Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Impacto do Desporto Escolar no Bem-Estar Físico e Social dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10903_26200.pdf5.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio pedagógico, aborda toda a minha experiência como professor estagiário na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã, ao longo do ano letivo 2023/2024.Este relatório divide-se em dois capítulos. No primeiro, falo sobre a escola, o grupo de educação física e a minha experiência enquanto professor estagiário. Também refiro toda a minha intervenção enquanto observante nas aulas do 2º ciclo na Escola Básica Pêro da Covilhã e enquanto professor interventivo na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Por fim, também abordo o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar, na direção de turma e todas as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio. Já no capítulo 2, abordo o trabalho desenvolvido na minha investigação “O Impacto do Desporto Escolar no Bem-Estar Físico e Social dos alunos”, desde os testes e questionário usados, a análise e tratamento de dados e a análise e discussão dos resultados. A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do desporto escolar no bem-estar físico e social dos alunos. Para isso, foram realizados dois testes físicos (Teste T e Teste 4x10m), com o intuito de avaliar a condição física dos alunos, e aplicado um questionário sobre o ambiente social do grupo de desporto escolar, visando compreender o efeito do desporto escolar nas interações sociais e no desenvolvimento de relações interpessoais positivas entre os participantes. Participaram no estudo 21 alunos do grupoequipa de badminton. Fiz uma análise descritiva utilizando tabelas de frequência para analisar ambos os dados (testes físicos e questionário) e uma representação absoluta de cada pergunta do questionário utilizando gráficos “Pie Chart”. Os resultados dos testes físicos, nomeadamente o Teste T e o Teste 4x10m, confirmaram melhorias na agilidade e na velocidade dos alunos, evidenciando a importância do desporto escolar para o desenvolvimento das suas capacidades físicas. Além disso, os dados do questionário sobre o ambiente social do grupo desportivo indicaram que a prática desportiva regular favorece a coesão social, o sentimento de integração e o apoio mútuo, reforçando a sua contribuição para o bem-estar social dos alunos. Estes resultados reforçam a importância de integrar o desporto no contexto escolar como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento integral dos alunos.
This internship report covers my entire experience as a trainee teacher at Quinta das Palmeiras Secondary School and Pêro da Covilhã Primary School during the 2023/2024 school year. This report is divided into two chapters. In the first, I talk about the school, the physical education group and my experience as a trainee teacher. I also talk about my intervention as an observer in the 2nd cycle classes at Escola Básica Pêro da Covilhã and as an intervention teacher at Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Finally, I also cover the work carried out in School Sport, in class management and all the activities carried out by the internship centre. In Chapter 2, I cover the work carried out in my research ‘The Impact of School Sport on Students’ Physical and Social Well-Being’, from the tests and questionnaire used, the data analysis and processing, and the analysis and discussion of the results. This research aims to analyse the impact of school sport on students' physical and social well-being. To do this, two physical tests were carried out (T-Test and 4x10m test), in order to assess the students' physical condition, and a questionnaire on the social environment of the school sports group was applied, with the aim of understanding the effect of school sport on social interactions and the development of positive interpersonal relationships among the participants. Twenty-one students from the badminton team took part in the study. I carried out a descriptive analysis using frequency tables to analyse both data (physical tests and questionnaire) and an absolute representation of each question in the questionnaire using pie charts. The results of the physical tests, namely the T-Test and the 4x10m Test, confirmed improvements in the students' agility and speed, highlighting the importance of school sport in developing their physical abilities. In addition, data from the questionnaire on the social environment of the sports group indicated that regular sports practice favours social cohesion, a feeling of integration and mutual support, reinforcing its contribution to the students' social wellbeing. These results reinforce the importance of integrating sport into the school context as an effective tool for the integral development of students.

Description

Keywords

Bem-Estar Físico Bem-Estar Social Desporto Escolar Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue