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FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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  • Efeitos do ensino favorável à autonomia nas aulas de educação física na perceção emocional de adolescentes
    Publication . Geraldes, Joana Isabel Almeida Vilela Louro; Alves, Ana Sofia Ruivo
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da UC (Unidade Curricular) de Estágio Pedagógico, pertencente ao plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na fase inicial do relatório, referente ao primeiro capítulo, é relatada e difundida a intervenção efetuada no ano letivo 2023/2024, na ESAL (Escola Secundária Amato Lusitano), em Castelo Branco. Neste sentido, são referidos os processos de planeamento, intervenção, gestão, avaliação, intervenção no Desporto Escolar, direção de turma, integração ao meio e atividades desenvolvidas ao longo do ano. Relativamente ao segundo capítulo, este é composto pelo Projeto de Investigação elaborado ao longo do ano letivo. O projeto tem como título “Efeitos do ensino favorável à autonomia nas aulas de educação física na perceção emocional de adolescentes”. Para obter os dados necessários para a análise de resultados, apresentação, discussão e conclusão dos mesmos, foram aplicados 3 questionários diferentes, consoante o estilo de ensino aplicado, a cada turma inserida na amostra. O estudo envolveu uma amostra de 82 alunos do ensino secundário.
  • Entre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação Física
    Publication . Carolina Manuela de Abreu Boulhosa; Boulhosa, Carolina Manuela de Abreu; Lourenço, Carla Cristina Vieira
    O presente relatório de estágio visa descrever e refletir sobre a experiência pedagógica adquirida ao longo do ano letivo 2024/2025, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física, no Agrupamento de Escolas do Fundão. No Capítulo 1, é apresentada a intervenção pedagógica, que incluiu a lecionação de uma turma do ensino secundário de 12.º ano, do curso de Ciências e Tecnologias e Artes Visuais (CTAV) e uma turma do ensino básico no 5.º ano, da turma B. Participei na coadjuvação de diversas turmas, tais como, a turma do 10.º ano: Técnico(a) Auxiliar de Saúde de 2024, Programador(a) de Informática de 2024, a turma de 12.ºano: Técnico(a) de Análises Laboratoriais de 2022, Técnico(a) Auxiliar de Saúde de 2022 e ainda, a turma do Curso de Educação e Formação. Paralelamente, realizei o acompanhamento de aulas dos colegas do núcleo de estágio, que envolveram as turmas do 6.º ano D e do 10.º ano CTAV. No âmbito do Desporto Escolar, a participação foi significativa no grupo de Dança, com envolvimento em diversos eventos e iniciativas da escola. Adicionalmente, foram realizadas atividades em parceria com os outros departamentos da escola, incluindo visitas de estudo. O Capítulo 2 aborda a investigação que se intitula: “Entre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação Física”, que procurou analisar a influência da interação professor-aluno na motivação, desempenho e envolvimento. O estudo também analisa se fatores como a identidade de género do docente, competência profissional e as estratégias pedagógicas aplicadas nas aulas podem, ou não afetar essa motivação. Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação de questionários aos alunos e realizadas entrevistas com professores de Educação Física, cuja análise de conteúdo permitiu identificar práticas que promovem um maior envolvimento dos alunos e contribuem para uma aprendizagem mais eficaz. De destacar, ainda, a participação da convidada Professora Doutora Paula Batista, que, através de uma entrevista, partilhou a sua perspetiva sobre o tema.
  • Empenhamento Motor nas Aulas de Educação Física: Monitorização com Pedómetros em turmas do ensino secundário
    Publication . Ribeiro, Maria Madalena da Câmara Quintela da Silva; Costa, Aldo Filipe de Matos Moreira Carvalho da
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, integrada no 2.º Ciclo de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo é documentar e refletir sobre a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2024/2025, na Escola Secundária Campos Melo. A estrutura do relatório contempla dois capítulos, sendo o primeiro designado “Intervenção Pedagógica”. Este capítulo tem como objetivo expor o trabalho realizado com os diferentes ciclos de ensino, descrever as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, bem como a participação nas dinâmicas do Desporto Escolar, destacar a colaboração prestada no acompanhamento da Direção de Turma e refletir sobre o processo de integração da Professora Estagiária na comunidade escolar. O segundo capítulo, intitulado “Investigação e Inovação Pedagógica”, apresenta o Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do ano letivo. Este estudo teve como objetivo principal analisar as diferenças no empenhamento motor entre rapazes e raparigas, nas diferentes modalidades lecionadas nas aulas de Educação Física, utilizando pedómetros como instrumento de monitorização da atividade física. A investigação envolveu uma amostra de 20 alunos do ensino secundário e adotou uma metodologia quantitativa, recorrendo exclusivamente à recolha de dados através do número de passos registados pelos pedómetros. Através deste estudo foi possível concluir que os alunos demonstraram maior empenhamento motor nas aulas de desportos coletivos, com os rapazes a registarem, em média, mais passos do que as raparigas. Verificou-se também uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre o IMC e a aptidão física (r = –0,616; p = 0,004); adicionalmente, valores mais altos de IMC estavam associados a um menor empenho motor, ainda que sem significância estatística. Estes resultados sublinham a importância de estratégias pedagógicas diferenciadas, que promovam a participação ativa e equilibrada de todos os alunos, independentemente do género ou condição física.
  • A influência de um programa de treino de Pilates nos resultados dos testes de abdominais e flexibilidade da bateria de testes do Fitescola
    Publication . Pereira, Mónica Catarina da Silva Paixão e; Costa, Aldo Filipe de Matos Moreira Carvalho da
    O presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico do 2.º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O estágio decorreu na Escola Secundária Campos Melo, durante o ano letivo de 2024/2025. O Relatório de Estágio encontra-se organizado em dois grandes capítulos. No primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, é apresentada de forma detalhada a minha atuação ao longo do ano letivo, incluindo o trabalho desenvolvido nas turmas atribuídas, a participação no Desporto Escolar, o acompanhamento da Direção de Turma e a integração na vida da escola e na comunidade educativa. O segundo capítulo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, descreve o estudo realizado sobre a influência de um programa de Pilates nos indicadores do programa FitEscola, nomeadamente na força abdominal e na flexibilidade. A investigação decorreu com 22 alunos do ensino secundário e demonstrou que, após seis semanas de intervenção, os participantes revelaram melhorias estatisticamente significativas nos parâmetros de flexibilidade direita (p = 0,016) e flexibilidade esquerda (p = 0,025) analisados, comprovando os benefícios da prática regular de Pilates no contexto escolar.
  • Fatores que condicionam a motivação dos docentes no exercício das suas funções
    Publication . Gonçalves, Simão Pedro Loureiro; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
    O presente relatório foi elaborado no âmbito do 2.º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, no ano letivo de 2024/2025. A intervenção decorreu na Escola Secundária Campos Melo, na cidade da Covilhã, onde foi realizado o estágio pedagógico. O documento encontra-se dividido em duas partes que se complementam. A primeira parte é dedicada à intervenção pedagógica, apresentando de forma detalhada todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. São abordadas as etapas de planificação, implementação e lecionação de aulas nas diferentes turmas atribuídas, bem como as funções desempenhadas no âmbito da direção de turma, refletindo sobre a prática docente em contexto real e os desafios inerentes ao desempenho profissional. A segunda parte centra-se numa investigação com o tema “Fatores que condicionam a motivação dos docentes no exercício das suas funções”, na qual se procurou identificar e compreender os principais elementos que influenciam a motivação dos professores. Através da recolha e análise de dados, foram exploradas as dimensões que sustentam o envolvimento profissional dos docentes, oferecendo uma perspetiva fundamentada sobre um tema de grande relevância para o bem-estar e eficácia no contexto educativo. Este relatório reflete, assim, não só a prática formativa em contexto escolar, mas também uma abordagem reflexiva e investigativa sobre a profissão docente, aliando teoria, prática e investigação num único documento.
  • Estudo sobre Motivação e Aptidão Física em alunos do Ensino Secundário
    Publication . Gaspar, Tiago Miguel Dias; Lourenço, Carla Cristina Vieira
    Este relatório tem como objetivo descrever a minha experiência e o trabalho desenvolvido durante este estágio no Agrupamento de Escolas do Fundão durante o ano letivo de 2024/2025. No primeiro capítulo do relatório é apresentada a intervenção pedagógica e todo o contacto com a comunidade escolar realizada. Neste ponto é descrito o contexto da escola, grupo de educação física e professor estagiário, intervenção do estagiário, participação na escola e relação com a comunidade e o desenvolvimento profissional. No segundo capítulo, é apresentada a investigação realizada durante este ano de estágio, que teve como objetivo perceber a relação entre o nível de aptidão física e a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. Foi aplicado um questionário adaptado de outros questionários, de forma a perceber o que pode motivar ou não os alunos para as aulas de Educação Física e relacionar esta com a aptidão física dos alunos. Os resultados demonstram que quem tem mais aptidão física tem mais tendência para estar mais motivado para a prática de Educação Física, no entanto os resultados não são totalmente esclarecedores.
  • Influência do Desporto Escolar no desenvolvimento da aptidão física infanto-juvenil
    Publication . Pais, Renato Filipe da Cunha; Alves, Ana Sofia Ruivo
    O presente relatório de estágio pedagógico descreve e analisa a intervenção desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Básica de São Domingos ao longo do ano letivo 2024/2025. A prática docente decorreu em turmas do 2º e 3º ciclos, bem como secundário, com registo de experiências de lecionação em autonomia e acompanhamento de atividades extracurriculares no Desporto Escolar. Paralelamente, foi desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de analisar a influência do Desporto Escolar no desenvolvimento da aptidão física infantojuvenil, através da aplicação da bateria de testes FitEscola a dois grupos distintos. Os resultados evidenciam melhorias mais significativas nos alunos participantes em atividades do Desporto Escolar em relação aos alunos que apenas participam na aula de Educação Física, reforçando a importância do mesmo como complemento educativo. Este relatório assume-se como uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica, o desenvolvimento profissional e o impacto da intervenção no contexto escolar.
  • O papel do feedback motivacional e do questionamento no desempenho no basquetebol escolar
    Publication . Madeira, Rúben José Moreira; Neiva, Henrique Pereira
    O presente relatório surge na sequência do Estágio Pedagógico (EP), realizado no âmbito do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, administrado pela Universidade da Beira Interior (UBI). O principal objetivo do EP foi aplicar e desenvolver competências pedagógicas num contexto real de uma escola, promovendo assim a minha formação profissional enquanto professor de Educação Física (EF). O seguinte documento está dividido em dois capítulos que descrevem as aprendizagens e experiências vividas durante o ano letivo 2024/2025. O primeiro, Intervenção Pedagógica, detalha minuciosamente a atuação no processo de ensino, no desporto escolar, na assessoria à direção de turma, na participação na escola e na integração na comunidade escolar. Este EP possibilitou uma experiência rica e significativa, permitindo o desenvolvimento de competências de planeamento, lecionação e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, assim como uma maior consciência do papel do estagiário enquanto agente educativo. A prática supervisionada revelou-se fundamental para consolidar saberes teóricos em contexto prático e para promover uma atitude mais reflexiva e crítica sobre a minha ação pedagógica. No âmbito do EP foi ainda desenvolvido um trabalho de investigação (capítulo II) em que se procurou avaliar o impacto do feedback motivacional e do questionamento no desempenho dos alunos durante o ensino da modalidade de basquetebol, no contexto de EF. Os principais resultados demonstraram melhorias significativas na performance dos alunos, sobretudo ao nível da tomada de decisão e da execução técnica das habilidades motoras. Concluiu-se que o uso destas estratégias pedagógicas contribui para um ensino mais eficaz, promovendo um maior envolvimento por parte dos alunos e consequente aprendizagem motora.
  • Influência de um Programa de Exercício Físico na Aptidão Física em Estudantes do Ensino Secundário
    Publication . Vicente, Sandra Raquel Cabrito; Sousa, António Carlos Bettencourt
    O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, reporta a experiência desenvolvida durante o ano letivo de 2024/2025 no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco. O estágio pedagógico constituiu uma etapa central no meu percurso formativo, tendo proporcionado aprendizagens significativas e a aquisição de conhecimentos fundamentais para o exercício da futura atividade profissional enquanto professora de Educação Física. Esta experiência permitiu o desenvolvimento e consolidação de competências essenciais à prática pedagógica, com vista a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adaptado às necessidades dos alunos. Ao longo do relatório, são apresentados elementos-chave que caracterizam um ambiente escolar de qualidade, destacando-se o papel crucial do professor na promoção do sucesso educativo e no desenvolvimento integral dos alunos. O primeiro capítulo apresenta uma descrição abrangente do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, incluindo as dificuldades enfrentadas, integrando a caracterização da escola e do grupo de Educação Física, a planificação letiva nos diferentes ciclos de ensino, as atividades extracurriculares promovidas, o envolvimento no Desporto Escolar, bem como reflexões e considerações finais. O segundo capítulo incide sobre a componente de investigação e inovação pedagógica, centrando-se na análise do impacto de um programa de exercício físico na aptidão física de estudantes do Ensino Secundário.
  • Os efeitos do uso do estilo comando, prática e descoberta guiada na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
    Publication . Abreu, Rúben Almeida de; Ferraz, Ricardo Manuel Pires
    O presente documento, elaborado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico do 2º ciclo de estudos, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2024/2025, e constituiu uma etapa fundamental na consolidação das competências profissionais necessárias para a prática docente. Este documento encontra-se dividido em dois capítulos principais. O primeiro, “Intervenção Pedagógica”, descreve a atuação desenvolvida nos diferentes níveis de ensino (2.º, 3.º ciclo e ensino secundário) abordando o planeamento, a gestão do processo ensino aprendizagem, as estratégias de avaliação, bem como a participação no Desporto Escolar, na assessoria à Direção de Turma e na integração no contexto escolar. O segundo capítulo, “Investigação e Inovação Pedagógica”, apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Didática de Basquetebol, que teve como objetivo analisar os efeitos da utilização dos estilos de ensino Comando, Prática e Descoberta Guiada no desenvolvimento do desempenho técnico-tático dos alunos do 10.º ano. Através da aplicação do instrumento de observação GPAI, os resultados evidenciaram melhorias significativas em todos os grupos, verificando-se uma tendência para progressos mais expressivos no grupo submetido ao estilo da Descoberta Guiada, demonstrando o potencial deste modelo na promoção de aprendizagens mais significativas.