FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 595
Results Per Page
Sort Options
- Análise da situação desportiva do concelho de VouzelaPublication . Carvalho, Diogo Afonso Dias; Carvalho, Pedro Ferreira Guedes deAtravés da caracterização da oferta desportiva, em termos de infra-estruturas, bem como da identificação e caracterização dos hábitos e procura desportiva da população do Concelho de Vouzela que materializam os principais objectivos do estudo, pretendemos contribuir para a elaboração da base de informação imprescindível ao planeamento estratégico assente em pilares de conhecimento científico. Na concretização da pesquisa da procura desportiva procedemos à aplicação de um inquérito por questionário, a 1418 indivíduos, de acordo com uma amostra estratificada proporcionalmente, com base nas zonas de residência pré-definidas, grupos de idade e sexo. Relativamente à oferta desportiva foi efectuada uma verificação das infra-estruturas e entrevistas aos responsáveis, com base no preenchimento das respectivas fichas de caracterização. A apresentação e tratamento dos dados efectuou-se com base nas frequências absolutas e relativas e com recurso ao coeficiente de correlação de Pearson. Relativamente aos resultados e consequentes conclusões destacamos: i) O considerável potencial de desenvolvimento da prática de actividades físicas ou desportivas que decorre do facto de 44% dos munícipes ter manifestado interesse em iniciar a prática de actividades físicas; ii) O razoável apetrechamento infraestrutural do Concelho de Vouzela, salvaguardando a inexistência de Pistas de Atletismo; iii) A necessidade de corrigir as assimetrias existentes na oferta desportiva, relativamente à distribuição geográfica das infra-estruturas desportivas. iv) As principais razões de prática de actividades físicas relacionam-se com a promoção da saúde e as principais limitações invocadas para não praticar são a falta de tempo e paradoxalmente a idade e motivos de saúde. v) A população classifica melhor os aspectos relacionados com a situação desportiva global do Concelho do que das suas zonas de residência.
- A eficácia do processo de treino: a importância das bolas paradas em futebolPublication . Ferreira, Tiago Rafael Marques; Sequeira, PedroA par da transitoriedade do mundo actual, com aceleradas e constantes transformações socioeconómicas, o Desporto já assumiu diversos papéis na cena mundial, sendo um factor de considerável importância no desenvolvimento das relações sociais. Como refere Almada (1995), na sua evolução histórica, o Desporto já foi jogo, sacrifício, circo, espectáculo, prática, discurso, remédio, lazer e trabalho. Desde os jogos populares e da preparação dos cavaleiros na Idade Média, ao Renascimento, com a acção centrípeta na organização das localidades e os aglomerados populacionais, fomos chegando ao Desporto como factor de identidade de uma cidade ou religião – podemos pensar em alguns clubes de futebol britânicos, normalmente associados a diferentes religiões ou no Vitória Sport Clube, porta-estandarte da cidade de Guimarães. Dentro do mundo desportivo, no século XX, o Futebol assumiu o papel principal no panorama mundial. Cresceu o número de clubes e praticantes, organizaram-se as associações e as federações. Os futebolistas passaram a viver com apoio económico para jogar, profissionalizaram-se tanto os jogadores como as equipas. Hoje temos um enorme suporte económico e financeiro agregado ao mundo do Futebol. Tornou-se fundamental, por isso, numa concepção da gestão dos recursos, dotar as organizações desportivas de mecanismos e formas de actuação eficientes, procurando a máxima eficácia. Eficácia na gestão dos clubes. Eficácia na actuação dos agentes desportivos. Eficácia da equipa, do actor principal, do futebolista, em todas as competições e em cada momento do jogo. Ora, é nessa procura que este trabalho nasceu: procurar entender e verificar até que ponto os futebolistas, os treinadores ou as equipas são eficazes. Fomos delimitar o nosso problema, definindo como objecto de estudo a eficácia no processo de treino e a importância que é dada às jogadas de bola parada ofensivas em Futebol.
