Browsing by Issue Date, starting with "2014-7-15"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Velho, João Manuel Albino Alves; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O relatório de estágio que apresento vem descrever e analisar o trabalho realizado, ao longo do ano letivo 2013/2014, no âmbito do estágio pedagógico que é parte integrante do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola E.B. 2/3 do Teixoso, tendo como orientadora de estágio a Professora Ana Paula Carvalho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins. O principal objetivo foi descrever toda a atividade realizada ao longo do ano letivo, realizando uma análise crítica construtiva. Para fundamentar a minha análise crítica descrevi a escola onde se realizou o estágio, assim como os seus objetivos, e os objetivos do grupo onde estava inserido. Ao longo do ano tivemos que efetuar o planeamento para as turmas que lecionamos, o 5ºA e o 7ºA, de referir que o 5ºA foi a direção de turma da nossa orientadora, onde acompanhamos os alunos nos seus problemas e tentámos desenvolver a temática do PES. Tivemos a responsabilidade de assumir no desporto escolar a equipa de Boccia e a equitação para o Ensino Especial. Ao longo do relatório analisamos as atividades que realizamos na escola tanto letivas como não-letivas. Ao concluir esta análise, julgamos que contribuímos na formação dos alunos com quem contatámos, assim como adquirimos novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 Entende-se por Hipoterapia a atividade que utiliza o cavalo para fins terapêuticos, beneficiando da sua forma de movimentos tridimensionais, os quais são semelhantes aos dos humanos. O facto de o cavalo proporcionar um ambiente socializador e afetivo influencia a terapia praticada com os alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar a Autoeficácia e a Evolução Psicomotora em praticantes de Hipoterapia. A amostra foi constituída por 7 crianças e adolescentes com NEE, sendo 5 rapazes e 2 raparigas, com idades entre os 9 e os 15 anos. Os alunos encontram-se inseridos no Projeto “Construir a igualdade respeitando a diferença” e na Unidade de Ensino Especial, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Teixoso, na Covilhã. As sessões decorreram uma vez por semana. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Avaliação da Autoeficácia, Questionário aos Encarregados de Educação, Bateria Psicomotora (BPM) e Plano de Observação de Competências. Verificou-se que, de uma forma geral, os alunos se tornaram mais auto eficazes na realização das tarefas, tiveram uma melhoria na concretização das tarefas do dia-a-dia, tiveram progressos a nível psicomotor e adquiriram novas competências a nível social, melhorando também a postura corporal.
- Prática de Ensino Supervisionada. Educação Visual 8ºano Arte-Terapia e Testes Projetivos na Educação ArtísticaPublication . Carvalho, Vera Catarina de Brito Moreira de; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Trigueiros, João Paulo Forjaz PachecoO relatório de estágio (RE) elaborado durante o Mestrado em Ensino das Artes visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresenta uma análise crítico-descritiva da Prática de ensino supervisionada (PES), realizada, durante o ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã), na disciplina de Educação Visual (EV), numa turma de 8º ano. [...]
- Probióticos na Doença Inflamatória IntestinalPublication . Teixeira, Ana Rita Martins; Ramos, Rui Miguel MonteiroIntrodução: A Doença Inflamatória Intestinal tem aumentado em incidência, prevalência e severidade em vários países. Com evidência recente que aponta para a disrupção do balanço da microbióta intestinal, os probióticos tornam-se uma possibilidade terapêutica com forte suporte teórico, quer usados isoladamente, quer em associação com a terapêutica clássica desta patologia. Este trabalho pretende fazer uma revisão sistemática com base em publicações científicas sobre o tratamento da doença inflamatória intestinal com probióticos. Métodos: Foram pesquisadas publicações indexadas na base de dados da Pubmed, na biblioteca electrónica da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Utilizaram-se as seguintes “MeSH words”: Probiotics, Ulcerative Colitis e Crohn Disease. Foram selecionadas 49 publicações para análise. Resultados: Apesar de alguns trabalhos demostrarem uma melhoria com o uso de probióticos, a evidência para o tratamento da Doença de Crohn (DC) com probióticos permanece insuficiente. No entanto, quando falamos de Colite Ulcerosa (CU), os estudos são mais numerosos e animadores. Dos 10 estudos analisados no âmbito da indução da remissão de CU ligeira e moderada, 7 deles mostraram resultados positivos com o uso de probióticos. Quanto à terapia de manutenção na remissão da CU, todos os estudos analisados mostraram a não inferioridade dos probióticos, quando comparados à terapia standard. Foram analisados ainda estudos com probióticos na profilaxia pós-operatória de bolsite e no tratamento da bolsite ativa e refractária a antibióticos, com resultados positivos. Estes resultados fizeram com que o uso de VSL#3 fosse recomendado pela Organização Mundial de Gastroenterologia para a prevenção pós-operatória bem como para a prevenção de recaída após remissão da bolsite. Conclusão: Apesar da mistura probiótica VSL#3 ser aprovada pela organização mundial de Gastroenterologia tanto na prevenção de manutenção de remissão de bolsite como na manutenção da remissão da CU, a grande maioria dos trabalhos não mostram uma melhoria relevante com o tratamento probiótico. De relevar que a grande maioria dos estudos analisados possuía numerosas limitações, sendo os seus resultados muito divergentes entre os autores. Desde modo, mais estudos são necessários para um maior esclarecimento do papel dos probióticos no tratamento da Doença Inflamatória Intestinal.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Resende, Ana Catarina Silva de; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever detalhadamente a atividade docente que desenvolvi ao longo deste ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Carolina Beatriz Ângelo. Para mim, o principal objetivo para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, na medida em que é um processo determinante na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. O planeamento das aulas, a lecionação da aulas de Educação Física a turmas de vários anos letivos, o planeamento e a orientação de treinos de 4 modalidades do Desporto Escolar, bem como a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades na escola em diversos contextos, juntamente com o apoio e os ensinamentos do professor orientador, permitiu adquirir experiências importantes e conhecimentos que me fizeram estar hoje, mais preparada para desempenhar a função de docente. Capítulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.
- Doença Inflamatória IntestinalPublication . Moreno, Bernardo José Lagarto de Brito Geraldes; Sousa, Rui Manuel Gonçalves Cabral Martins deA incidência da Doença Inflamatória Intestinal tem vindo a aumentar nos últimos anos, o que torna necessário um maior investimento para compreender o fenómeno e para tentar encontrar a cura. A Doença Inflamatória Intestinal engloba duas categorias principais, a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Entre as quais existem algumas características clínicas e patológicas que as diferenciam, mas que nem sempre são fáceis de identificar. Mesmo com os avanços científicos dos últimos anos, existe ainda um longo caminho a percorrer, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências para se obter um diagnóstico precoce correto e distinguir a Doença de Crohn da Colite Ulcerosa. A Doença Inflamatória Intestinal, considerada uma doença crónica, ainda de causa desconhecida, tem grande impacto social por ser incapacitante e responsável por uma acentuada diminuição de qualidade de vida do paciente. A realização do diagnóstico pode ser encarada como um dos principais desafios no processo de intervenção clínica, devido à semelhança com outras patologias e às suas múltiplas formas de apresentação. Esta diferenciação é fundamental no processo de tratamento de um paciente, com um grande efeito sobre o cuidado clínico, passível de otimizar o resultado do tratamento. Esta monografia é uma reflexão sobre os desafios do diagnóstico no caso da Doença Inflamatória Intestinal, procurando realçar a importância da utilização dos métodos de diagnóstico disponíveis, e os resultados a obter a partir destas ferramentas. Neste percurso, foram identificadas algumas doenças que podem mimetizar tanto as manifestações clínicas como os resultados obtidos. O trabalho complementa-se com uma breve referência a um caso clínico, cujo diagnóstico se tornou um desafio, difícil e demorado. Uma história passível de se ver refletida em espelho no autor, e que poderia ser contada na primeira pessoa, residindo aqui, também, um grande desafio. Ao longo do estudo fez-se a revisão da literatura existente sobre o tema, partindo da leitura de artigos e livros, recolha de informação durante a participação em congressos e informação obtida no decorrer deste curso. Do trabalho realizado, pretendemos aferir que apesar da maior parte dos casos de diagnóstico ser feita de uma forma correta, há margem de erro significativa que pode, em alguns momentos, comprometer a pesquisa, dificultando o processo terapêutico. A leitura sistemática de artigos, de livros, a recolha de informação, foram o ponto de partida para a revisão da literatura existente, aprofundada durante a realização deste curso.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Santos, Ana Cristina Micael; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1. Este relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2013/2014 no âmbito do estágio pedagógico, conducente ao grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O estágio pedagógico realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como orientadores o Professor Doutor Júlio Martins pelo Departamento de Ciencias do Desporto da Universidade da Beira Interior, e o Professor Luís Moreira como orientador pela escola. Ao longo deste ano letivo tive à minha responsabilidade uma turma de 10º ano (LH) e uma turma profissional (GPI 11). Semanalmente, acompanhei o desporto escolar na modalidade de ginástica artística e rítmica e o trabalho de direção de turma foi realizado com a turma do 10º ano (LH). Este documento foi encarado, tal como o Estágio Pedagógico, como ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área de docência da Educação Física, constando no mesmo todos os conhecimentos e aprendizagens que possam ser úteis num futuro próximo. Capítulo 2. O presente projeto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didática de basquetebol, com a duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projeto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao grupo A. O grupo B apresentou um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do grupo A. Em termos médios constatou-se um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nos dois grupos, embora esta evolução se apresente mais evidente no grupo B. Em conclusão, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU.
- Resistência à fadiga de misturas betuminosas com betumes temperadosPublication . Afonso, Márcia Isabel Lopes; Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis deAs problemáticas ambientais que se têm levantado nos últimos anos conduzem a um maior cuidado com o meio ambiente. Para colmatar este facto surgiram, na indústria viária, as misturas betuminosas com betumes temperados que se encontram dentro de um conjunto de novas técnicas que estão a ser desenvolvidas para redução dos consumos, nomeadamente, a poupança de energia e a emissão de gases para a atmosfera, através da diminuição da temperatura de produção. O principal objetivo desta dissertação é estudar o comportamento mecânico de misturas betuminosas produzidas com betumes temperados, com e sem incorporação de material fresado, ao nível da resistência à fadiga. Nestas misturas as temperaturas de produção são inferiores às das misturas betuminosas tradicionais a quente. Esta dissertação inicia com um estado de arte, onde se abordam misturas betuminosas a quente, misturas betuminosas com betumes temperados e misturas com incorporação de material fresado (RAP – Reclaimed Asphalt Pavement), bem como os benefícios a nível social, ambiental e económico. Em seguida, faz-se uma breve abordagem à caracterização da resistência à fadiga de misturas betuminosas, expondo os ensaios mais utilizados. Posteriormente, apresenta-se a metodologia usada para a produção, em laboratório, das misturas betuminosas com diferentes teores de betume para a determinação do teor ótimo de ligante, através da realização de ensaios para a obtenção das propriedades fundamentais. Por último, são realizados ensaios de caracterização, nomeadamente, o ensaio de tração indireta em compressão diametral, o ensaio de sensibilidade à água e o ensaio de flexão em quatro pontos para avaliação da resistência à fadiga das misturas betuminosas. No final, apresentamse as principais conclusões do estudo e propõem-se alguns trabalhos futuros no desenvolvimento deste. Os resultados obtidos mostram que as misturas betuminosas com betumes temperados, com ou sem incorporação de material fresado, apresentam um comportamento mecânico à fadiga muito idêntico às misturas betuminosas a quente. Concluiu-se que as misturas betuminosas temperadas têm um desempenho similar às misturas tradicionais a quente, embora careçam de um cuidado acrescido na fase de produção e aplicação, nomeadamente, no controlo da temperatura de compactação.
- HepatocarcinomaPublication . Barata, Juliana Sofia de Jesus; Banhudo, António José DuarteIntrodução: O Hepatocarcinoma é um dos cancros mais comuns no mundo atingindo 600.000 indivíduos por ano. É causado, principalmente, pela infeção pelo vírus da hepatite B e C seguido pelo alcoolismo crónico, infeção por aflotoxina e esteato-hepatite não alcoólica. O rastreio é realizado através da a-fetoproteína e pela ecografia abdominal sendo o diagnóstico confirmado por tomografia computadorizada e ressonância magnética. O tratamento efetuado, baseado no estadiamento Barcelona-Clínic Liver Cancer, pode ser curativo (resseção cirúrgica, transplante hepático, radiofrequência ou injeção percutânea com etanol), paliativo (quimioembolização transarterial) ou sintomático. Objetivos: Caracterizar clínico-patologicamente doentes admitidos e tratados no Hospital Amato Lusitano – Castelo Branco com o diagnóstico de hepatocarcinoma entre janeiro de 2008 e dezembro de 2012. Materiais e Métodos: Estudo retrospetivo realizado através da consulta dos processos do arquivo clínico de 29 doentes registados no Hospital Amato Lusitano com o diagnóstico de hepatocarcinoma entre janeiro de 2008 e dezembro de 2012. Avaliou-se a prevalência por sexo e idades, as principais causas, a presença ou não de sintomas associados, quadro clínico e bioquímica hepática, a evolução da doença e a terapêutica instituída. O tratamento estatístico dos dados foi realizado recorrendo ao uso do programa SPSS versão 19 (IBM, Estados Unidos da América). Resultados: Foram analisados 29 processos clínicos, dos quais 93% dos doentes eram do sexo masculino com uma idade média de 67,4 anos. O alcoolismo foi a principal etiologia encontrada e o diagnóstico de cirrose foi firmado em 89,3% dos casos. 50% dos doentes apresentou sintomas associados (dor abdominal, ascite, perdas sanguíneas gastrointestinais, perda ponderal, náuseas e vómitos, astenia e anorexia), 75% exibiram um valor de alfafetoproteina elevado, a maioria encontrava-se no CHILD-Pugh B (45,8%) e apresentava um score MELD entre 10 e 19 (51,9). 37% enquadravam-se no estadio C da classificação Barcelona- Clínic Liver Cancer e 11,1% dos doentes encontrava-se já no estadio D. Foram propostos para tratamento curativo 20,7% dos doentes, para tratamento paliativo 31% e para tratamento sintomático 48,3% dos casos. Durante o período em estudo 82,8% dos doentes acabou por falecer, sendo a sobrevida média de 11 meses. Existe uma correlação significativamente estatística entre a sobrevida e a terapêutica instituída (?=0,002). Discussão: Apesar de no mundo a principal causa do hepatocarcinoma ser a infeção pelo vírus da hepatite B e C, neste estudo retrospetivo o alcoolismo foi a principal causa apresentada e a maioria dos doentes apresentou diagnóstico de cirrose. A maior parte dos doentes apresentava alterações no quadro clínico e na bioquímica hepática e encontrava-se já num estadio avançado da classificação Barcelona-Clínic Liver Cancer (B e C), cujo modo de abordagem se limitou a uma terapêutica paliativa ou sintomática. Nos casos analisados, o hepatocarcinoma apresentou uma alta taxa de mortalidade e uma sobrevida média de apenas 11 meses. Verificou-se que os doentes submetidos a terapêuticas paliativas e sintomáticas são aquelas que tem menor tempo de sobrevida, enquanto que os submetidos a terapêuticas curativas apresentam hipóteses maiores de sobrevida. Não se encontrou uma correlação estatisticamente significativa entre o estadio Barcelona-Clínic Liver Cancer e o tratamento instituído e apesar de estar em aparente contradição com os dados apresentados, tal resulta da dimensão da amostra.
- Avaliação da capacidade reativa da componente fina dos solos residuais para a remoção de poluentesPublication . Dias, Luís Pedro dos Santos; Albuquerque, António João Carvalho de; Falorca, Isabel Maria da Conceição Fonseca GonçalvesNa região da Beira Interior, algumas das origens de água subterrânea não apresentam qualidade mínima para utilização para a maioria dos usos, devido à sua sobre-exploração e contaminação por fontes de poluição difusa. Nos próximos anos, perspetiva-se o aumento da procura de água para consumo humano, atividades agrícolas, industriais, recreativas e turísticas, sendo aconselhado reforçar as reservas deste recurso hídrico subterrâneo, que pode ser feito através da infiltração de águas residuais tratadas (ART) produzidas em estações de tratamento de águas residuais (ETAR) locais. No entanto, é preciso avaliar previamente as condições em que a infiltração pode ser feita e se o solo local tem capacidade para afinar os efluentes tratados, porque apresentam cargas residuais poluentes e de patogénicos que podem contaminar os recursos hídricos subterrâneos. A caraterização dos solos residuais graníticos da região revelou que são constituídos essencialmente por materiais arenosos e siltosos e uma pequena parte de materiais argilosos e coloides orgânicos, sendo os minerais argilosos essencialmente do grupo das Ilites. O complexo argiloso-coloidal deste solo apresenta propriedades reativas que lhe permitem a remoção de poluentes por mecanismos de sorção, bem como superfície adequada para o desenvolvimento de biofilme com capacidade para remover poluentes através de mecanismos de biodegradação. Realizaram-se vários ensaios experimentais, uns em batch com efluentes sintéticos à base de metais pesados (crómio, cobre e zinco) e baixas razões de solo/liquido, para avaliar a remoção de iões metálicos em tempos de contactos curtos (24 h), outros em coluna laboratorial com efluentes sintéticos à base de metais pesados (crómio, cobre e zinco) e de matéria orgânica, azoto e fósforo, para elevadas razões de solo/liquido, alimentação descontinua e continua, para avaliar a remoção de poluentes em tempos de contacto mais longos (3,5 a 4,4 d). Estes ensaios permitem simular em laboratório a remoção de poluentes presentes em ART em sistemas como leitos filtrantes, bacias de detenção/armazenamento, bacias de infiltração e até em camadas superficiais do solo. Os resultados mostram que o solo residual estudado pode ser utilizado para a remoção de crómio, cobre, zinco, matéria orgânica, amónio, nitrato e fósforo, para concentrações típicas das presentes em ART de tratamento secundário e alturas de enchimento de 20 cm. O cobre e zinco foram removidos por permuta catiónica com catiões que se libertaram do complexo argiloso-coloidal, tendo a remoção sido rápida e total para valores de pH entre 4,6 e 5,7, tempos de contacto de 15 minutos e baixas razões solo/liquido. Para pH entre 5,8 e 6,3, tempos de contacto entre 3,5 d e 4,4 d e elevadas razões solo/liquido, o crómio, cobre e zinco foram removidos consideravelmente e por complexação/precipitação na forma de hidróxidos. O modelo de pseudo-primeira ordem explica adequadamente a cinética de sorção para os 3 metais. Quando o estado de equilíbrio da sorção é atingido, a remoção de crómio e cobre pode ser explicada pela isotérmica de Freundlich, enquanto a remoção de zinco é explicada pela isotérmica de Langmuir. A matéria orgânica, amónio, nitrato e fosfato foram removidos muito significativamente, tendo ocorrido por mecanismos de biodegradação para a matéria orgânica e formas de azoto (nomeadamente remoção carbonácea, nitrificação e desnitrificação) e por mecanismos de sorção para o fosfato (nomeadamente biosorção e complexação/precipitação). A utilização de solos residuais para afinação de ART em infraestruturas de detenção, armazenamento ou infiltração, e até no próprio solo, apresenta-se como uma solução viável para a remoção de poluentes residuais e a proteção de aquíferos durante a sua recarga artificial, podendo ainda constituir uma solução económica, quando utilizada a localmente.
- Atividade anti-Alzheimer dos extratos aquosos de canela: estudos preliminaresPublication . Trindade, Inês Alexandra Proença; Duarte, Ana Paula CoelhoO presente trabalho encontra-se dividido em três capítulos distintos. O primeiro capítulo refere-se ao trabalho desenvolvido experimentalmente, sob o título de: “Atividade anti-Alzheimer dos extratos aquosos de canela: estudos preliminares”. A doença de Alzheimer (DA) é a demência neurodegenerativa mais comum, sendo que o tratamento de primeira linha preconizado para a DA (inibidores da acetilcolinesterase) é insuficiente numa efemeridade multifatorial como esta. Alargar a investigação a novos alvos terapêuticos e a novas abordagens (anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-amilóides, pró-colinérgicas, etc…) prevê-se prioritário. Assente numa estratégia multipotente, surgem cada vez mais estudos que exploram todas as características fisiopatológicas presentes na DA. No presente estudo procurou-se estudar a composição em compostos fenólicos totais, a atividade antioxidante e a atividade inibidora da AChE no extrato aquoso de canela, a partir da aplicação de metodologias utilizadas em investigações similares. Pelo método do DPPH ficou patente que este extrato possui atividade antioxidante muito marcada (IC50 = 14,84 ± 1,9 mg/L; AAI = 3,83 ± 1,0). Esta atividade é caraterizada como muito forte, segundo a adaptação metodológica adotada. Em relação à capacidade do extrato inibir a AChE, ficou provado que o extrato de canela inibia esta enzima (em comparação com a referência neostigmina). Várias adaptações metodológicas foram abordadas, no entanto, não se verificou um padrão regular de inibição para as concentrações testadas. Nestes termos, o método aplicado na determinação da atividade inibitória da AChE não foi validado. Todos estes resultados encontram-se em concordância com a elevada composição em compostos fenólicos do extrato, que foi analisada previamente (256,4 ± 3,7 mg ácido gálico/g matéria seca). Atendendo às atividades observadas e à literatura existente que relaciona este extrato aquoso com a DA, a canela apresenta-se como um promissor agente de estudo na procura de novos agentes terapêuticos para a multifatorial DA. O extrato apresenta múltiplas valências, o que é uma das abordagens indicadas para o tratamento da DA. O segundo capítulo intitulado de “Estágio Curricular em Farmácia Hospitalar” procura descrever todas as atividades desenvolvidas aquando da passagem pelas diferentes áreas de intervenção dos serviços farmacêuticos do Hospital Pêro da Covilhã do Centro Hospitalar Cova da Beira. “Estágio Curricular em Farmácia Comunitária” é o título referente ao terceiro e último capítulo do presente trabalho. Nele são retratadas todas as atividades desenvolvidas e todos os conhecimentos adquiridos, bem como o papel do farmacêutico e a sua importância no elo de ligação entre os cuidados de saúde (medicamento e outros produtos de saúde) e o utente.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »