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- Relação entre prática desportiva, hábitos alimentares e rendimento académico de jovens portuguesesPublication . Monteiro, Nuno Miguel Francês; Alves, Ana Sofia RuivoO presente Relatório de Estágio Pedagógico está incorporado na unidade curricular de estágio do 2º Ciclo de Estudo do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O relatório está composto por dois capítulos e tem como objetivo relatar todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, no distrito de Castelo Branco. O primeiro capítulo que diz respeito à Intervenção Pedagógica, onde foi possível pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até então, por via da minha formação académica, mas essencialmente, relatar todas as competências e experiência na minha formação enquanto docente. Neste capítulo é descrito o processo de intervenção e reflexão que decorreu na Escola Básica João Roiz, no ano letivo 2022/2023, em turmas do 5º e 6º ano de escolaridade com idades compreendidas entre 10 e 12 anos e na Escola Secundária Amato Lusitano, no ano letivo 2022/2023, numa turma do 11º ano de escolaridade do Curso Profissional de Técnico de Programador/A de Informática com idades compreendidas entre 16 e 20 anos. O segundo capítulo diz respeito à Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido o tema de investigação que visa estudar a relação entre a prática de exercício físico, os hábitos alimentares e o sucesso escolar. Este estudo decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, com turmas do ensino básico. Os resultados obtidos demonstram, o quão importante é importante os alunos terem uma alimentação saudável, fundamental para o desempenho físico e mental, pois fornece energia e nutrientes necessários para a atividade física, assim como para o desenvolvimento e crescimento saudáveis. Em síntese, pode considerar-se que quer a atividade física quer uma alimentação apropriada e diversificada contribuem para o sucesso escolar dos jovens.
- Efeitos do ensino favorável à autonomia nas aulas de educação física na perceção emocional de adolescentesPublication . Geraldes, Joana Isabel Almeida Vilela Louro; Alves, Ana Sofia RuivoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da UC (Unidade Curricular) de Estágio Pedagógico, pertencente ao plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na fase inicial do relatório, referente ao primeiro capítulo, é relatada e difundida a intervenção efetuada no ano letivo 2023/2024, na ESAL (Escola Secundária Amato Lusitano), em Castelo Branco. Neste sentido, são referidos os processos de planeamento, intervenção, gestão, avaliação, intervenção no Desporto Escolar, direção de turma, integração ao meio e atividades desenvolvidas ao longo do ano. Relativamente ao segundo capítulo, este é composto pelo Projeto de Investigação elaborado ao longo do ano letivo. O projeto tem como título “Efeitos do ensino favorável à autonomia nas aulas de educação física na perceção emocional de adolescentes”. Para obter os dados necessários para a análise de resultados, apresentação, discussão e conclusão dos mesmos, foram aplicados 3 questionários diferentes, consoante o estilo de ensino aplicado, a cada turma inserida na amostra. O estudo envolveu uma amostra de 82 alunos do ensino secundário.
