosen is a Racetrack Pattern loiter defined by six waypoints whose time was defined in order to attempt to maintain a constant velocity through the path. The simulation was a successfully performed, being the limits imposed respected through the entire domain of time. Therefore, the possibility of creating 4D waypoint based trajectories is proven, generating a new area of opportunities for time based missions where time plays a critical role, or the shape of the path is crucial.
- Relatório de projecto: curta-metragem "Reflexos"Publication . Laranjeira, Cláudia Joana Meira; Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado CrespoBeatriz é uma jovem com crises existenciais. Vive à margem da sociedade, num mundo idílico e tem uma paixão por dança. Um dia decide integrar-se no mundo social e faz uma viagem. Vai a um espectáculo onde conhece um bailarino, Gabriel. Apaixona-se. Gabriel tem atitudes perversas para com ela que a levam à loucura. Beatriz, na sua viagem pelo mundo do espectáculo, conhece uma misteriosa mulher que a seduz. Perdida entre o real e o irreal, vai-se questionando sobre a existência, refugiando-se no seu mundo e na sua solidão idílica. Conhece um novo amigo imaginário que lhe faz companhia e a orienta na sua viagem espiritual e existencial, que lhe revelará os segredos da vida. Beatriz descobre que o seu companheiro imaginário é um amigo real que a levará à sua salvação. Quando regressa da sua viagem, Beatriz compreende o verdadeiro sentido da vida e da sua existência.
- A infindável procura de um traço identitário: existirá uma estética feminina?Publication . Pereira, Ana CatarinaNo âmbito das teorias feministas do cinema, e dos estudos fílmicos em geral, algumas questões têm sido levantadas ao longo das últimas décadas, nomeadamente no que diz respeito à exigência de uma maior representatividade feminina no mundo da realização e produção cinematográficas. Sendo o olhar do espectador, como Laura Mulvey sugeriu, pressupostamente masculino, treinado por realizadores com fantasias e tendências voyeuristas homogéneas, a questão seguinte seria inevitável: poderá este mesmo olhar assumir características distintas, quando mediado por uma mulher? Poderá a arte, ao contrário dos anjos, ter sexo? Existirá, neste sentido, uma “estética feminina”, como Silvia Bovenschen, em artigo homónimo, publicado em Setembro de 1976, procura antecipar? Procurá-la não implicará um aprofundar de estereótipos associados à feminilidade e à masculinidade, todos eles redutores, segundo o ponto de vista de Michel Foucault e Judith Butler, bem como a atribuição de um certo carácter de exotismo, pela falta de representatividade nos circuitos artísticos? Enunciando e debatendo os principais argumentos dos autores mencionados, propomo-nos, no presente artigo, responder às questões colocadas.
- Parallel Cities: Film as architectural toolPublication . Santos, Eliana Sousa; Pedrosa, Patrícia Santos; Figueiredo, PauloParallel Cities is the title of a research project in which film is a central instrument to identify and analyse architectural problems. Film and video are traditionally considered tools for representation and are usually used in the realm of architecture in ways similar to presentation models, perspective renderings and architectural photography. There are however other tools that might be even more important within the architectural process, those which drive reflection about space and architectural problem solving: sketches, conceptual models, photography documenting process. All of these tools are crucial to the architects’ design process. One of the fundamental purposes of this research project is to promote the use of film and video as design tools. Other research fields, such as anthropology, use film and video as a research instrument. In anthropology, ethnographic film is a research tool which had a far reaching impact in contemporary documentary cinema. In architecture, film was used as a research instrument in William Whyte’s “The Social Life of Small Urban Spaces” (1980), which has served as the main source for the development of our project. We propose to observe the social interaction that occurs in recently modified public spaces – such as Largo do Intendente in Lisbon – bringing forth new patterns of occupation, as well other architectural problems that are still open. Thus, video becomes an instrument that allows the architectural project to be continually questioned and redesigned, and it extends the span of the architectural project into its built and occupied existence.