Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis by Author "Almeida, Catarina Fonseca de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marcas de moda na formação da geração AlphaPublication . Almeida, Catarina Fonseca de; Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches; Ribeiro, Liliana SimõesO estudo das gerações tem vindo a tornar-se numa ferramenta importante para as marcas, juntamente com o fenómeno que tem crescido na sociedade que está relacionado com o facto de as crianças despertarem cada vez mais cedo para o mundo das marcas. “Marcas de moda na formação da geração Alpha” é uma monografia que consiste num estudo sobre o consumidor infantil, especificamente na geração Alpha, da sua relação com as marcas e de que maneira é que a marca pode influenciar a formação (social e cognitiva) desta nova geração em crescimento desde 2010. O interesse neste tema surgiu após constar-se que apesar do branding ser considerado essencial na gestão de marcas atualmente, e já existir muita informação sobre este, no que diz respeito ao branding direcionado a marcas para o consumidor infantil ainda é pouco discutido e relatado. Para além de que ao estudar a geração Alpha, desde agora, será mais fácil no futuro compreender a geração que dentro de alguns anos será a principal consumidora no mercado. Após a pesquisa exploratória, debruçada na análise teórica de autores que fundamentam os conceitos sobre marca, branding, linguagem da marca, branding infantil, geração Alpha, vestuário pedagógico, visual merchandising e plataformas digitais, este trabalho pretende dar a conhecer o processo necessário para criar uma marca que se preocupe em melhorar a formação social e cognitiva da geração Alpha. Também procura analisar os papéis que a criança pode desempenhar no processo de decisão de compra, bem como a influência exercida dos pais, dos pré-adolescentes, da publicidade e das mascotes/personagens, assim como perceber quais os problemas da geração Alpha e como será o seu futuro, tendo em conta a sua ligação com as tecnologias desde que nasceram. Para além disso pretende-se investigar de que maneira é que o ato de brincar, o vestuário, as lojas físicas (visual merchandising) e as plataformas digitais de uma marca podem influenciar a formação (social e cognitiva) da geração Alpha, sempre voltado para o mundo das marcas de moda. Para o desenvolvimento deste trabalho foram estudados alguns casos e realizadas entrevistas e inquéritos, através dos quais é possível perceber que especialistas da área da psicologia e os pais das crianças têm opiniões em comum e divergentes.