Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3534_7186.pdf1.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Capítulo 1 O relatório de estágio que apresento vem descrever e analisar o trabalho realizado, ao longo do ano letivo 2013/2014, no âmbito do estágio pedagógico que é parte integrante do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola E.B. 2/3 do Teixoso, tendo como orientadora de estágio a Professora Ana Paula Carvalho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins. O principal objetivo foi descrever toda a atividade realizada ao longo do ano letivo, realizando uma análise crítica construtiva. Para fundamentar a minha análise crítica descrevi a escola onde se realizou o estágio, assim como os seus objetivos, e os objetivos do grupo onde estava inserido. Ao longo do ano tivemos que efetuar o planeamento para as turmas que lecionamos, o 5ºA e o 7ºA, de referir que o 5ºA foi a direção de turma da nossa orientadora, onde acompanhamos os alunos nos seus problemas e tentámos desenvolver a temática do PES. Tivemos a responsabilidade de assumir no desporto escolar a equipa de Boccia e a equitação para o Ensino Especial. Ao longo do relatório analisamos as atividades que realizamos na escola tanto letivas como não-letivas. Ao concluir esta análise, julgamos que contribuímos na formação dos alunos com quem contatámos, assim como adquirimos novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 Entende-se por Hipoterapia a atividade que utiliza o cavalo para fins terapêuticos, beneficiando da sua forma de movimentos tridimensionais, os quais são semelhantes aos dos humanos. O facto de o cavalo proporcionar um ambiente socializador e afetivo influencia a terapia praticada com os alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar a Autoeficácia e a Evolução Psicomotora em praticantes de Hipoterapia. A amostra foi constituída por 7 crianças e adolescentes com NEE, sendo 5 rapazes e 2 raparigas, com idades entre os 9 e os 15 anos. Os alunos encontram-se inseridos no Projeto “Construir a igualdade respeitando a diferença” e na Unidade de Ensino Especial, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Teixoso, na Covilhã. As sessões decorreram uma vez por semana. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Avaliação da Autoeficácia, Questionário aos Encarregados de Educação, Bateria Psicomotora (BPM) e Plano de Observação de Competências. Verificou-se que, de uma forma geral, os alunos se tornaram mais auto eficazes na realização das tarefas, tiveram uma melhoria na concretização das tarefas do dia-a-dia, tiveram progressos a nível psicomotor e adquiriram novas competências a nível social, melhorando também a postura corporal.
The probation report that I present is to describe and analyse the work done throughout the school year 2013/2014, under which the practicum is an integral part of leading to the degree of Master studies in Teaching Physical Education in the Basic Teachings cycle and secondary. The internship took place at Escola EB 2/3 of Teixoso, with the internship advisor Professor Ana Paula Carvalho and as a guiding master's from the University of Beira Interior, Professor Júlio Martins. The main objective was to describe all activity throughout the school year, conducting a constructive critical analysis. To substantiate my critical analysis described the school where they held the stage, as well as their goals, and objectives of the group where it was inserted. Throughout the year we had to make planning for the courses that We teach the 5a and 7a, be noted that 5a was the direction of the class of our advisor, which accompanied the students on their problems and tried to develop the theme of the PES. We had a responsibility to the school sports team Boccia and riding for Special Education. Throughout the report we analyse the activities that we perform in school Term and non-Term. After completing this analysis, we believe that we contribute the education of students with whom we contacted, as well as acquire new skills to perform the duties of teaching and teaching staff. It is understood by the activity Hippotherapy uses the horse for therapeutic purposes, benefiting from its three-dimensional form of movements, which are similar to those of humans. The fact that the horses provide a socializing and caring environment influences the therapy practiced with students. The present study aims to analyze the Psychomotor Development and Self-efficacy in practicing Hippotherapy. The sample consisted of 7 children and adolescents with SEN, with 5 boys and 2 girls, aged between 9 and 15 years. Students are entered into the Project "Building equality respecting difference" and the Special Education Unit, the Primary School 2 . º and 3 . º Cycles Teixoso in Covilhã. The sessions took place once a week. The instruments used were: Assessment Questionnaire Self-Efficacy, Questionnaire for Carers, Psychomotor Battery (BPM) and Observation Skills Plan. We found that, in general, the students became more self efficient in performing the tasks, had an improvement in implementing the day-to-day tasks, had progress in developmental level and acquired new skills socially, also improves body posture.

Description

Keywords

Aprendizagem Educação Física Ensino Escola Estágio Pedagógico Planeamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue