FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- O Abandono da Prática DesportivaPublication . Nobre, Miguel Henriques Ravasco Vilarinho; Marinho, Daniel AlmeidaEste artigo de revisão sistemática tem por objetivo reunir, avaliar e sintetizar os resultados de vários estudos académicos publicados sobre o abandono da prática desportiva. Foram analisados vinte e sete artigos em duas bases de dados distintas (Isis Web Of Science e Scopus). Os resultados obtidos indicam fatores relacionados com a idade, género, características idiossincráticas, motivação, carreiras duais e desporto de alta competição. Reconhecemos a dificuldade de analisar os referidos fatores isoladamente. Desafiamos a comunidade científica a aprofundar esta inter-relação, que poderá determinar algumas soluções para diminuir a taxa de abandono desportivo.
- Abandono de carreira desportiva de jogadores profissionais de futebol em PortugalPublication . Carapinheira, António Manuel Morais; Travassos, Bruno Filipe Rama; Carvalho, Pedro Guedes de; Mendes, PedroNo contexto desportivo, a transição de carreira tem sido uma temática vastamente estudada. No entanto, no futebol não se verificam a existência de muitos estudos neste âmbito. Para além do referido, urge a realização de estudos que permitam uma melhor caraterização dos percursos desportivos e avaliação do momento de términos de carreira desportiva de um modo contextualizado, em função de modalidades específicas e tendo por base diferentes níveis de análise. Deste modo, este trabalho é composto por três estudos em que procurámos: a) Caracterizar o estado da arte no que respeita ao término da carreira desportiva, em particular no futebol, através da realização de uma revisão sistemática; b) Analisar o término da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, avaliando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis; c) Explorar o processo de términos da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, comparando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis nas últimas três décadas. Tendo por base uma amostra de 90 ex-jogadores de futebol de elite foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e um questionário que procurou avaliar o processo de término da carreira desportiva. Os resultados mostram a existência de um reduzido número de estudos sobre término de carreira no futebol, sendo que se verificaram traços comuns entre os estudos reportados, mas também algumas diferenças em função do país onde se desenvolveu o estudo. No estudo 2 verificámos que a maioria dos jogadores não detinham mais do que o ensino secundário, tinham uma forte identidade atlética, reformaram-se entre os 36 e os 40 anos de idade, de forma involuntária, sem planeamento prévio para a carreira pós-futebol, contando essencialmente com o apoio psicológico familiar. Já no estudo 3 verificámos que, no geral, as condições de término da carreira mantêm-se semelhantes ao longo dos anos. Neste estudo evidenciou-se a dificuldade sentida no abandono da carreira, explicada sobretudo pela falta de planeamento de transição, apesar do aumento no nível de escolaridade verificado. Face ao exposto é necessário repensar os modelos de desenvolvimento de carreiras desportivas e suporte ao término da carreira desportiva.
- Acute effects of sprinting with a sledge upon regular sprinting performancePublication . Teixeira, Amaro Jorge de Sousa; Marinho, Daniel Almeida; Tillaar, Roland van denThe aim of this study was to investigate the acute effect of sprinting with a sledge upon running performances in sprint. Thirty four (23 men and 11 women) secondary school and university students with athletics experience (age 20.21 ? 3.22yr, mass 65.04 ? 10.89 kg, 171.21 height ? 8.29 cm) participated in the study. The subjects performed this protocol in a two non-consecutive days, doing a rest day or easy training between the days of protocol. This protocol consisted of each participant perform each day a group of sprints, one day 7x60m alternating with normal and sledge running and the other day 7x60m of normal running. The weight of the sledge was 10% of body mass of each participant. It was found that training with the sledge or without it have the same training effect, thus there is no acute effect of sprinting with a sledge upon running performances in sprint. It is concluded that when an athlete reports that felt running faster after using sledge it seems ir is only a subjective feeling.
- A adaptação ao meio aquático em contextos de ensino com diferentes profundidades: um estudo das diferenças metodológicas e na aquisição de habilidades motoras aquáticas em crianças de 4 e 5 anosPublication . Rocha, Helena Isabel Amaral; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daA natação, tal como outros desportos, têm vindo a sofrer transformações e evoluções na metodologia de ensino. No entanto, ainda são colocadas muitas dúvidas acerca do tipo de método de ensino a utilizar bem como do contexto de aprendizagem a adoptar, em particular, a profundidade da piscina (rasas ou profundas) na adaptação ao meio aquático. Assim, neste estudo propomo-nos analisar a eficácia da metodologia de ensino no âmbito da adaptação ao meio aquático, em escolas de natação que recorrem a diferentes contextos de aprendizagem: em água rasa e profunda. Em particular, é objectivo desta pesquisa a análise da relação entre o nível de competência aquática de crianças de cinco e quatro anos, em diferentes contextos de ensino-aprendizagem da natação, designadamente a profundidade da piscina e a organização metodológica do ensino ministrado. Para o efeito, foram analisadas noventa e oito crianças (idade média de 4,39 e um desvio padrão de 0,49), em dois grupos distintos, de acordo com o contexto de ensino-aprendizagem da natação: cinquenta alunos provenientes do ensino numa piscina profunda e quarenta e oito alunos de uma piscina rasa. A amostra foi ainda estudada de acordo com a experiência prévia de prática de natação: com seis, doze e dezoito meses de prática. Todas as crianças integradas na amostra foram avaliadas na sua competência aquática, recorrendo a uma ficha de observação de domínio de habilidades motoras aquáticas adquiridas. Aos técnicos de natação responsáveis pela experiência aquática prévia das crianças estudadas foi aplicado um questionário para o registo da organização metodológica e respectivo contexto do ensino ministrado. Os resultados do nosso estudo indicam que na generalidade as escolas de natação não diferem significativamente ao nível da estrutura organizacional. No entanto, alguns aspectos metodológicos parecem distintos entre as escolas de natação de água rasa e profunda, particularmente na importância pedagógica que determinados conteúdos parecem ter na orientação dos programas de ensino. Os resultados indicam que as crianças com maior tempo de prática (6, 12 e 18 meses) apresentam um número superior de habilidades aquáticas adquiridas, independentemente do contexto de profundidade. Contudo, a competência aquática parece mais sólida entre as crianças com ensino em água rasa, pelo menos até aos 12 meses de experiência aquática. Pelos resultados encontrados no presente estudo, consideramos que a existência de assimetrias da aquisição de competências no meio aquático pode estar associada com as diferenças de profundidade da piscina bem como associada à organização metodológica do ensino adoptado pela da escola de natação.
- Adaptações fisiológicas da prática de bodycombatPublication . Cruz, Cristina Manuela Rodrigues; Brás, Rui Miguel MarquesObjectivo Geral O objectivo deste trabalho é verificar algumas adaptações fisiológicas decorrentes da prática de BodyCombat, nomeadamente ao nível da composição corporal, capacidade cardiorespiratória, força, flexibilidade e frequência cardíaca. Foi ainda analisada a resposta cardiovascular ao esforço desenvolvido numa aula típica de BodyCombat. Metodologia Na realização deste estudo foram analisados 10 praticantes de BodyCombat, em 3 momentos diferentes, ao longo de 3 meses de prática. Os praticantes em média compareciam às aulas 2 a 3 vezes por semana, tendo cada aula a duração média de 50 minutos. As variáveis analisadas foram as seguintes: peso, percentagem de massa gorda, perímetros da cintura e anca, tensão arterial, índice de massa corporal, VO2 máx., flexibilidade, força muscular superior e inferior e FC. Resultados Verificaram-se melhorias a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da composição corporal, no índice cintura-anca (ICA) e na percentagem de massa gorda. No IMC não se verificaram melhorias. No que respeita à capacidade cardiorespiratória, verificaramse melhorias no VO2 máx. e na TA máx. Também na força e na flexibilidade foram observadas melhorias. A intensidade de esforço desenvolvida numa aula de BodyCombat mostrou que esta modalidade é de muito elevada e elevada intensidade. Conclusões Os resultados obtidos parecem sugerir que a prática regular de BodyCombat, poderá contribuir na melhoria da condição física, nomeadamente ao nível da composição corporal, capacidade cardiorespiratória, força e flexibilidade.
- Adaptações na cinemática e eficiência de nado de alunos universitários ao longo de um ano letivoPublication . Miranda, Sérgio Filipe Figueiredo; Costa, Mário Jorge; Marinho, Daniel AlmeidaAtualmente os programas curriculares dos cursos superiores de desporto incluem a modalidade de natação como unidade prática a frequentar. No entanto, os efeitos desses programas na qualidade técnica dos alunos que os frequentam carecem de evidência científica. Foi objetivo deste estudo analisar as adaptações na cinemática e eficiência de nado de estudantes universitários ao longo de um ano letivo. Dezasseis alunos (19,75±1,13 anos de idade, 66,4±8,62kg de massa corporal e 1,71±9,38m de estatura) frequentadores de um curso superior em Desporto foram monitorizados ao longo de um ano letivo. O programa decorreu ao longo de 30 semanas, objetivando o ensino e aperfeiçoamento das técnicas de nado alternadas. No início (M1), no final do primeiro semestre (M2) e no final do segundo semestre (M3) foram obtidos: velocidade de nado (v), (ii) frequência gestual (FG) e (iii) distância de ciclo (DC) como indicadores cinemáticos; (iv) índice de nado (IN) e flutuação intra-cíclica da velocidade (dv) com indicadores de eficiência; (v) tempo aos 25m (Perf25) com indicador de performance. Recorreu-se ao teste de Friedman para verificar a existência de variações ao longo do tempo e ao teste de Wilcoxon para comparar os valores entre momentos. Calcularam-se, ainda, os coeficientes de correlação entre a performance e todos os restantes indicadores. O nível de significância foi determinado para P £ 0,05. Registaram-se variações significativas na v tanto em crol (vM1 = 1,13 m/s; vM2 = 1,14 m/s; vM3 = 1,22 m/s; p < 0,01 ; h2 = 0,04), como em costas (vM1 = 0,92 m/s; vM2 = 0,96 m/s; vM3 = 1,00 m/s; p < 0,01 ; h2 = 0,04). Observou-se ainda uma variação significativa na FG a costas (FGM1 = 0,64 Hz; FGM2 = 0,71 Hz; FGM3 = 0,73 Hz; p = 0,01 ; h2 = 0,16). Nenhum dos indicadores de eficiência apresentou variações ao longo do tempo, com exceção da dv a crol (dvM1 = 0,13 %; dvM2 = 0,16 %; dvM3 = 0,12%; p = 0,02; h2 = 0,07). Os valores mais altos de associação com a performance em todos os momentos foram observados para o IN. Os resultados do presente estudo sugerem que as unidades curriculares de natação, com semelhanças ao programa implementado, promovem variações significativas na cinemática e na eficiência de nado dos alunos universitários que os frequentam.
- Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Ribeiro, Bruno Rafael Alves; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1. Neste capítulo são apresentados todos os itens considerados relevantes no desenvolvimento de todo estágio pedagógico pelo grupo de estagiários, principalmente o meu próprio desempenho e trabalho realizado, na entidade de estágio, o Agrupamento de Escolas do Fundão. Inicialmente são apresentados os meus objectivos enquanto estagiário, bem com as minhas expectativas e realidade denotada. Em seguida, exponho os objetivos da Escola bem como os do grupo de Educação Física, para este ano letivo, e também é executada uma breve caracterização do Agrupamento. A passagem pela Escola, enquanto professor de Educação Física, proporcionou diversas vivencias e situações que contribuíram para o crescimento profissional, pessoal e social. No decorrer do estágio estive responsável por uma turma do segundo ciclo, turma 5ºC, tendo também lecionado a outras turmas dos diferentes ciclos. Esta foi também a minha direção de turma, tendo acompanhando todos os processos e procedimentos necessários para as diversas situações. No âmbito do desporto escolar, foram várias as atividades em que estive presente e ajudei no seu desenvolvimento, tendo também ficado responsável pelos treinos e acompanhamento nas competições do grupo de ginástica acrobática e artística, dos diferentes níveis. Por fim, são apresentados os aspetos considerados como positivos e negativos, finalizando com as considerações finais do contributo do estágio para a minha formação profissional. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
- Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Ferreira, Cátia Filipa Martins; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O estágio pedagógico surge como um espaço de aprendizagem fundamental na formação e desenvolvimento do professor, surgindo como um conjunto de funções. Este capítulo relata todo o processo de ensino-aprendizagem referente ao estágio pedagógico de um dos dois núcleos de estágio, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo de 2012/2013, nomeadamente a prática letiva e a assistência de aulas. Do núcleo em causa constituíam cinco alunos estagiários, cada um responsável por uma turma, e guiados pelo professor Luís Moreira, orientador de escola. No meu caso, em particular, a prática letiva desenvolveu-se, sendo eu professora de Educação Física, numa turma de percurso curricular alternativo do 3º ciclo, 9º ano. A estrutura deste relatório de estágio aborda, de uma forma sucinta, os objetivos, tanto meus como específicos da escola e do grupo de Educação Física, toda a lecionação a mim competente, diretoria de turma e atividades não letivas. Para finalizar, uma reflexão e considerações acerca do contributo do estágio para a minha formação como professora de Educação Física. Este estágio mostrou-se uma grande experiência e crescimento, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Teve como base a aprendizagem já atingida, completandoa, dando-me maior apoio para um futuro profissional, ultrapassando os objetivos traçados. Palavras-chave: Aprendizagem, Educação Física, Escola, Estágio Pedagógico, Ensino, Planeamento Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
- Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da BeiraPublication . Santos, Didier José Amoroso; Martins, Júlio Manuel CardosoCAPITULO 1- ESTAGIO PEDAGÓGICO Este relatório vem desenvolver o trabalho realizado, ao longo do ano letivo 2012/13, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado no Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, onde foram abordadas as diversas áreas-chave que fazem parte dos objetivos/pressupostos do mesmo. O principal objetivo foi descrever toda a minha atividade realizada ao longo do ano letivo, realizando sempre, de forma construtiva, uma análise crítica dos pontos positivos e negativos, que fizeram parte integrante de toda a atividade. Essa análise critica, foi de um modo geral, descrita na metodologia e nos objetivos propostos durante o ano letivo. Esses objetivos prendem-se com os definidos pela escola como os do grupo de educação física, mas mais particularmente com as minhas funções de professor estagiário. Assim, tendo em conta as características da escola e das turmas em que lecionei foi realizado a planeamento e a programação do ano letivo. Mas sobretudo a planificação das aulas, de uma forma rigorosa e profissional, essa tarefa, foi sempre realizada em apoio, com os programas curriculares de Educação Física. Toda a programação e planificação das aulas, foi realizada, tendo em conta os diferentes recursos, à disposição (Pessoal não docente e material), mas também sempre com atenção ao “roulement”, que é a rotação que todos os professores tem de efetuar para passar pelos diferentes espaços (2 interiores e 1 exterior), este era realizado de 3 em 3 semanas. Também foram realizadas críticas acerca das atividades de diretor de turma, e das atividades realizadas nas escolas, tanto letivas com não-letivas. De acordo com todas a atividades realizadas e pela seriedade do trabalho efetuados durante este ano letivo é com convicção que posso dizer, que contribui positivamente para a formação dos alunos, mas também na minha formação como professor e agente de ensino. CAPITULO 2 – SEMINARIO Resumo No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher um grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.
- Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da BeiraPublication . Araújo, Pedro Miguel Barata; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 Em suma do trabalho efetuado no ano letivo 2012/2013, no âmbito do Estágio Pedagógico em Ensino de Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira foram abordados e exercitados certos conteúdos previstos nos objetivos do mesmo. O objetivo principal deste relatório é descrever todo o percurso efetuado durante o ano letivo 2012/2013, procurando demonstrar todas as minhas atividades de carácter pedagógico desenvolvidas. De salientar o facto que todas as atividades foram desenvolvidas com o maior rigor, de forma a efetuar os melhores procedimentos enquanto Professor Estagiário, percebendo claramente que após algumas falhas existentes estas poderiam e deviam ser melhoradas. Seguidamente falo dos planeamentos e estratégias a adotar com cada ciclo de ensino, visto que lecionei um 7º ano e um 12º ano. Consecutivamente faço uma breve descrição de todas as atividades não letivas realizadas, algumas delas pertencentes ao grupo de Educação Física e outras exclusivamente ao núcleo de estágio. Por fim faço um breve balanço do que foram os pontos positivos e negativos identificados ao longo do ano letivo. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Professores, Lecionação, Escola. Capítulo 2 No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher uma grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.