- Oferta e procura desportiva: um instrumento para uma política desportiva municipal em São Pedro do SulPublication . Hubert, Gonçalo Ribeiro; Carvalho, Pedro Ferreira Guedes deA presente dissertação enquadra-se no domínio da prática desportiva direccionada a população da freguesia de São Pedro do Sul. O estudo tem como objectivo, caracterizar a oferta e a procura desportiva na freguesia de São Pedro do Sul, tendo em conta as infra-estruturas desportivas e as necessidades de prática desportiva da população. Para a realização deste estudo, procedemos á aplicação de um inquérito, á população residente em São Pedro do Sul relativamente á prática desportiva actual e á que gostariam de vir a praticar, aos motivos que os levam a praticar desporto e que os impedem de praticar a modalidade desejada. O tratamento de dados concretizou-se na apresentação de frequências absolutas e relativas e percentuais das respostas dos inquéritos, com a utilização dos programas Excel e SPSS (Statistical Package for the Social Science) 15.0® para o Windows® , para uma representação gráfica que tem por finalidade de nos dar uma ideia imediata dos resultados obtidos do estudo. Os resultados e conclusões de maior relevo foram satisfatórios, registando assim, que a maioria da nossa amostra (55%) pratica desporto, e que o principal motivo dessa prática prende-se com a diversão (62%), o que leva a concluir que a população não pertence a um clube ou associação mas que participa nos programas autárquicos.
- Relatório de estágio realizado no âmbito do NAPSICC e do NEIPPublication . Carvalho, Telma; Pereira, Henrique MarquesEste relatório surge no seguimento da obtenção do Grau de Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade da Beira Interior. O mesmo encontra-se agrupado em três capítulos, sendo que no capítulo I se realiza uma descrição do contexto organizacional onde foi realizado o Estágio Curricular (mais precisamente o Núcleo de Apoio Psicológico e Comunitário da Covilhã – NAPsiCC e o Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia - NEIP). Será contemplado um outro contexto que, apesar de não consistir num local de estágio, acabou por ter sido uma entidade à qual estive ligada durante todo o período de estágio, que é Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo da Covilhã - CPCJ. Esta oportunidade surgiu no âmbito do estágio no NAPsiCC uma vez que uma das suas parcerias é a Câmara Municipal da Covilhã à qual a CPCJ está inserida. Neste sentido, foi-me dada a oportunidade de poder colaborar com esta entidade ao longo do estágio. Assim, serão também apresentadas as actividades que nela foram efectuadas. Neste capítulo encontram-se descritas todas as actividades desenvolvidas ao longo de nove meses de Estágio (Outubro de 2007 a Junho de 2008), quer em termos de avaliação, intervenção e investigação, terminando com uma reflexão crítica. No capítulo II e III são mencionadas as referências bibliográficas e os anexos respectivamente.
- Influência das provas de aferição de 4º ano de escolaridade nas práticas de ensino e de avaliação na área da matemáticaPublication . Neto, Maria Goreti Afonso; Simões, Maria de Fátima de JesusO objectivo principal deste estudo é estimar a influência da aplicação das provas de aferição de Matemática a todos os alunos de 4º ano, no que se refere às práticas de ensino e de avaliação. Neste sentido, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: 1. Quais os efeitos da aplicação das provas de aferição do 4º ano de escolaridade (avaliação externa) nas práticas de ensino dos professores, na área da Matemática?; 2. Quais os efeitos da aplicação das provas de aferição do 4º ano de escolaridade (avaliação externa) nas práticas de avaliação dos professores (avaliação interna), na área da Matemática?; 3.Quais os instrumentos utilizados nas suas práticas avaliativas?; e 4. Quais as percepções dos professores em relação às provas de aferição? O estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa, que se aproxima do “estudo de caso”. Tendo em vista as questões de investigação realizaram-se entrevistas semiestruturadas a dez professores de 1º Ciclo de um Agrupamento de Escolas do distrito da Guarda. A partir da análise de conteúdo do discurso dos professores, procurou-se estudar os efeitos que a aplicação das provas de aferição, como meio de “avaliação externa”, teve nas práticas pedagógicas e avaliativas dos professores. Na fundamentação teórica recorre-se à literatura científica que se considerou pertinente relacionada com o problema de investigação e ao suporte legislativo do sistema educativo português relativos, essencialmente, à avaliação. Inicia-se com a conceptualização da avaliação e uma breve resenha histórica da mesma, as modalidades de avaliação interna e externa, nas quais se integram as provas de aferição e às quais damos especial atenção, e uma abordagem mais específica à avaliação na área da Matemática. Por outro lado, o ensino da Matemática é tratado de uma forma breve, bem como as orientações existentes para o seu ensino. Os resultados obtidos nesta investigação mostram que a aplicação das provas de aferição de Matemática a todos os alunos do 4º ano de escolaridade provocaram mudanças no plano das práticas de ensino desta área. De um modo geral, a aplicação das provas adquiriu um efeito normativo que determina a maneira de ensinar dos sujeitos Contudo, as suas práticas avaliativas não sofreram alterações significativas. O instrumento de avaliação comum a todos os sujeitos é o teste escrito, no entanto não é o único.
- Adaptações fisiológicas da prática de bodycombatPublication . Cruz, Cristina Manuela Rodrigues; Brás, Rui Miguel MarquesObjectivo Geral O objectivo deste trabalho é verificar algumas adaptações fisiológicas decorrentes da prática de BodyCombat, nomeadamente ao nível da composição corporal, capacidade cardiorespiratória, força, flexibilidade e frequência cardíaca. Foi ainda analisada a resposta cardiovascular ao esforço desenvolvido numa aula típica de BodyCombat. Metodologia Na realização deste estudo foram analisados 10 praticantes de BodyCombat, em 3 momentos diferentes, ao longo de 3 meses de prática. Os praticantes em média compareciam às aulas 2 a 3 vezes por semana, tendo cada aula a duração média de 50 minutos. As variáveis analisadas foram as seguintes: peso, percentagem de massa gorda, perímetros da cintura e anca, tensão arterial, índice de massa corporal, VO2 máx., flexibilidade, força muscular superior e inferior e FC. Resultados Verificaram-se melhorias a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da composição corporal, no índice cintura-anca (ICA) e na percentagem de massa gorda. No IMC não se verificaram melhorias. No que respeita à capacidade cardiorespiratória, verificaramse melhorias no VO2 máx. e na TA máx. Também na força e na flexibilidade foram observadas melhorias. A intensidade de esforço desenvolvida numa aula de BodyCombat mostrou que esta modalidade é de muito elevada e elevada intensidade. Conclusões Os resultados obtidos parecem sugerir que a prática regular de BodyCombat, poderá contribuir na melhoria da condição física, nomeadamente ao nível da composição corporal, capacidade cardiorespiratória, força e flexibilidade.
- Relatório de estágioPublication . Gonçalves, Joana Raquel Ribeiro; Esgalhado, Maria da Graça ProençaA proposta de criação de um diploma europeu em psicologia surge como consequência de um grupo de trabalho constituído no âmbito do projecto EuroPsy, financiado pela União Europeia, através do programa Leonardo da Vinci. Este projecto procura harmonizar a formação profissional dos psicólogos, nos diversos países europeus, de forma a cumprir os seguintes objectivos: (1) avaliar os curricula existentes; (2) orientar o desenvolvimento curricular; (3) promover o intercâmbio de estudantes e de profissionais de psicologia; (4) servir de base para um diploma europeu em psicologia; (5) identificar o desenvolvimento das qualificações em países onde a psicologia é uma disciplina emergente (EuroPsy, 2005). Este projecto reflecte o processo de mudança, no âmbito do ensino superior, ao nível da Europa, cujos princípios fundamentais foram enunciados na Declaração de Bolonha. Desta forma, o objectivo deste processo de alteração do processo de formação, visa, fundamentalmente, uniformizar as formações, de forma a facilitar a comparação dos curricula, com o intuito de ajudar na mobilidade e o intercâmbio de estudantes, docentes e investigadores e tornar automático o reconhecimento, nos diversos países europeus, da formação académica de nível superior obtida em qual quer dos países envolvidos neste acordo. Segundo o Diploma do Psicólogo Europeu (EuroPsy), o objectivo principal da prática como profissional de psicologia é desenvolver e aplicar princípios, conhecimentos, modelos e métodos de uma forma ética e científica, tendo em vista a promoção do desenvolvimento, bemestar e eficácia dos indivíduos, grupos, organizações e sociedade. Para tal, o psicólogo deve desenvolver um conjunto de competências, que se dividem em dois grupos principais, o das competências primárias e o das competências secundárias. O primeiro grupo abrange 20 competências que se agrupam em seis categorias e que, de acordo com o Europy, todo e qualquer psicólogo deve ser capaz de demonstrar. Estas estão relacionadas com os papéis profissionais, nomeadamente, (1) especificação de objectivos, (2) avaliação prévia, (3) desenvolvimento, (4) intervenção, (5) avaliação posterior e por fim (6) comunicação. No grupo das competências secundárias, diferenciam-se nove categorias que estão relacionadas com a prática profissional em geral e nas quais o psicólogo deve evidenciar as competências primárias, designadamente: (1) estratégia profissional, (2) desenvolvimento profissional contínuo, (3) relações profissionais, (4) pesquisa e desenvolvimento, (5) marketing e “venda”, (6) gestão de clientes, (7) gestão da prática, (8) garantia de qualidade e, (9) auto-reflexão. A atribuição do Diploma do Psicólogo Europeu depende, assim, da capacidade de treino, desenvolvimento, e de colocar em prática cada uma das competências referidas anteriormente. Neste sentido, para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia pela Universidade da Beira Interior, é indispensável que sejam desenvolvidas competências e trabalho em três áreas principais: na avaliação, na intervenção e na investigação psicológicas. O presente relatório reflecte o trabalho desenvolvido ao longo de um ano de estágio, no qual foi possível adquirir competências nas áreas anteriormente mencionadas e encontra-se dividido em quatro capítulos. No capítulo 1 é apresentada uma contextualização da Instituição onde decorreu o estágio, nomeadamente o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Cova da Beira. É levada a cabo uma descrição desta instituição, quer em termos de recursos físicos, quer humanos, assim como da forma de organização do estágio ao longo dos meses. O capítulo 2 é dedicado à apresentação das actividades de avaliação e intervenção desenvolvidas no estágio. São assim focados três casos clínicos realizadas conceptualizações e reflexões acerca dos mesmos. Ao longo do capítulo 3 é descrita a actividade de investigação desenvolvida. Nesta procura-se perceber em que medida o relacionamento conjugal e a saúde mental estão relacionados. Conclui-se este trabalho com uma reflexão acerca do ano de estágio. Procura-se, de forma resumida, referir as principais dificuldades enfrentadas, obstáculos superados, e aprendizagens efectuadas ao longo desta etapa de formação.
- Relatório de estagio realizado no Hospital Sousa Martins e na CERCIGPublication . Terras, Sara Filipa Remoaldo; Esgalhado, Maria da Graça ProençaO ensino da Psicologia no espaço Europeu sofreu, nos últimos anos, consideráveis mudanças. Com o intuito de facilitar uma mobilidade transnacional dos profissionais e garantir a prestação de serviços de elevada qualidade no ensino e prática da Psicologia, foi instituído o Diploma do Psicólogo Europeu ou Europsy. Este pretende uma uniformização do treino e ensino em Psicologia, e consequentemente facilitar a comparação dos currículos e assim promover a mobilidade e intercâmbio de estudantes, docentes e investigadores da área, uma vez que está assegurado o reconhecimento europeu da qualificação dos profissionais. Actualmente, de acordo com o Diploma do Psicólogo Europeu, a aprendizagem e o ensino da Psicologia na comunidade europeia tem como objectivo o treino profissional de competências, com a formação superior mínima de 5 anos, repartidos por diferentes ciclos de formação. Com base no referido diploma, o profissional de Psicologia deverá demonstrar ter adquirido distintas competências. Estas podem ser agrupadas de acordo com o que se espera ser o papel do profissional, nomeadamente a) especificação de objectivos, b) avaliação prévia, c) desenvolvimento, d) intervenção, e) avaliação posterior e f) comunicação. Para além destas competências, designadas de competências primárias, foi definido um outro tipo de competências, estas relacionadas com o exercício ou prática profissional do psicólogo. São elas 1) estratégia profissional, 2) desenvolvimento profissional contínuo, 3) relações profissionais, 4) pesquisa e desenvolvimento, 5) marketing e “venda”, 6) gestão de clientes, 7) gestão da prática, 8) garantia da qualidade e 9) auto-reflexão. Tendo por base o Europsy, também o Mestrado em Psicologia da Universidade da Beira Interior assenta em três pilares essenciais, nomeadamente a avaliação, a intervenção e a investigação científica em psicológica. O presente relatório pretende evidenciar o desenvolvimento destas competências, próprias à prática do profissional de psicologia. Para tal recorre-se às actividades desenvolvidas no estágio curricular. O presente documento encontra-se organizado tendo em conta estas diferentes fases na prática psicológica, estando assim sistematizado em quatro capítulos distintos. O capítulo I está reservado à descrição dos locais de estágio, bem como às actividades desenvolvidas no âmbito do mesmo. O capítulo II é dedicado a actividades de avaliação psicológica, fazendo referência aos casos avaliados ao longo do estágio e dando-se particular ênfase a uma das avaliações psicológicas realizadas. Quanto ao terceiro capítulo, debruça-se sobre a intervenção psicológica, descrevendo-se dois dos casos acompanhados no decorrer do estágio. Por último, o capítulo IV descreve a investigação sobre os estilos parentais em crianças hiperactivas do Distrito da Guarda. O presente trabalho pretende assim reflectir o conjunto de aprendizagens profissionais e pessoais experienciadas ao longo do estágio curricular desenvolvido.
- A influência do desporto escolar e do desporto federado no auto-conceito dos adolescentes do concelho de Cabeceiras de BastoPublication . Gonçalves, Carlos Manuel Brazeta; Brás, Rui Miguel MarquesCerca de 25 por cento dos portugueses sofre de depressão. Esta doença mental tem tendência a aumentar, embora passe muitas vezes despercebida. O facto de uma pessoa ter um auto-conceito positivo poderá ajudar na prevenção deste tipo de patologias. A adolescência constitui um período privilegiado de reconstrução e reconhecimento de si próprio. Este trabalho pretendeu compreender qual o sistema desportivo organizado (escolar e federado) que influencia de forma mais positiva o auto-conceito dos adolescentes. A amostra total (n=120) foi composta por um grupo de Não Praticantes (n=40), Praticantes Desporto Escolar (n=40) e um grupo de Praticantes Federados (n=40) do concelho de Cabeceiras de Basto com idade entre os 12 e os 17 anos (média: 14,5 anos – desvio padrão: 1,5). Foi utilizado o Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale 2 (PHCSCS 2) adaptado por Veiga (2006) para a população Portuguesa para recolher os resultados relativos ao auto-conceito global e às suas dimensões ansiedade, aspecto comportamental, estatuto intelectual, aparência física, popularidade e satisfação/felicidade. Para comparação das médias obtidas nas dimensões avaliadas foi utilizado o programa SPSS e o teste não paramétrico de Mann-Whitney-U (Wilcoxon W) (p< 0,05). Os resultados mostram que o desporto federado promove de forma positiva, mais significativamente o auto-conceito global, assim como a dimensão aparência física, em comparação com o desporto escolar. Em relação aos resultados dos praticantes de desporto escolar e os não praticantes, não foram encontradas diferenças significativas entre estes dois grupos, sugerindo desta forma que o desporto escolar não influencia significativamente o auto-conceito dos sujeitos estudados. Os resultados obtidos indicam também que os adolescentes do sexo feminino têm um auto-conceito mais frágil em comparação com os do sexo masculino.
- Treino de tiro: análise de situações de treino em contexto policialPublication . Pinto, Patrícia Raquel Paisana; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoO treino de tomada de decisão em contexto policial não é uma temática recente. Contudo a pesquisa demonstra que agentes policiais que recorrem ao uso de força letal, não têm a devida preparação para intervir em situações reais, tendo implicações no seu sucesso, que raramente excede 50%, e no número crescente de incidentes que envolveram disparos acidentais. Segundo a revisão da literatura conclui-se que as situações de treino de tiro em contexto policial não são suficientemente representativas da realidade, porque (1) focam o uso de arma em condições estáticas, dando pouco ênfase à complexidade de decisões que normalmente são solicitadas; (2) simplesmente não conseguem incorporar as circunstâncias desafiantes que estão frequentemente presentes na situação real; 3) falta de estruturação de conhecimento nesta área, com naturais implicações; 4) a dificuldade de articular os diferentes constrangimentos inerentes às situações e 5) pelos custos inerentes aos processos de treino, desde financeiros, temporais, materiais e humanos. O objectivo do presente trabalho é (a) analisar as situações de treino de tiro em contexto policial; (b) caracterizar o contexto e a situação de tiro; (c) definir as variáveis pertinentes; (d) discutir a representatividade das situações de treino existentes. Método: A amostra foi constituída por 15 estudos no âmbito do treino de tiro. Sobre a pesquisa realizada definiram-se os critérios de análise e parâmetros de modo a uniformizar a recolha dos dados pertinentes que permitiram comparar os estudos entre si. O tratamento dos dados foi feito com base na distribuição percentual dos critérios e parâmetros definidos. Resultados: Apenas 40% dos estudos são realizados em contexto policial e no que se refere às variáveis do desempenho no tiro, a qualidade (50%) e o tipo (67%) da resposta são as predominantes, combinadas com variáveis do indivíduo (51%) do ambiente (17%) e da tarefa (17%). Relativamente às situações de treino a abordagem mais utilizada 33% é a carreira de tiro indoor, sendo as restantes abordagens equitativamente utilizadas (cerca de 17%). Na globalidade dos estudos evidencia-se que 73% dos estudos recorrem a alvos estáticos, 87% utilizam distâncias pré-establecidas e não variáveis, 73% não apresentam movimentação do atirador e 73% não existe a presença do adversário. A maioria das situações não apresenta variabilidade na realização da tarefa. Conclusão: Os dados obtidos vão ao encontro das críticas levantadas pela bibliografia, relativamente à falta de representatividade das situações de treino de tiro em contexto policial. Para colmatar este problema sugerem-se um conjunto de considerações a ter em conta no treino desta competência.