FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira"
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- Jogos construtivos como estratégia de projeto vs. criativa no ensino do DesignPublication . Borges, Melissa Inês Sousa; Caiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraO relatório de estágio pedagógico apresentado foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Compreende uma investigação histórica, descritiva e qualitativa que indaga sobre a eficácia do uso de jogos construtivos, no ensino do design/artes visuais, como estratégia de projeto vs. criativa, incluindo uma análise crítica-descritiva, não só da implementação desta investigação (PARTE I), como de todas as restantes atividades realizadas, pela professora estagiária, na prática de ensino supervisionada, no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, numa turma de 3º Ciclo (8º ano) da disciplina de Educação Visual (PARTE II). Na INTRODUÇÃO, fundamenta-se a escolha e delimitação do tema e detetam-se as problemáticas relacionadas com o mesmo, na formulação de questões e hipóteses de investigação descrevendo-se as metodologias de investigação adotadas. Explica-se também a organização sequencial do relatório de estágio. A hipótese principal baseia-se na crença do ludismo, e em concreto dos jogos construtivos, serem meios para desenvolver a criatividade, através de - métodos de resolução de problemas, de aprendizagem através de projetos, de aprendizagem pela descoberta, de atividades hands-on, de aprendizagem ativa - procurando-se a existência de pontos comuns aos processos criativos e a metodologia de projeto em design. A utilização dos jogos construtivos, em sala de aula, conduz ainda, os alunos, a um entendimento alargado de como obter formas-estruturas-objetos tridimensionais, sem ser através dos procedimentos tradicionais (incluindo assemblagem com materiais reutilizáveis). No enquadramento histórico-teórico-descritivo do tema, abordam-se os conceitos de - criatividade (descrevendo métodos e critérios para a avaliar); metodologia de projeto em design (chegando à síntese de Bonsiepe, como modelo); características formais e didáticas dos jogos construtivos (formais: como o design modular, a modularidade e a produção de padrões; didáticas: competências que estimulam face ao estágio de desenvolvimento dos alunos, a partir do 3º ciclo do ensino básico) inserindo-os, por tudo isso, o jogo K’NEX na UT módulo-padrão. O design, a implementação e a monitorização desta investigação baseia-se na observação direta em sala de aula, com o apoio de fichas de observação e fotografias, feitas durante o processo de execução, e do trabalho final dos alunos (análise documental).