Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre prática desportiva, hábitos alimentares e rendimento académico de jovens portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10714_25391.pdf4.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio Pedagógico está incorporado na unidade curricular de estágio do 2º Ciclo de Estudo do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O relatório está composto por dois capítulos e tem como objetivo relatar todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, no distrito de Castelo Branco. O primeiro capítulo que diz respeito à Intervenção Pedagógica, onde foi possível pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até então, por via da minha formação académica, mas essencialmente, relatar todas as competências e experiência na minha formação enquanto docente. Neste capítulo é descrito o processo de intervenção e reflexão que decorreu na Escola Básica João Roiz, no ano letivo 2022/2023, em turmas do 5º e 6º ano de escolaridade com idades compreendidas entre 10 e 12 anos e na Escola Secundária Amato Lusitano, no ano letivo 2022/2023, numa turma do 11º ano de escolaridade do Curso Profissional de Técnico de Programador/A de Informática com idades compreendidas entre 16 e 20 anos. O segundo capítulo diz respeito à Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido o tema de investigação que visa estudar a relação entre a prática de exercício físico, os hábitos alimentares e o sucesso escolar. Este estudo decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, com turmas do ensino básico. Os resultados obtidos demonstram, o quão importante é importante os alunos terem uma alimentação saudável, fundamental para o desempenho físico e mental, pois fornece energia e nutrientes necessários para a atividade física, assim como para o desenvolvimento e crescimento saudáveis. Em síntese, pode considerar-se que quer a atividade física quer uma alimentação apropriada e diversificada contribuem para o sucesso escolar dos jovens.
This Pedagogical Internship Report is part of the internship curricular unit of the 2nd Cycle of Study of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Beira Interior. The report consists of two chapters and aims to report on all the work carried out during the teaching internship, which took place at the Amato Lusitano School Group, in the district of Castelo Branco. The first chapter concerns the Pedagogical Intervention, where it was possible to put into practice all the knowledge I had acquired so far through my academic training, but essentially to report on all the skills and experience in my training as a teacher. This chapter describes the process of intervention and reflection that took place at the João Roiz Primary School, in the 2022/2023 school year, in 5th and 6th grade classes aged between 10 and 12, and at the Amato Lusitano Secondary School, in the 2022/2023 school year, in an 11th grade class on the Computer Programmer Technician Professional Course, aged between 16 and 20. The second chapter concerns Research and Pedagogical Innovation, where the research topic was developed to study the relationship between physical exercise, eating habits and school success. This study took place at the Amato Lusitano Secondary School, with primary school classes. The results show how important it is for students to eat a healthy diet, which is fundamental for physical and mental performance, as it provides the energy and nutrients needed for physical activity, as well as for healthy development and growth. In summary, it can be considered that both physical activity and an appropriate and diversified diet contribute to young people's success at school.

Description

Keywords

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano Hábitos Alimentares Prática de Exercício Físico Sucesso Escolar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue