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- Escola Básica e Secundária Tomás de Borba: Treino de tabata na força em adolescentes do sexo femininoPublication . Bettencourt, Fábio Miguel da Rocha; Alves, Ana Sofia RuivoO presente relatório visa apresentar o trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, na ilha Terceira (Açores) durante o ano letivo 2022/2023. O seguinte relatório contemplará dois capítulos principais, capítulo 1 - Intervenção Pedagógica e o capítulo 2 - Investigação e Inovação Pedagógica. No capítulo 1 será apresentada uma introdução, contextualização da escola, apresentação do núcleo de estágio, e intervenção em três áreas relevantes, tais como: organização e gestão do ensino e aprendizagem, participação na escola e relação com a comunidade, e desenvolvimento profissional. No capítulo 2 apresentará o projeto investigação desenvolvido, “Treino Tabata na força em adolescentes do sexo feminino” onde se procurou investigar os efeitos de um programa de treino para a obtenção de melhores resultados nos Testes FitEscola, nomeadamente nos testes flexões, abdominais e salto de impulsão horizontal. Para a avaliação dos resultados houve dois momentos: Avaliação Inicial (AI) sem intervenção do programa de treino e Avaliação Final (AF) após aplicação do programa de treino. Os resultados obtidos permitiram concluir que a implementação deste programa de treino tabata levou a resultados significativamente positivos nas variáveis de força de resistência ao contrário da força explosiva onde houve uma pequena diminuição. Assim, parece que o programa de treino na tabata poderá ter uma influência positiva na força de jovens raparigas, sendo uma possibilidade de treino seguro e motivador para incluir em contexto escolar.
- Assessment of pipette-tip magnetic solid phase extraction for determination of sulfonamides in waterPublication . Medina, Maxell Rafael Rodriguez; Bernardo, Francisco Javier Guzmán; Alba, Maria Eugénia GallardoThe widespread use of sulfonamides, in the population, in hospitals and veterinary medicine has raised concerns about the discharge of these compounds to the environment. The common treatments in wastewater, treatment plants cannot remove these compounds efficiently, which makes them end up in the water bodies, with concerning associated problems such as bacterial resistance. Therefore, it is essential to develop analytical methods that are both sensitive and selective to monitor and determine these compounds in water. A crucial step in the analytical process is the sample preparation, which allows its purification and concentration. Solid phase extraction (SPE) is a commonly used technique for this purpose, but it has several drawbacks such as associated costs, solvent consumption, possible column clogging among others. The development of dispersive modes together with the use of nanoparticles, as sorbents due to their high surface area is an excellent alternative to overcome several limitations in the field of extraction. Additionally, if the nanoparticles used as sorbents are magnetic, the phase separation can be easily carried out with an external magnetic field, this approach is called magnetic solid phase extraction (MSPE). An innovative variant of the MSPE method is pipette-tip magnetic solid phase extraction (PT-MSPE), in which extraction and elution are performed in a pipette tip. Its ability to operate with small volumes of solvents, its speed and efficiency, and its high selectivity and sensitivity make it ideal for a wide range of analytical applications. Furthermore, its alignment with sustainability principles reinforces its attractiveness in the development of modern and environmentally responsible analytical methods. This work presents an innovative method for the determination of four sulfonamides in water, sulfamethoxazole (SMX), sulfathiazole (STZ), sulfamethoxypyridazine (SMP) and sulfamethazine (SMT), using magnetic nanoparticles embedded in a selective commercial sorbent by PT-MSPE prior to determination by liquid chromatography and ultraviolet detection. The PT-MSPE method was provided limits of detection and quantification of 0.78-2.6 µg L-1 and 6-20 µg L-1 , and enrichment factors up to 6.6. Also, it was positively evaluated by three environmental impact assessment tools of analytical processes.
- Tendências na obtenção de golos em escalões de formação no futsalPublication . Estrela, Luís Gonçalo Marques; Travassos, Bruno Filipe Rama; Ribeiro, João NunoEste estudo teve como objetivo identificar padrões referentes aos golos marcados e sofridos de equipas de futsal em 3 escalões etários diferenciados. Esperamos com este estudo identificar os momentos do jogo onde cada equipa consegue ser mais eficiente ou ter mais debilidades no momento de marcar ou sofrer golo, inclusive as zonas do campo onde tem maior probabilidade de marcar/sofrer golo. Analisando os dados de cada equipa será possível verificar a tendência de finalização face ao modelo de formação previamente definido. Para o efeito foram analisados os jogos referentes à primeira volta do campeonato nacional (14 jornadas) das 3 equipas participantes no estudo. Os golos foram posteriormente catalogados através de análise de vídeo quanto à zona de finalização em que se deu o remate (9 zonas selecionadas) e a parte (1ª ou 2ª) do jogo em que o golo ocorreu. Os resultados demonstram padrões específicos para os golos marcados e sofridos nos 3 escalões de campeonato nacional de futsal de formação. Verificou-se que enquanto o escalão de Sub17 apresentou 13.41% de golos sofridos na Zona 5, o escalão de S15 sofreu apenas 2.43% dos golos na mesma Zona 5. Refletindo sobre estes dados obtidos no estudo, considero que não são dados conclusivos no sentido em que devemos ter sempre em conta que o contexto difere de escalão para escalão, sendo os seus oponentes diferentes, com estratégias diferentes e os dados apurados não podem abstrair da métrica do dispositivo estatístico implementado nem serem consideradas receitas infalíveis para a orientação prática do treino e orientação competitiva duma equipa. Face aos resultados obtidos, é importante considerar que o contexto difere de escalão para escalão, sendo que apesar de o modelo de jogo entre equipas ser muito similar, não deixam de existir diferenças face ao processo de desenvolvimento dos jogadores, da sua capacidade individual, das equipas e dos adversários.
- Character Development and Depression in The Last of Us: Video Game and TV AdaptationPublication . Neves, Otávio Henrique Gitirana; Nogueira, Luis Carlos da CostaThis study analyses and reflects on the connection between narrative, character development, and symptoms of depression in the context of The Last of Us (part I) video game and its television adaptation. The investigation seeks to examine and demonstrate how the characters and the narrative processes, in both media, evoke and present the emotional spectrum of depression, as well as their contribution to character portrayal and development. The primary aim of this study is to compare and link the emotional state of the characters with the clinical symptoms of depression, highlighting how the narrative can resonate with real-life mental health experiences. By analysing behaviours, facial expressions, and dialogues of the characters, this work aims to reveal the potential of video games and TV series as mediums for conveying and understanding the complexity of depression as both a clinical phenomenon and a narrative device. Methodologically, the study begins with a comprehensive review of the literature on narrative, character, and depression. Following this, a detailed analysis of the characters in TLOU and their narrative evolution in both media is conducted, utilizing the symptoms of depression and diagnostic established criteria from the Diagnostic and statistical manual of mental disorders. It was possible to conclude that the depressive symptoms presented by the characters make them more realistic and foster a deeper connection with the audience in both media, as this identification enhances a deeper empathy from the public. It allows the audience not only to understand but also to engage with the characters' internal struggles. In this way, the narratives of TLOU offer an authentic and complex representation of depression, which resonates with the everyday experiences of the audience, thereby reinforcing and enriching the narrative, dramatic, and emotional experience of players and viewers.
- Filtragem de Kalman Neuronal para Aplicações AeroespaciaisPublication . Silva, Felippe Ferreira da; Bousson, KouamanaA estimação em tempo real é um dos tópicos mais importantes na engenharia, principalmente em sistemas não-lineares, presentes em praticamente todas as aplicações aeroespaciais. Na indústria aeroespacial, há cada vez mais a tendência de utilizar instrumentos, sensores e métodos de estimação que sejam precisos, leves e com baixos custos computacional e financeiro. O termo filtragem ou estimação é utilizado para o conjunto de técnicas e algoritmo que permitem obter uma redução de ruídos ou erros de medição além de estimar estados não mensuráveis diretamente. A grande dificuldade encontra-se justamente na complexidade dos sistemas observados, que podem apresentar dinâmica altamente não-linear, além de ruídos e baixa disponibilidade de dados, o que torna a seleção do método de filtragem um fator muito importante para que haja o máximo de redução do erro de estimação. Um dos métodos mais importantes desenvolvidos foi o filtro de Kalman linear, considerado filtro ótimo para sistemas lineares. Mas, visto que a maioria dos sistemas reais envolve dinâmica não-linear, outros métodos foram desenvolvidos com vista a superar este impasse. Métodos como o famoso filtro de Kalman Estendido (EKF – Extended Kalman Filter), o filtro de Kalman Unscented (UKF – Unscented Kalman Filter) e o filtro de Kalman Pseudolinear (PSELIKA – Pseudo Linear Kalman Filter) foram algumas das soluções implementadas que tiveram sucesso em aplicações reais, apresentando vantagens e limitações particulares. Para o filtro EKF, a sua principal limitação é o seu comportamento errático e possivelmente divergente em sistemas altamente não-lineares, ou com estimações iniciais imprecisas. Já para o UKF, a dimensão do estado pode aumentar significativamente a complexidade temporal do algoritmo, o que pode torná-la uma solução inviável para tempo real. O filtro PSELIKA apresenta limitação parecida onde a complexidade das operações efetuadas é a principal causa do custo computacional elevado. Destes métodos, o PSELIKA chama atenção pelo facto de ser aplicável em praticamente qualquer sistema não-linear, dentro das condições necessárias, mas sendo possível utilizar os métodos de filtragem linear ao modelar a dinâmica do sistema numa estrutura pseudolinear. A limitação é dada pela necessidade de resolver a equação Algébrica de Riccati associada e realizar inversões matriciais para o cálculo da matriz de ganho do sistema, necessitando bastantes recursos computacionais. Assim, com o objetivo de reduzir o custo computacional e melhorar o desempenho, as redes neuronais têm sido integradas aos métodos de filtragem. Estas são ferramentas extraordinárias que atuam como funções não-lineares capazes de obter conhecimento experimental, e neste caso, podem atuar para prever os cálculos efetuados durante o método de filtragem PSELIKA. De forma a reduzir a principal limitação do método de estimação PSELIKA, aproveitando do facto de apresentar uma estrutura pseudo-linear, esta dissertação propôs a integração de uma rede neuronal do tipo Perceptron de Múltiplas Camadas (MLP- Multilayer Perceptron) ao algoritmo PSELIKA, tendo como principal objetivo a redução do custo computacional original, implementando, por fim, um algoritmo denominado PSELIKAMLP. Com vista a validar a utilização do algoritmo, nesta dissertação são abordados dois casos de estudo: a estimação da taxa angular e atitude de um veículo aeroespacial, além da estimação da órbita de um satélite artificial. Nestes, são comparados a exatidão, complexidade temporal e espacial entre o algoritmo implementado, o filtro EKF e o filtro PSELIKA. Os resultados demonstram que o algoritmo implementado foi capaz de reduzir significativamente o tempo computacional do método PSELIKA, sem um grande detrimento da exatidão da estimação, mas apresentando complexidade espacial superior. Assim, é uma possível aplicação para a redução do custo computacional servindo de complemento para o algoritmo original.
- O Impacto do Desporto Escolar no Bem-Estar Físico e Social dos alunosPublication . Cruz, Diogo Miguel Augusto da; Vicente, António Manuel NevesO presente relatório de estágio pedagógico, aborda toda a minha experiência como professor estagiário na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã, ao longo do ano letivo 2023/2024.Este relatório divide-se em dois capítulos. No primeiro, falo sobre a escola, o grupo de educação física e a minha experiência enquanto professor estagiário. Também refiro toda a minha intervenção enquanto observante nas aulas do 2º ciclo na Escola Básica Pêro da Covilhã e enquanto professor interventivo na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Por fim, também abordo o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar, na direção de turma e todas as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio. Já no capítulo 2, abordo o trabalho desenvolvido na minha investigação “O Impacto do Desporto Escolar no Bem-Estar Físico e Social dos alunos”, desde os testes e questionário usados, a análise e tratamento de dados e a análise e discussão dos resultados. A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do desporto escolar no bem-estar físico e social dos alunos. Para isso, foram realizados dois testes físicos (Teste T e Teste 4x10m), com o intuito de avaliar a condição física dos alunos, e aplicado um questionário sobre o ambiente social do grupo de desporto escolar, visando compreender o efeito do desporto escolar nas interações sociais e no desenvolvimento de relações interpessoais positivas entre os participantes. Participaram no estudo 21 alunos do grupoequipa de badminton. Fiz uma análise descritiva utilizando tabelas de frequência para analisar ambos os dados (testes físicos e questionário) e uma representação absoluta de cada pergunta do questionário utilizando gráficos “Pie Chart”. Os resultados dos testes físicos, nomeadamente o Teste T e o Teste 4x10m, confirmaram melhorias na agilidade e na velocidade dos alunos, evidenciando a importância do desporto escolar para o desenvolvimento das suas capacidades físicas. Além disso, os dados do questionário sobre o ambiente social do grupo desportivo indicaram que a prática desportiva regular favorece a coesão social, o sentimento de integração e o apoio mútuo, reforçando a sua contribuição para o bem-estar social dos alunos. Estes resultados reforçam a importância de integrar o desporto no contexto escolar como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento integral dos alunos.
- Efeitos do uso sistemático da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem em Educação FísicaPublication . Rodrigues, Ana Filipa Ribeiro; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO documento em questão foi realizado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico, inserida no 2.º ciclo de estudos, nomeadamente, no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Beira Interior. Esta etapa ocorreu na Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois Capítulos, com a nominação de “Intervenção Pedagógica” e “Investigação e Inovação Pedagógica”, respetivamente. O primeiro diz respeito à atuação prática no estabelecimento de ensino, relatando com detalhe cada área de intervenção escolar. O segundo diz respeito ao desenvolvimento de um trabalho de investigação com o propósito de um melhor entendimento sobre a eficácia da aplicação da avaliação formativa sistemática, comparando resultados entre duas turmas em Unidades Didáticas dentro da mesma subárea de Atividades Físicas (Jogos Coletivos), em que se aplicou a metodologia referida em apenas uma delas.
- Efeitos do Treino Intervalado de Alta Intensidade na aptidão física e no bem-estar psicológico de alunos do 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fragoso, Carina Sofia Bragança e; Alves, Ana Sofia RuivoO presente Relatório de Estágio descreve o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2023/2024, no contexto do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado na Escola D. João II, pertencente ao Agrupamento de Escolas D. João II em Caldas da Rainha, sob a orientação da Professora Doutora Ana Alves, da Universidade da Beira Interior, e da Professora Paula Silva, orientadora cooperante. O objetivo do estágio foi preparar-me para exercer a função de Professor de Educação Física de maneira eficaz. Durante o ano letivo, fui responsável por duas turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, uma do 7º ano e outra do 9º ano. Além das aulas, participei ativamente em grupos de trabalho relacionados ao Desporto Escolar como também em funções de direção de turma. A experiência adquirida ao longo do ano permitiu-me desenvolver as competências necessárias para atuar na docência da Educação Física, sentindo-me preparada para enfrentar os desafios da profissão e contribuir para a formação integral dos alunos. O relatório também inclui um estudo que analisa a influência do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) na aptidão física e no bem-estar psicológico dos alunos do 3º ciclo do ensino básico. O estudo contou com 106 participantes, sendo 56 do sexo feminino, com uma média de idades de 13,32 ± 0,99 anos. Foram divididos em grupo experimental e de controlo, com o grupo experimental participando num programa de C-HIIT durante 8 semanas. As avaliações foram realizadas antes e após o programa, utilizando testes físicos validados (Alpha Fitness) e o questionário K10. Os resultados indicam que o HIIT promoveu melhorias significativas na aptidão física e no bem-estar psicológico dos alunos. Conclui-se que a inclusão de programas de HIIT no contexto escolar pode ser uma estratégia eficaz para promover tanto a saúde física quanto mental dos adolescentes.
- A Perceção dos Estudantes sobre a influência da Educação Física na sua Saúde MentalPublication . Jorge, Tiago Lamas; Vicente, António Manuel NevesO presente relatório de estágio, aborda a minha experiência enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2023/2024, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã. O primeiro capítulo apresenta a intervenção pedagógica, ou seja, tudo o que foi feito ao longo do ano letivo enquanto professor estagiário, relatando todas atividades elaboradas, aulas, experiências, desporto escolar, acompanhamento de turma e respetivas dificuldades e soluções. Apresento e caracterizo também as escolas onde estive inserido, turmas e meio envolvente. No segundo capítulo abordo todo o trabalho desenvolvido no projeto de investigação que teve como objetivo conhecer a perceção dos estudantes sobre as aulas de Educação Física no seu bemestar mental. Participaram no estudo 24 alunos do 10º ano, com idades entre 14 e 16 anos, sendo 54,2% do sexo feminino. Foi desenvolvido um questionário, aplicado antes e após as aulas ao longo de um mês, incidindo em variáveis como stress, autoestima, motivação, ansiedade, autoconfiança e felicidade. Os resultados sugerem que a prática de Educação Física é percecionada pelos alunos, de uma forma geral, como contribuindo positivamente para o seu bem-estar mental, reduzindo os níveis de stress e ansiedade e aumentando a autoestima e confiança. O trabalho reforça a importância da Educação Física no desenvolvimento emocional dos jovens, salientando-se a perceção sua relevância em contexto escolar pelos alunos para a promoção da sua saúde mental, sugerindo-se assim a prática de atividades físicas regulares visando a melhoria do bem-estar de crianças e jovens.
